Os Reinos da Graça e da Glória - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Os Reinos da Graça e da Glória

A Bíblia Responde > VI – A Segura Palavra dos Profetas
A Bíblia Responde - Capítulo nº 06 - A Segura Palavra dos Profetas

1. A que trono, somos exortados a chegar, para alcançar misericórdia?

"Cheguemos pois com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno." Heb. 4:16.

Seria inútil chegarmos a qualquer trono para pedir um favor, se esse trono não tivesse ocupante. O trono da graça, pois, pressupõe o Rei da graça. Se há um Rei, tem Ele de ter súbditos, e leis para governar esses súbditos. Portanto, nesse estado, e recebendo graça, ou favor, de Deus, a pessoa está no reino da graça.

2. Para que outro reino as Escrituras chamam a atenção, e quando será estabelecido?

"Quando o Filho do homem vier em Sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então Se assentará no trono da Sua glória." S. Mat. 25:31.

O reino da glória será estabelecido por ocasião da segunda vinda de Cristo. Disse Jesus a Pilatos: "Meu reino não é deste mundo." S. João 18:36.

3. Como procurou Jesus corrigir a falsa ideia dos discípulos e dos judeus, de que Ele estabeleceria naquele tempo o Seu reino de glória?

"Contou uma parábola; porquanto estavam perto de Jerusalém, e cuidavam que logo se havia de manifestar o reino de Deus." S. Luc. 19:11.

4. Nessa parábola, que ensinou Jesus?

"Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois." S. Luc. 19:12.

5. Quem é esse nobre?

"Vou preparar-vos lugar. E, se Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também." S. João 14:2 e 3.

Esse nobre é Cristo Jesus. Quando ascendeu para junto do Pai, assentou-Se sobre o trono do Pai, trono que, enquanto durar o tempo de graça, é o trono da graça. Logo receberá Ele o Seu reino de glória. Ele não voltou ainda, mas quando vier, será para levar Seus súbditos para onde Ele está. O reino da glória será estabelecido por ocasião da segunda vinda de Cristo, mas não ainda na Terra. Aqui só virá no final do milénio. (Ver Apoc. 20:6; 15:2 e 3, e o estudo "O Milénio," pág. 306.)

6. Em que palavras, Jesus tornou claro que o único reina que Deus agora tem na Terra é o reino da graça?

"Interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O reino de Deus não vem com observação exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós." (Ou "dentro de vós," dizem outras traduções.) S. Luc. 17:20 e 21.

Cristo só reina sobre súbditos voluntários. Seu reino agora é inteiramente espiritual. Só por ocasião de Sua segunda vinda estabelecerá Ele Seu reino de glória.

7. Por que meio são os homens salvos do pecado?

"Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." Efés. 2:8. (Ver Rom. 6:23.)
Ségue-se, pois que unicamente pela graça, ou favor, de Deus podem ser salvos os pecadores. Não há outro meio. Abraão, Moisés, Davi, assim como Pedro, Paulo e João, foram salvos pela graça. Todos eles, portanto, estavam no reino da graça, que deve ter existido logo que houve um pecador necessitado da graça.

8. Quando Cristo enviou Seus discípulos, que lhes disse que pregassem ?

"Enviou-os a pregar o reino de Deus, e curar os enfermos." S. Luc. 9:2.

9. Desincumbindo-se de sua comissão, que pregavam eles?

"Saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte." S. Luc. 9:6.

O evangelho deles não era de coação, mas de persuasão; não era evangelho da espada, mas do amor de Deus; não era evangelho político, mas evangelho do Dom de Deus.

10. Na parábola da trigo e do joio, que representa a boa semente ?

"O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são, os filhos do maligno." S. Mat. 13:38.

11. Quem semeou o joio no reino?

"O inimigo, que o semeou, é o diabo." S. Mat. 13:39.

Satanás primeiramente semeou o joio do pecado no Éden. Logo, o reino de Deus já existia naquele tempo. A Terra fazia parte do reino de Deus, e destinava-se a estar sempre sob o Seu domínio.

12. A quem confiou Deus Seu reino na Terra?

"Disse Deus: Façamos o homem à Nossa imagem, conforme à Nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." Gên. 1:26.

13. Que fez o homem com esse legado?

"Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte." "Pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores." Rom. 5:12 e 19.

0 homem caiu, e o mundo tornou-se a habitação do pecado. Satanás continuará seu domínio até que o pecado seja exterminado. Quem quer que deseje tornar-se súbdito do reino de Deus, deve agora separar-se do reino que foi usurpado por Satanás. O pecador tem de prestar obediência às leis de Deus. Os que isto fazem participam de um ajuste feito por Deus, pelo qual se tornam Seus súbditos, renunciando ao serviço de Satanás. Passam então para o reino de Deus, Seu reino da graça, pois que são súbditos do favor ou graça de Deus.

14. Que prometeu Deus a Davi, rei de Israel?

"Tua descendência estabelecerei para sempre, e edificarei o teu trono de geração em geração." Sal. 89:4.

15. Por quem foi perpetuado o trono de Davi?

"Um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; e o principado (governo) está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz. Do incremento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi." Isa. 9:6 e 7.

16. Quem é a semente de Davi, o herdeiro de seu trono?

"Darás à luz um Filho, e pôr-Lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus Lhe dará o trono de Davi, Seu pai." S. Luc. 1:31 e 32.

17. Que disse Deus acerca de Israel, pelo profeta?

"Tu, ó profano e ímpio príncipe de Israel, cujo dia virá no tempo da extrema maldade; assim diz o Senhor Jeová: Tira o diadema, e levanta a coroa. ... Ao revés, ao revés, ao revés a porei, e ela não será mais, até que venha Aquele a quem pertence de direito, e a Ele a darei." Ezeq. 21:25-27.

Esse tríplice revés verificou-se na sucessiva subversão dos impérios de Babilónia, Pérsia e Grécia. Os judeus estiveram sob o domínio de cada uma dessas dinastias. O último revés pode ser em geral identificado com a sucessão romana nos territórios do império macedónico, mas a famosa liga entre romanos e judeus, feita em 161 antes de Cristo, trouxe os últimos mais particularmente sob o protetorado daquela potência férrea, e em 63 antes de Cristo Pompeu anexou a Judeia como parte de uma província. Com o estabelecimento da igreja de Cristo, o trono de Davi, o reino de Israel, não devia mais existir até que viesse Aquele a quem pertence de direito.

18. Quando na Terra, Jesus não ocupou o trono. Porventura o ocupou ao ascender para o Céu, ou então ocupou o trono do Pai, com Ele?

"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no Meu trono; assim como Eu venci, e Me assentei com Meu Pai no Seu trono." Apoc. 3:21. "Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-Te à Minha mão direita, até que ponha os Teus inimigos por escabelo dos Teus pés." Sal. 110:1.

19. Que faz Ele, à mão direita de Deus?

"Jurou o Senhor, e não Se arrependerá: Tu és um Sacerdote eterno, se¬gundo a ordem de Melquisedeque." Sal. 110:4. Ver Heb. 10:12 e 13.

20. Quando estiver terminada a Sua obra sacerdotal, que receberá Cristo?

"Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu Um como o Filho do homem; e dirigiu-Se ao Ancião de dias, e O fizeram chegar até Ele. E foi-Lhe dado o domínio e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas O servissem; o Seu domínio é um domínio eterno, que não passará e o Seu reino o úni¬co que não será destruído." Dan. 7:13 e 14.

21. Quando vier nas nuvens de glória, em que trono Se assentará Ele?

"Quando o Filho do homem vier em Sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então Se assentará no trono da Sua glória." S. Mat. 25:31. (Ver Apoc. 11:15.)

22. Que dirá Ele então aos remidos?

"Vinde, benditos de Meu Pai; possuí por herança o reino que vos es¬tá preparado desde a fundação do mundo." S. Mat. 25:34.  
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal