O Dom de Dar - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Dom de Dar

A Bíblia Responde > XIV – Serviço Cristão
A Bíblia Responde - Capítulo nº 14 - Serviço Cristão

1. Que exemplo de liberalidade foi por Deus dado ao mundo?

"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigénito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." S. João 3:16.

2. Por que meio foram provadas a fé e dedicação de Abraão?

"Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigénito " Heb. 11:17.

3. Que fez Cristo para nos remir?

" ... Se deu a Si mesmo por nossos pecados." Gál. 1:4. Ver também Tito 2:14; I Tim. 2:6.

4. Por que desprezou Ele a Sua riqueza, tornando-se pobre?

"Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós Se fez pobre; para que pela Sua pobreza enriquecêsseis." II Cor. 8:9.

5. Depois de Abraão ser abençoado, que seria ele?

"Abençoar-te-ei, ... e tu serás uma bênção Gén. 12:2.

6. Ao enviar Cristo os Seus discípulos para pregar, curar os enfermos e ressuscitar os mortos, que lhes disse?

"De graça recebestes, de graça dai." S. Mat. 10:8.

7. Para que nos consola Deus em nossas tribulações?

"... nos consola em nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus." II Cor. 1:4.

Todos quantos aceitam o evangelho assumem a obrigação de transmitir as suas bênçãos a outros. Dessa maneira é ampliada a obra da salvação. De toda alma redimida do pecado, Deus espera que, para o bem de outras, participe do mesmo trabalho que a remiu e firmou sobre a Rocha. As boas coisas de Deus não devem ser retidas egoistamente por nós. Recebemos para dar. Diz Whittier: "Perdida está a alma que se salva sozinha." E assim como o amor levou à dádiva divina, assim o Seu amor em nosso coração nos habilitará para dar, para ministrar e para empenhar- nos em amoroso serviço pelo bem e felicidade de outros.

8. Que disse Cristo da bem-aventurança de dar?

"Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber'.' Atos 20:35.

O Governo divino está fundado sobre o princípio de beneficência, ou do desejo de abençoar a outros. Nossas mais ricas bênçãos advêm-nos em resultado das boas coisas que transmitimos aos nossos semelhantes.

9. Para que foi Cristo ungido pelo Espírito Santo?

"O Espirito do Senhor Jeová está sobre Mim; porque o Senhor Me ungiu, para pregar boas-novas aos mansos; enviou-Me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos." Isa. 61:1. Ver S. Luc. 4:18.

O Espírito Santo é concedido para habilitar os filhos de Deus para o serviço.

10. Depois de ser assim ungido, que fez Cristo?

"'O qual andou fazendo bem." Atos 10:38.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal