Ressurreição de Cristo - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Ressurreição de Cristo

A Bíblia Responde > IV – Vida, Parábolas e Milagres de Cristo
A Bíblia Responde - Capítulo nº 04 -  Vida, Parábolas e Milagres de Cristo
1. Em que Salmo foi predita a ressurreição de Cristo?

"Pois não deixarás a Minha alma no inferno [Hebraico: sheol, sepulcro], nem permitirás que o Teu Santo veja a corrupção." Sal. 16:10.

2. Em que sentido foi Jonas um tipo de Cristo?

"Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra." S. Mat. 12:40.

3. Em que positivas palavras predisse Cristo Sua ressurreição?

"Desde então começou Jesus a mostrar aos Seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia." S. Mat. 16:21. "Ora, achando-se eles na Galileia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens; e matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará." S. Mat. 17:22 e 23. "É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia." S. Luc. 9:22. Ver também S. Mat. 20:17-19; S. Mar. 8:31; 9:31 e 32; 10:32-34; S. Luc. 18:31-34.

4. Que disse Jesus quando Lhe foi pedido pelos judeus um sinal de Seu messiado?

"Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei." S. João 2:19.


5. A que templo Se referia Ele?

"Disseram pois os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e Tu o levantarás em três dias? Mas Ele falava do templo de Seu corpo." S. João 2:20 e 21.

6. Que efeito teve sobre os discípulos, depois de Sua ressurreição, essa declaração de Jesus?

"Quando, pois, ressuscitou dos mortos, os Seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito." S. João 2:22.

7. Como procuraram os principais dos sacerdotes e os fariseus impedir o cumprimento das palavras de Cristo acerca de Sua ressurreição?

"E no dia seguinte, que é o dia depois da preparação, reuniram-se os príncipes dos sacerdotes e os fariseus em casa de Pilatos, dizendo: Senhor, lembramo-nos de que Aquele enganador, vivendo ainda, disse: Depois de três dias ressuscitarei. Manda pois que o sepulcro seja guardado com segurança até ao terceiro dia, não se dê o caso que os Seus discípulos vão de noite, e O furtem, e digam ao povo: Ressuscitou dos mortos; e assim o último erro será pior do que o primeiro." S. Mat. 27:62-64.

8. Como condescendeu Pilatos com o pedido deles?

"E disse-lhes Pilatos: Tendes a guarda; ide, guardai-O como entenderdes. E, indo eles, seguraram o sepulcro com a guarda, selando a pedra." S. Mat. 27:65 e 66.

9. Quão fútil foi tudo isso?

"E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro; e eis que houvera um grande terramoto, porque um anjo do Senhor, descendo do Céu, chegou, removendo a pedra, e sentou-se sobre ela. E o seu aspecto era como um relâmpago, e o seu vestido branco como a neve. E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos. Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. Ide pois, imediatamente, e dizei aos Seus discípulos que já ressuscitou dos mortos." S. Mar. 28:1-7. Ver também S. Mar. 16:1-16; S. Luc. 24:1-8, 44:46; S. João 20:1-9.

10. Seria possível ser Cristo detido pela morte?

"Este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, tomando-O vós, O crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela." Atos 2:23 e 24.

11. Como fala S. Paulo da ressurreição de Cristo?

"Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo, morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras." I Cor. 15:3 e 4.?

12. Quem, diz o apóstolo, viu a Cristo depois de ressurgido?

"Foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos. ... Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como a um abortivo." I Cor. 15:5-8.

13. Que importância é atribuída à ressurreição de Cristo?

"E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé ... e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos." I Cor. 15:14-18.

14. Que positiva certeza da ressurreição nos é dada?

"Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos, e foi feito as primícias dos que dormem." I Cor. 15:20.

15. Que grande verdade se segue então?

"Assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo." I Cor. 15:22.

16. Que animadora mensagem enviou Cristo a Seu povo quanto à ressurreição?

"Eu sou ... o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno." Apoc. 1:18.

17. Que medida do poder de Deus deve o crente experimentar em sua vida diária?

"Para que saibais ... a sobreexcelente grandeza de Seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do Seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-0 dos mortos." Efés. 1:18-20.

18. Que ordenança cristã foi dada em comemoração do sepultamento e ressurreição de Cristo?

O batismo, símbolo do novo nascimento. Rom. 6:3-5.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal