Profecias Concernentes a Cristo - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Profecias Concernentes a Cristo

A Bíblia Responde > II – O Pecado; Sua Origem, Resultados e Remédio
A Bíblia Responde - Capítulo nº 02 -  O Pecado; Sua Origem, Resultados e Remédio
1) Quem, disse Moisés, Haveria o Senhor de suscitar?

"O Senhor teu Deus, te despertará um Profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a Ele ouvireis." Deut. 18:15. Ver também v. 18.

2) Que uso desta profecia, pelo apóstolo S. Pedro, mostra referir-se ela a Cristo?

"Porque Moisés disse: O Senhor vosso Deus levantará dentre vossos irmãos um Profeta semelhante a mim: E todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias." Atos 3:22-24.

3) Em que linguagem predisse Isaías o nascimento de Cristo?

"Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um Filho e será Seu nome Emanuel." Isa. 7:14.

4) Com que acontecimento se cumpriu esta profecia?

"Tudo isto aconteceu [o nascimento de Jesus da Virgem Maria] para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um Filho, e chamá-Lo-Ão Emanuel, que traduzido é: Deus connosco." S. Mat. 1:22 e 23.

5) Onde deveria nascer o Messias?

"E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti Me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." Miq. 5:2.

6) Quando nasceu Jesus?

"Tendo Jesus nascido em Belém de Judeia, no tempo do rei Herodes." S. Mat. 2:1.

7) Sob que símbolo admirável foi Ele profetizado por Balaão?

"Uma Estrela procederá de Jacó e um Ceptro subirá de Israel." Núm. 24:17.

8) Em que texto das Escrituras aplica Cristo a Si esse mesmo símbolo?

"Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Apoc. 22:16. Ver também II S. Ped. 1:19; Apoc. 2:28.

9) Que profecia se cumpriu na matança das crianças de Belém?

"Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou- se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz: Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos e não querendo ser consolada, porque já não existem." S. Mat. 2:16-18.

10) Como devia ser anunciado o primeiro advento de Cristo?

"Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor: endireitai no ermo vereda a nosso Deus." Isa. 40:3.

11) Em quem se cumpriu essa profecia?

"E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? ... Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías." S. João 1:19-23.

12) Como devia Cristo ser recebido por Seu próprio povo?

"Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, Homem de dores, e experimentado nos trabalhos: e. como Um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dEle caso algum." Isa. 53:3.

13) Como é relatado o cumprimento desta profecia?

"Estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não O conheceu. Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam." S. João 1:10 e 11.

14) Que foi predito da pregação de Cristo?

"O Espírito do Senhor Jeová está sobre Mim; porque o Senhor Me ungiu, para pregar boas-novas aos mansos: enviou-Me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e abertura de prisão aos presos." Isa. 61:1.

15) Que aplicação dessa profecia fez Jesus?

"E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga, e levantou-Se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírita do Senhor é sobre Mim, pois que Me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-Me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos .... Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos." S. Luc. 4:16-21. Ver S. Luc. 7:19-22.

16) Como, segundo a profecia, deveria Cristo portar-Se quando oprimido?

"Ele foi oprimido, mas não abriu a Sua boca: como um cordeiro foi levado ao matadouro, e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a Sua boca." Isa. 53:7.

17) Quando acusado por Seus inimigos perante Pilatos, coroo recebeu Cristo as acusações?

"Disse-Lhe então Pilatos: Não ouves quanto testificam contra Ti? E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o presidente estiva muito maravilhado.'* S. Mat. 27:13 e 14.18) Que profecia predisse a sorte que seria lançada sobre as vestes de Cristo na crucifixão?

"Repartem entre si os Meus vestidos, e lançam sortes sobre a Minha túnica." Sal. 22:18.

19) Que relatório cumpre essa profecia?

"E havendo-O crucificado, repartiram os Seus vestidos, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si os Meus vestidos, e sobre a Minha túnica lançaram sortes." S. Mat. 27:35.

20) Que foi predito quanto à maneira por que seria tratado quando sobre a cruz?

"Deram-Me fel por mantimento, e na Minha sede Me deram a beber vinagre." Sal. 69:21.

21) Que foi oferecido a Cristo na crucifixão?

"Deram-Lhe a beber vinho misturado com fel; mas Ele provando-o não quis beber." (Segundo a Versão Trinitária, vinagre.) S. Mat. 27: 34. Ver também S. João 19:28-30, e página 143 desta obra.

22) Com quem, diste o profeta Isaías, seria Cristo sepultado?

"E puseram a Sua sepultura com os ímpios, e com o rico na Sua morte." Isa. 53:9.

23) Com quem foi Cristo crucificado?

"E foram crucificados com Ele dois salteadores, um à direita e outro à esquerda." S. Mat. 27:38.

24) Quem cuidou do corpo de Jesus depois de ser tirado da cruz?

"Um homem rico de Arimateia, por nome José, ... foi ter com Pilatos, e pediu-lhe o corpo de Jesus. ... E José tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol, e o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha." S. Mat. 27:57-60.

25) Que incidente na vida de notável profeta foi indicado como sendo o tempo da permanência deCristo na sepultura?

"Mas Ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra." S. Mat. 12:39 e 40.

10) Que profecia prediz a vitória de Cristo sobre a morte?

"Pois não deixarás a Minha alma no inferno, nem permitirás que o Teu Santo veja corrupção." Sal. 16:10. Ver Atos 2:24-27.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal