Os Males da Cidade - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Os Males da Cidade

A Bíblia Responde > XVI – O Lar
A Bíblia Responde - Capítulo nº 16 - O Lar

1. Que escolha fez Ló quando Abraão lhe disse que escolhesse a parte da terra que lhe aprouvesse?

"E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada antes de o Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor. ... Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão." Gén. 13:10 e 11.

2. Onde habitou Ló?

"Habitou Abraão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma." Gén. 13:12.

3. Qual era o caráter dos habitantes, de Sodoma?

"Ora eram maus os varões de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor." Gén. 13:13.

4. Que outra descrição nos é feita desta cidade?

"Eis que esta foi a maldade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade, teve ela e suas filhas; mas nunca esforçou a mão do pobre e do necessitado. E se ensoberbeceram, e fizeram abominação diante de Mim; pelo que as tirei dali, vendo Eu isto." Ezeq. 16:49 e 50. Ver Gén. 19:1-9.
5. Como* influiu em Ló a conduta desse povo?

"E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abo- mináveis. (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre as suas obras injustas.)" II S. Ped. 2:7 e 8.

6. Antes de destruir Sodoma e Gomorra, quem mandou o Senhor a fim de livrar Ló e sua família?

"E vieram dois anjos a Sodoma à tarde. ... Então disseram aqueles varões [anjos] a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar; porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem engrossado diante da face do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruí-lo." Gén. 19:1-13.

7. Que fez Ló e como foram recompensados seus esforços?

"Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar: porque o Senhor há-de destruir a cidade. Foi tido porém como zombador aos olhos de seus genros." Gén. 19:14.

8. Que disseram os anjos a Ló na manhã seguinte?

"Levanta-te, toma tua mulher, e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. ... Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa para o monte, para que não pereças." Gén. 19:15-17.

9. Que aconteceu então?

"Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os Céus, sobre Sodoma e Gomorra. E derribou aquelas cidades, e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra." Gén. 19:24 e 25.

10. Por desatender a recomendação feita pelos anjos, que aconteceu com a mulher de Ló?

"E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal." Gén. 19:26.

Em razão de preferir a vida da cidade, Ló perdeu quase toda a família.

11. A que comparou Cristo a condição do mundo antes de Seu segundo advento?

"Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Lá: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem Se há de manifestar." S. Luc. 17:28-30.

As cidades de hoje estão-se tornando rapidamente como Sodoma e Gomorra — centros e sentinas de vícios, orgulho, violência, confusão e crime. As cidades norte-americanas, embora contendo apenas metade da população do país, fornecem noventa e sete por cento do crime. De 268 rapazes do Instituto de Correção do Estado de Kansas, poucos anos atrás, todos, com exceção de três, vieram de cidades. 21 

12. De que é tipo a destruição de Sodoma e Gomorra?

"E condenou à subversão as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente." II S. Ped. 2:6.

A destruição das cidades de Sodoma e Gomorra, Babilónia e Jerusalém, é apresentada como símbolo da destruição que aguarda o mundo. Diz certa escritora: "Aproxima-se o tempo em que as grandes cidades serão visitadas pelos juízos de Deus. Dentro em breve essas cidades serão terrivelmente abaladas. Não importa quão grandes e resistentes sejam os seus edifícios, não importa quanta proteção contra incêndios tenha sido providenciada, toque Deus a esses prédios, e dentro de poucos minutos ou horas, estarão em ruínas. As ímpias cidades de nosso mundo serão varridas pela vassoura da destruição. Nas calamidades que ora sobrevêm a enormes edifícios e grandes porções das cidades, Deus nos está mostrando o que há-de acontecer a toda a Terra." Está iminente a destruição das grandes cidades hoje quase inteiramente entregues ao pecaminoso prazer, ao orgulho, ao culto de Mamom e à idolatria. É portanto tempo de que aqueles que realmente se preocupam com a salvação dos filhos comecem a pensar em abandonar essas cidades.

13. Que há-de acontecer por ocasião da sétima praga?

"E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, ... e houve ... um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a Terra: tal foi este tão grande terremoto. E as cidades das nações caíram." Apoc. 16:17-19.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal