Temperança Cristã - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Temperança Cristã

A Bíblia Responde > XVII – Saúde e Temperança
A Bíblia Responde - Capítulo nº 17 - Saúde e Temperança

1. De que assunto tratou S. Paulo perante Félix?

"E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro." Atos 24:25.

Temperança significa virtude que modera os apetites e as paixões, ou, noutras palavras, domínio próprio.

2. De que é fruto a temperança?

"Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança," Gál. 5:22 e 23.
"A temperança põe lenha no fogo, alimento na despensa, farinha na barrica, dinheiro na bolsa, crédito no país, contentamento no lar, abrigo nas costas e vigor no corpo." — Benjamim, Franklin.

3. Qual é segundo o apóstolo S. Pedro, o lugar da temperança, no crescimento e experiência do cristão?

"Acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência temperança, e à temperança paciência, e à paciência    piedade, e à piedade amor fraternal; e ao amor fraternal caridade." II        S. Ped. 1:5-7. Ver pág. 476.

A temperança é posta aqui em sua devida ordem. O conhecimento, ou a ciência, é um requisito para a temperança e esta para a paciência. Dificílimo é para o intemperante ser paciente.

4. Que é dito de quem luta para alcançar a vitória?

"E todo aquele que luta, de tudo se abstém." I Cor. .9:25.

5. Que diz S. Paulo haver ele feito ao empenhar-se na corrida cristã?

"Subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha dalguma maneira a ficar reprovado." I Cor. 9:27.

6. Por que são os reis e governadores admoestados a ser temperantes?

"Não 4, próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte, para que não bebam, e se esqueçam do estatuto, e pervertam o juízo de todos os aflitos." Prov. 31:4 e 5.

7. Por que eram os sacerdotes proibidos de usar bebida intoxicante enquanto oficiavam no santuário?

"E falou o Senhor a Arão, dizendo: Vinho nem bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação ... para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo." Lev. 10:8-10.

8. Por que é perigosa a condescendência com as bebidas?

"E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito." Efes. 5:18.

O perigo de condescender com comidas e bebidas excitantes está em que criam um apetite anormal e abrem a sede, o que leva ao excesso. Tanto os alimentos como as bebidas devem ser nutritivos e não excitantes.

9. Para que devemos comer e beber?

"Bem-aventurada tu, ó terra, cujo rei é filho dos nobres, e cujos príncipes comem a tempo, para refazerem as forças, e não para bebedice." Ecles. 10:17.

10. Por que recusou Daniel o manjar e o vinho do rei?

"E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia." Dan. 1:8. Ver Juí. 13:4.

11. Em substituição a eles, que pediu Daniel?

"Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, fazendo que se nos dêem legumes a comer, e água a beber." Dan. 1:12.

12. Passados os dez dias de prova, que aparências tinham ele e seus companheiros?

"E ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores; eles estavam mais gordos do que todos os mancebos que comiam porção do manjar do rei." Dan. 1:15. 

13. Ao fim dos seus três anos de frequência à escola de Babilónia, que diferença havia entre a sabedoria de Daniel e seus companheiros, e a dos demais?

"E ao fim dos dias ... o rei falou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; e em toda a matéria de sabedoria e de inteligência, sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos ou astrólogos que havia em todo o seu reino." Dan. 1:18-20.

14. Que admoestação é feita quanto a induzir outros à intemperança?

"Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! tu, que lhe chegas o teu odre, e o embebedas." Hab. 2:15.

15. Que espécie de professos cristãos se deve evitar?

"Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão." I Cor. 5:11.

16. Entrarão 0'S bêbados no reino de Deus?

"Nem os devassos, nem os idólatras ... nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." I Cor. 6:9 e 10. Ver Apoc. 21:27.

17. Por que perfeição de caráter orou o apóstolo?

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." I Tess. 5:23.

Para exemplos bíblicos notáveis de abstinência, ver a mulher de Manué, mãe de Sansão (Juí. 13:4 e 12-14) ; Ana, mãe de Samuel (I Sam. 1:15); os recabitas (Jer. 35:1-10); e João Batista (S. Luc. 1:13-15).   
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal