O Ministério do Sofrimento - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Ministério do Sofrimento

A Bíblia Responde > XII – Crescimento e Experiência Cristãs
A Bíblia Responde - Capítulo nº 12 - Crescimento e Experiência Cristãs

1. Por que é melhor ir à casa onde há luto, do que à casa onde há banquete?

"Porque ali se vê o fim de todos os homens; e os vivos o aplicam ao seu coração." Ecl. 7:2.

2. Que pediu Davi a Deus que lhes ensinasse?

"Faz-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil." Sal. 39:4. Ver também Sal. 90:12.

3. Por que melhor é a tristeza do que o riso?

"Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração." Ecl. 7:3.

"Muitos dos mais lindos cânticos de paz, confiança e esperança que os filhos de Deus entoam neste mundo, lhes foram inspirados nos silenciosos e escuros aposentos da tristeza.... As aflições, santificadas, suavizam as asperezas da vida. Abrandam a solidão da natureza. Controlam as ambições humanas. Consomem a escória do egoísmo e da mundanidade. Abatem o orgulho. Vencem as paixões. Revelam aos homens seu próprio coração, suas próprias fraquezas, faltas, defeitos e perigos. Ensinam a paciência e a submissão. Disciplinam os espíritos turbulentos. Aprofundam-nos e enriquecem-nos a experiência." — Week-day Religion, por J. R. Miller, D. D., págs. 92 e 93.

4. São os justos poupados das aflições do mundo?

"Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas." Sal. 34:19.

5. Tem Deus prazer em afligir quem quer que seja?

"Porque o Senhor não rejeitará para sempre, pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das Suas misericórdias. Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens." Lam. 3:31-33.

6. Aflige Deus e deixa o castigado çm desespera?

"Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus castiga; não desprezes, pois, o castigo do Todo-poderoso, porque Ele faz a chaga, e Ele mesmo a liga; Ele fere, e as Suas mãos curam!' Jó 5:17 e 18.

7. Com que palavras é repetida essa mesma verdade?

"Vinde e tornemos para o Senhor, porque Ele despedaçou, e nos sarará, fez a ferida, e a ligará." Oseias 6:1. Ver também Isa. 61:1-3.

8. A quem castiga Deus?

"Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho." Heb. 12:6.

9. É isso, no momento, fonte de regozijo?

"Na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão tristeza, mas depois produz um frutp pacífico de justiça nos exercitados por ela." Heb. 12:11.

"Muitas das mais profundas alegrias dos corações cristãos são os cânticos aprendidos na agrura da provação." "Muita natureza enregelada, é aquecida e enternecida pela dor que a tortura." — Week-Day Religion, por J. R. Miller, D. D., págs. 91 e 93.

10. Que, além do pecado, causa mais tristeza do que qualquer outra coisa?

A morte, ou a perda de entes queridos.

11. Produz a morte tristeza insuportável nos cristãos?

"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança." I Tess. 4:13.

Deus usa muitas vezes a perda de entes queridos para converter as pessoas e desfazer os laços que as ligam demasiadamente à Terra. Perseguição, doença, a perda da vista, do ouvido ou dum membro, perda duma propriedade, ou outras calamidades podem semelhantemente ser veículos de nossa aproximação a Deus. Ver Sal. 119:71; Isa. 26:9.

12. Que fazem por nós as aflições transitórias?

:'Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente." II Cor. 4:17. Ver Rom. 8:28.

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal