Origem Histórica e Destino de Satanás - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Origem Histórica e Destino de Satanás

A Bíblia Responde > XI – Vida Unicamente em Cristo
A Bíblia Responde - Capítulo nº 11 - Vida Unicamente em Cristo

1. Pecou alguém mais, além da família humana?

"Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo." II S. Ped. 2:4.

2. Qual é o nome daquele que induziu os anjos ao pecado?

"Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." S. Mat. 25:41.

3. Por que outros nomes é ele conhecido?

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo, e Satanás, que engana todo o mundo." Apoc. 12:9. Ver também Isa. 14:12, onde é chamado "Lúcifer."

4. Qual era o estado de Satanás, ao ser criado?

"Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti." Ezeq. 28:15.

5. Que descrição dele faz o profeta Ezequiel?

"Assim diz o Senhor Jeová: Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; toda a pedra preciosa era a tua cobertura, ... a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no meio das pedras afogueadas andavas." Ezeq. 28:12-14.

Deduz-se daí que, antes da queda, Satanás era um anjo elevado e exaltado, supremo em sabedoria e beleza. A referência aos seus "tambores" e "pífaros" parece indicar que era corista do Céu e dirigia os cânticos da hoste angélica. No santuário terrestre o querubim cobria o propiciatório. Êxo. 25:16-22; Heb. 9:3-5; Sal. 99:1.

6. Que espírito maligno e ambicioso se apossou de Satanás, levando-o a cair?

"E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei da banda dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo." Isa. 14:13 e 14.

7. Concorreu também o orgulho para a sua queda?

"Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor." Ezeq. 28:17.

8. Que diz Salomão preceder a destruição e a queda?

"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." Prov. 16:18.

9. Como descreve o profeta Isaías a queda de Satanás?

"Como caíste do Céu, ó estrela da manhã, filha da alva como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!" Isa. 14:12.

10. Por que foi Satanás deposto de sua elevada posição?

"Na multidão do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas." Ezeq. 28: 16.

11. Ao ser lançado fora do monte de Deus, para que lugar foram banidos Satanás e seus anjos, para aí serem retidos até ao juízo?

"Porque se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo- os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo." II S. Ped. 2:4.

Esse lugar, segundo a compreensão que temos, é a escuridão que envolve o mundo, e é simbólica das trevas de completa falta de esperança e desespero em rebelião e pecado. Quando Satanás induziu o homem a pecar, trevas cobriram este mundo. Deus, porém, não deixou o homem sem esperança. Em Sua misericórdia e grande amor fez que resplandecesse "a luz do evangelho da glória de Cristo" para chamar os homens "das trevas para a Sua maravilhosa luz." Não resta dúvida de que Satanás e os anjos que com ele caíram tiveram um período de graça e oportunidade para arrependerem-se. Seu destino é o resultado de obstinada rebelião e persistência em pecado, apesar das providências de misericórdia e do oferecimento de perdão. Por isso foram expulsos do Céu. Os anjos maus são conservados em cadeias de trevas eternas:

12. Como é descrito pelo revelador o conflito ocorrido no Céu entre Cristo e Satanás?

"E houve batalha no Céu: Miguel e os Seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos Céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamado o diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na Terra e os seus anjos foram lançados com ele." Apoc. 12:7-9.

13. Com que palavras Se referiu Cristo à queda de Satanás?

"E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do Céu." S. Luc. 10:18.

14. Tornou Satanás a aparecer perante Deus depois de sua queda?

"E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se pe¬rante o Senhor, veio também Satanás, entre eles." Jó 1:6. Ver também Jó 2:1.

15. Ao ser-lhe perguntado donde vinha, que respondeu Satanás?

"E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a Terra, e passear por ela." Jó 1:7. Ver Jó 2:2.

Tentando o homem ao pecado, Satanás usurpou o domínio do homem sobre a Terra. Rom. 6:16; II S. Ped. 2:19. Esta reclama ele agora como sendo o seu reino (S. Luc. 4:6) ; daí tentar ele a Cristo com o oferecimento dos reinos deste mundo. Como "deus" e governador deste mundo, Satanás, por quatro mil anos antes da crucifixão de Cristo, apresentou-se perante Deus entre os representantes de outros mundos,, na qualidade de representante deste. Depois de consumar a morte de Cristo, o Filho de Deus, o Ser sem pecado, Satanás foi expulso desse concílio, ou assembleia, não lhe sendo mais permitido participar do mesmo. Essa foi a sua segunda queda, à qual, sem dúvida, aludiu Cristo, pouco antes de Sua crucifixão, ao dizer: "Agora é o juízo deste mundo: agora será expulso o príncipe deste mundo." S. João 12:31. Sua queda e destruição finais ainda estão por vir.

16. Qual foi o carácter de Satanás desde que caiu?

Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio." I S. João 3:8.

17. Esteve ele alguma vez na verdade?

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele." S. João 8:44.

A expressão "não se firmou na verdade" implica que Satanás esteve uma vez na verdade, mas nela não permaneceu.

18. Qual é o único "princípio" de que possuímos menção?

"No princípio criou Deus os céus e a Terra." Gén. 1:1.

19. Além de homicida que diz Cristo que Satanás é?

"Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso,ge pai da mentira." S. João 8:44.

20. Qual disse Deus a Adão e Eva, seria o resultado se transgredissem, comendo do fruto proibido?

"Certamente morrerás." Gén. 2:17.

21. A esse respeito, que disse Satanás a Eva?

"Então a serpente disse à mulher: Certamente NÃO morrereis." Gén. 3:4.

Tanto quanto nos mostra o registo bíblico, foi esta a primeira mentira — uma negação direta da Palavra de Deus. Persuadindo Eva a aceitá-la e nela crer, Satanás induziu nossos primeiros pais a pecarem; e, visto que "o salário do pecado é a morte," com isso causou a morte deles, tornando-se assim, em realidade, o primeiro assassino. Uma mentira, portanto é uma irmã gémea do assassínio, e uma das coisas mais detestáveis para Deus, o "Deus da verdade." Ver Prov. 6:16-19. "O lábio da verdade ficará para sempre, mas a língua mentirosa dura só um momento." Prov. 12:19. "Quanto a ... todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre." Apoc. 21:8. Ver também Apoc. 21:27; 22:15.

22. Qual foi o resultado da entrada do pecado no mundo?

"Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte." Rom. 5:12. "Pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores." Rom. 5:19. "Todo o mundo está no maligno." I S. João 5:19. "Todos morrem em Adão." I Cor. 15:22.

23. Que fez Satanás quando Cristo veio redimir o homem?

"E logo o Espírito O impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás." S. Mat. 1:12 e 13. Ver também S. Mat. 4:1-11.

24. Com que intensidade foi Cristo tentado por Satanás?

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado." Heb. 4:15.

25. Que tem sofrido a Igreja desde os dias de Cristo?

"E quando o dragão [Satanás] viu que fora lançado na Terra, perseguiu a mulher [a igreja]." Apoc. 12:13.

Muitos milhões dentre o povo de Deus têm sido mortos desde o começo da era cristã, pela perseguição pagã e papal, que sempre foi instigada por Satanás. Ver no Dicionário Teológico de Buck, ou qualquer outro, comentário sobre a história da Igreja no assunto de perseguição, e os estudos, às págs. 179, 220, 224 e 432.

26. Irá a Igreja remanescente enfrentar sua ira, e por quê?

"E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo." Apoc. 12:17.

27. Como enganará Satanás aos homens nos últimos dias?

"E engana os que habitam na Terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta." Apoc. 13:14.

Isto, compreendemos, refere-se às manifestações espíritas e milagres a serem operados para confirmar os homens no erro e no engano.

28. Que influenciará as nações para se congregarem para a grande batalha do Armagedom?

"São espíritos de demónios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-poderoso." Apoc. 16:14.

29. Por que será permitido que os homens caiam assim nos enganos de Satanás?

"Porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade." II Tess. 2:10-12. Ver I Reis 22:20-23.

30. Por quanto tempo ficará Satanás amarrado depois do segundo advento de Cristo?

"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos." Apoc. 20:1 e 2.

31. Que acontecerá no fim dos mil anos?

"E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da Terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha." Apoc. 20:7 e 8.

A vida de maldade de Satanás principiou com a rebelião contra Deus no Céu, e acabará em rebelião contra Ele na Terra.

32. Que acontecerá quando Satanás e suas hostes cercarem o arraial dos santos?

"E subiram sobre a largura da Terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu jogo do Céu, e os devorou." Apoc. 20:9.

33. Qual será o destino final de Satanás?

"E te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre." Ezeq. 28:18 e 19.

Pensamento confortador! Satanás, o pecado e pecadores terão finalmente o seu fim, e não mais existirão. Deus terá então um Universo limpo.

34. Por que participou Cristo de nossa natureza?

"E visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo." Heh. 2:14.

35. Que advertências são feitas aos cristãos em vista do ódio de Satanás a Deus e a tudo que é bom?

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé." I S. Ped. 5:8 e 9. "Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." S. Tia. 4:7.

36. Com que arma enfrentou Cristo, com êxito, as tentações de Satanás?

A Palavra de Deus. "Está escrito, ... Está escrito, ... Está escrito." S. Mat. 4:4-10.

A Palavra de Deus é a "espada do Espírito." Efés. 6:17. Se Cristo com ela enfrentou e venceu o inimigo, também nós poderemos fazê-lo. Mas ninguém poderá dela utilizar-se sem estar com ela familiarizado. Quão importante, pois, que a investiguemos, estudemos e conheçamos! Ver os primeiros estudos deste livro.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal