Salvação Somente por Cristo - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Salvação Somente por Cristo

A Bíblia Responde > II – O Pecado; Sua Origem, Resultados e Remédio
A Bíblia Responde - Capítulo nº 02 -  O Pecado; Sua Origem, Resultados e Remédio
1) Para que fim veio Cristo ao mundo?

"Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores." I Tim. 1:15.

2) Por que foi Ele chamado "Jesus"?

"E chamarás o Seu nome Jesus; porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados." S. Mat. 1:21.

3) Haverá salvação mediante algum outro?

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." Atos 4:12.

4) Por intermédio de quem somos reconciliados com Deus?

"E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados." II Cor. 5:18 e 19.

5) Que Se fez Cristo por nós, e com que propósito?

"Àquele que não conheceu pecado, O fez pecado por nós, para que n'Ele fôssemos feitos justiça de Deus." II Cor. 5:21.

6) Quanto dependemos de Cristo para a salvação?

"Eu sou a videira, vós as varas . . . sem Mim nada podeis fazer." S. João 15:5.

7) Que três características essenciais,para um Salvador se encontram em Cristo?

Divindade. "Mas do Filho, diz: Ó Deus, o Teu trono subsiste pelos séculos dos séculos." Heb. 1:8."Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei." Gál. 4:4.pecado. "O qual não cometeu pecado, nem na Sua boca se achou engano." I S. Ped. 2:22.

8) Como mostrou Cristo pelas Escrituras que o prometido Salvador do mundo tanto deviaser divino como humano?

"E, estando reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus, dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é Filho? Eles disseram-Lhe: De Davi. Disse-lhes Ele: Como é então que Davi, em espírito, Lhe chama Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-Te à Minha direita, até que Eu ponha os teus inimigos por escabelo de Teus pés. Se Davi pois Lhe chama Senhor, como é seu filho!"' S. Mat. 22:41-45.alguém esta importante verdade concernente à união do divino com o humano em Cristo, assim: "A divindade necessitava da humanidade para que a esta proporcionasse um meio de comunicação entre Deus e o homem. O homem necessita de um poder fora e além de suas forças, que o restaure à semelhança de Deus. Deve haver um poder que opere inteiramente, uma nova vida de cima, antes de o homem poder passar da pecaminosidade para a santidade. Esse poder é Cristo."

9) Que dois fatos testificam da união da divindade com a humanidade em Cristo?

"Acerca de Seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor." Rom. 1:3 e 4.

10) Que grau atingiu a vitória de Cristo sobre a morte?

"Eu sou o primeiro e o último; e o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno." Apoc. 1:17 e 18. Ver Atos 2:24.

11) Até que ponto chega a salvação alcançada em Cristo?

"Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." Heb. 7:25.

12) Que devemos fazer, tendo um tal Salvador?

"Graças a Deus pois pelo Seu dom inefável." II Cor. 9:15.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal