O Lar dos Salvos - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Lar dos Salvos

A Bíblia Responde > XVIII – O Reino de Deus Restaurado
A Bíblia Responde - Capítulo nº 18 - O Reino de Deus Restaurado

1. Para que fim foi criada a Terra?

"Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a Terra, e a fez; Ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada." Isa. 45:18.

2. A quem deu Deus a Terra?

"Os céus são os céus do Senhor; mas a Terra deu-a Ele aos filhos dos homens." Sal. 115:16.

3. Para que fim foi o homem criado?

"Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das Tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés." Sal. 8:6; Ver Gén. 1:26; Heb. 2:8.

4. Como perdeu o homem seu domínio?

Pelo pecado. Rom. 5:12; 6:23.

5. Ao perder o homem seu domínio, a quem o entregou?

"Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo." II S. Ped. 2:19.

O homem foi vencido por Satanás no jardim do Éden, e ali se entregou, bem como a sua posse, às mãos de seu conquistador.

6. Ao tentar a Cristo, de que se arrogou Satanás ser proprietário?

"E o diabo, levando-O a um alto monte, mostrou-Lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-Lhe o diabo: Dar-te-ei a Ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero" S. Luc. 4:5 e 6.

7. Por intermédio de quem será restabelecido o primeiro domínio?

"E a Ti, 6 Torre do rebanho, monte da filha de Sião, a Ti virá, sim, a ti virá o primeiro domínio, o reino da filha de Jerusalém." Miq. 4:8.

A "torre do rebanho" é Cristo.

8. Por que disse Cristo são os mansos bem-aventurados?

"Bem-aventurados os mansos; porque eles herdarão a Terra." S. Mat. 5:5.

Esta herança não pode ser realizada nesta Terra, porque em geral os verdadeiramente mansos poucos bens terrestres possuem.

9. Quem diz o salmista possuir maiores bens agora?

"Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. ... Os olhos deles estão inchados de gordura; super abundam as imaginações do seu coração." Sal. 73:3-7.

Possuem mais do que seu coração pode desejar.

10. Onde serão os justos recompensados?

"Eis que o justo é punido na Terra; quanto mais o ímpio e o pecador." Prov. 11:31.

11. Qual será a diferença entre o galardão do justo e o do ímpio?

"Espera no Senhor, e guarda o Seu caminho, e te exaltará para herdares a Terra; tu O verás quando os ímpios forem desarraigados." Sal. 37:34.

12. Que promessa foi feita a Abraão no tocante à Terra?

"E disse o Senhor a Abraão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para a banda do Norte, e do Sul, e do Oriente, e do Ocidente; porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e a tua SEMENTE, para sempre." Gén. 13:14 e 15.

13. Quanto compreendia essa promessa?

"Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do inundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé." Rom. 4:13.

14. Quanto da terra de Canaã possuiu Abraão enquanto viveu?

"E não lhe deu nela herança, nem ainda o espaço de um pé; mas prometeu que lhe daria a posse dela, e depois dele à sua descendência, não tendo ele filho." Atos 7:5. Ver Heb. 11:13.

15. Quanto da prometida possessão esperava Abraão receber em vida? 

"Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque esperava a cidade que tem fundamento, da qual o artífice e construtor é Deus." Heb. 11:8-10.

16. Quem é a semente a quem esta promessa foi feita?

"Ora as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é Cristo." Gál. 3:16.

17. Quem são herdeiros da promessa?

"E se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa." Gál. 3:29.

18. Por que essas pessoas dignas, de outrora, não receberam a promessa?

"E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa; provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados." Heb. 11:39 e 40.

19. Que será da Terra no dia do Senhor?

"Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se des. farão, e a Terra, e as obras que nela há, se queimarão." II S. Ped. 3:10.

20. Que acontecerá depois dessa grande conflagração?

"Mas nós, Segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e nova Terra, em que habita a justiça." II S. Ped. 3:13.

Como foi demonstrado no estudo do Milénio, à pág. 306, por ocasião da vinda de Cristo os ímpios vivos morrerão, e os santos serão levados para o Céu para viverem com Cristo durante mil anos, ou até que os ímpios de todos os tempos sejam julgados, e chegue o tempo de sua destruição e da purificação da Terra pelos fogos do último dia. Depois disso, a Terra será de novo formada, e ao homem, redimido do pecado, será restituído o primeiro domínio.

21. A que promessa do Velho Testamento evidentemente se referia S. Pedro?

"Porque eis que Eu crio céus novos e nova Terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão." Isa. 65:17.

22. Que foi mostrado em visão ao apóstolo S. João? 

"E vi um novo céu, e uma nova Terra. Porque já o primeiro céu e a primeira Terra passaram, e o mar já não existe." Apoc. 21:1.

23. Que farão os santos na nova Terra?

"E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do Meu povo serão como os dias da árvore, e os Meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até à velhice. Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; porque são a semente dos benditos do Senhor, e os seus descendentes com eles." Isa. 65:21-23.

24. Com que prontidão lhes serão supridas as necessidades?

"E será que antes que clamem, Eu responderei; estando eles ainda falando, Eu os ouvirei." Isa. 65:24.

25. Que paz haverá então em toda a Terra?

"O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e o pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o Meu santo monte, diz o Senhor." Isa. 65:25.

26. Que períodos de culto serão observados na nova Terra?

"Porque, como os céus novos, e a Terra nova, que hei-de fazer, estarão diante de Minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma Lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante Mim, diz o Senhor." Isa. 66:22 e 23.

27. Que farão então os resgatados do Senhor?

"E os resgatados do Senhor voltarão, e virão a Sião com júbilo; e alegria eterna haverá sobre suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido." Isa. 35:10.

28. Que extensão terá o reino de Cristo?

"Dominará de mar a mar, e desde o rio até as extremidades da Terra" Sal. 72:8.

29. Que diz Daniel desse reino?

"E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o Seu reino será um reino eterno, e todos os domínios O servirão, e Lhe obedecerão." Dan. 7:27.

Pintemos na imaginação o mais lindo quadro do feliz e belo lar dos salvos, e lembremo-nos todavia de que será mais glorioso do que a mais fértil imaginação possa conceber. Ver I Cor. 2:9.  
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal