Santificação Bíblica - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Santificação Bíblica

A Bíblia Responde > III – O Caminho a Cristo
A Bíblia Responde - Capítulo nº 03 -  O Caminho a Cristo
1. Que inspirada súplica estabelece a norma da vida cristã?

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." I Tess. 5:23.

2. Quão necessária é a santificação?

"Segui a paz com todos, e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor." Heb. 12:14.

3. Que animação é oferecida como auxílio para atingir esse estado ?

"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação." I Tess. 4:3.

Seja qual for a vontade de Deus a nosso respeito, pode-se realizar em nossa vida, caso a nossa vontade esteja em harmonia com a Sua. É, portanto, grandemente animador saber que nossa santificação se acha incluída na vontade de Deus.

4. Que distinto desígnio tinha Cristo ao dar-Se a Si mesmo pela igreja?

"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a Si mesmo Se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela Palavra." Efés. 5:25 e 26.

5. Que espécie de igreja poderia Ele assim apresentar a Si mesmo ?

"Para a apresentar a Si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." Efés. 5:27.

6. Que atitude deve a pessoa manter para com a verdade no caminho da santificação?

"Por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade." II Tess. 2:13.

7. Que instrução mostra que a santificação é obra progressiva?

"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo." II S. Ped. 3:18. Ver Cap. 1:5-7.

8. Que declaração do apóstolo S. Paulo acerca de sua própria vida cristã, acha-se em harmonia com isto?

"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante de mim, prossigo para o alvo, pelo prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Filip. 3:13 e 14.

9. Por meio de que é realizada esta purificação do pecado e adaptação ao serviço de Deus?

"Porque, se o sangue de touros e bodes, e a cinza duma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, pelo Espírito eterno Se ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?" Heb. 9:13 e 14. Ver também Cap. 10:29.

10. Que mudança é assim operada?

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Rom. 12:2.

11. Pode alguém jactar-se de não pecar?

"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós." I S. João 1:8.

12. Que nos exorta o profeta a buscar?

"Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da Terra, que pondes por obra o Seu juízo: buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor." Sof. 2:3.

13. Em nome de quem devem ser feitas todas as coisas?

"E quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus." Col. 3:17.

14. A glória de quem devemos ter em vista em tudo quanto fazemos ?

"Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus." I Cor. 10:31.

15. Que classe de pessoas se acham necessariamente excluídas do reino de Deus?

"Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicário, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus." Efés. 5:5. "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." I Cor. 6:9 e 10.

16. Que precisa ser crucificado e eliminado de nossa vida, se quisermos ser santos?

"Mortificai pois os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência." Col. 3:5 e 6.

17. Quando purificados destes pecados, em que condição se encontra o homem, e para que está preparado?

"Se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idóneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra." II Tim. 2:21.

“Santificação é o termo empregado para definir a obra de Deus, o Espírito Santo, sobre o carácter dos que são justificados. Somos justificados a fim de ser santificados, e somos santificados a fim de ser glorificados. 'Aos que justificou a estes também glorificou.' Rom. 8:30. A graça de Deus é dada para nos tornar santos, e preparar-nos assim para a presença de Deus na eternidade; pois sem 'a santificação, ... ninguém verá o Senhor.' Heb. 12:14." — The Catholic Religion (Episcopal), pelo Rev. Vernon Stanley, pág. 327.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal