O Sustento do Ministério - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Sustento do Ministério

A Bíblia Responde > XIV – Serviço Cristão
A Bíblia Responde - Capítulo nº 14 - Serviço Cristão

1. Qual é uma das maneiras por que nos é recomendado honrar ao Senhor?

"Honra ao Senhor com a tua fazenda, e com as primícias de toda a tua renda." Prov. 3:9.

2. Que parte da renda de cada um reclama especialmente o Senhor como sendo Sua?

"Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor: santas são ao Senhor." Lev. 27:30.

3. Para sustento de quem e para que obra era destinado o dízimo em Israel?

"E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo seu ministério que exerce, o ministério da tenda da congregação." Núm. 18:21.

4. Em que linguagem aprova S. Paulo o mesmo método de sustento do ministério evangélico?

"Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? ... Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho." I Cor. 9:11-14.

5. Sobre que base fundamental repousa a exigência do pagamento do dízimo?

"Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam." Sal. 24:1.

6. A quem pertence todo ouro e prata do mundo?

"Minha é a prata, e Meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos." Ageu 2:8. 

7. Quem é o dono de todo o gado e aves da Terra?

"Porque Meu é todo animal da selva, e as alimárias sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; e Minhas são todas as feras do campo." Sal. 50:10 e 11.

8. Quem dá ao homem poder para adquirir riquezas?

"Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que Ele é o que te dá força para adquirires poder {"riqueza" segundo outra versão]." Deut. 8:18.

9. Que declaração de Cristo indica que o homem não é o original proprietário, mas mordomo dos bens de Deus?

"Pois isto [o reino dos Céus] é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens." S. Mat. 25:14. Ver I Cor. 4:7.

10. Desde quando, na história do mundo, já ouvimos falar no pagamento do dízimo?

"Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; a quem também Abraão deu o dízimo de tudo." Heb 7:1 e 2. Ver Gén. 14:17-20.

11. Que voto fez Jacó em Betei?

"E Jacó votou um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestidos para vestir; e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus; ... e de tudo quanto me deres, certamente Te darei o dízimo." Gén. 28:20-22.

É portanto evidente que o dever de restituir o dízimo era reconhecido pelos patriarcas como obrigação religiosa.

12. Segundo que ordem foi Cristo feito sumo sacerdote?

"Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente Sumo Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque." Heb. 6:20.

Como o sacerdócio de Cristo sucedeu ao de Arão ou Levi, que era mantido com os dízimos de Israel; e como Cristo foi feito sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, que recebia dízimos dos patriarcas, antes de ser ordenado o sacerdócio Levítico, é simplesmente lógico e natural concluir que o ministério existente sob o sacerdócio cristão deve ser mantido pelos mesmos meios que eram ambos aqueles sacerdócios — os dízimos do povo de Deus.

13. Aprovou o próprio Cristo o pagamento do dízimo?

"Dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, jazer estas coisas, e não omitir aquelas." S. Mat. 23:23.

14. De que é culpada a pessoa que retém o dízimo e as ofertas?

"Roubará o homem a Deus? todavia vós Me roubais, e dizeis: Em que Te roubamos? nos dízimos e nas ofertas alçadas." Mal. 3:8.

15. A que respeito nos convida o Senhor a prová-Lo, e sob que condições promete Ele grandes bênçãos?

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na Minha casa, e depois fazei prova de Mim, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu não vos abrir as janelas do Céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança. E por causa de vós repreenderei o devorador, para que não vos consuma o .fruto da terra; e a vide do campo vos não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos." Mal. 3:10 e 11.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal