O Dia do Senhor - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Dia do Senhor

A Bíblia Responde > VII – Acontecimentos Vindouros e Sinais dos Tempos
A Bíblia Responde - Capítulo nº 07 - Acontecimentos Vindouros e Sinais dos Tempos

1. Qual é o característico do "dia do Senhor"?

"O grande dia do Senhor está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do Senhor; amargamente clamará ali o homem poderoso. Aquele dia é um dia de indignação, dia de angústia e de ânsia." Sof. 1:14 e 15. Ver também Joel 2:2, 11 e 31; Jer. 30:7 e Isa. 13:6-13.

2. Dá a Bíblia alguma ideia acerca do tempo do "dia do Senhor"?

"Uivai, porque o dia do Senhor está perto; vem do Todo-poderoso como assolação." "Porque as estrelas dos céus e os astros não deixarão brilhar a sua luz; o Sol se escurecerá ao nascer, e a Lua não fará resplandecer a sua luz." Isa. 13:6 e 10.

"E mostrarei prodígios no céu, e na Terra, sangue e fogo, e colunas de fumo. O Sol se converterá em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor." Joel 2:30 e 31. (Ver também Joel 2:10 e 11; 3:14-16; Sof. 1:14 e S. Mat. 24:29.)

"E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o Sol tornou-se negro..., e a Lua tornou-se como sangue. E as estrelas do céu caíram." Apoc. 6:12 e 13.

3. Qual a atitude do povo para com "o dia do Senhor"?

"Porque é vindo o grande dia da Sua ira; e quem poderá subsistir? Apoc. 6:17.

"O dia do Senhor é grande e mui terrível, e quem o poderá sofrer?" Joel 2:11.

Uma classe de pessoas — os não preparados — clamarão "aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto d’Aquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro." Apoc. 6:15 e 16. (Ver também Sof. 1:14.)

Outra classe de pessoas — os preparados — dirão naquele dia: "Eis que Este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e Ele nos salvará; Este é o Senhor, a quem aguardávamos; na Sua salvação gozaremos e nos alegraremos." Isa. 25:9.

4. De quem devemos buscar auxílio, no "dia do Senhor"?

"Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da Terra...; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor." Sof. 2:3.

"Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna." Isa. 26:4. (Ver também Joel 2:12, 13 e 32; 3:16 e 17 e Isa. 26:20.)

5. Que apelo nos faz Deus, a nós pessoalmente?

"Havendo pois de perecer todas estas coisas que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e nova Terra, em que habita a justiça. Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que d’Ele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz." II S. Ped. 3:11-14.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal