O Dever da Animação - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Dever da Animação

A Bíblia Responde > XII – Crescimento e Experiência Cristãs
A Bíblia Responde - Capítulo nº 12 - Crescimento e Experiência Cristãs

1. Ao trazerem os dez espias um relatório pessimista da terra de Canaã, que disse Calebe?

"Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Subamos animosamente, e possuamo-la em herança, porque certamente prevaleceremos contra ela." Núm. 13:30.

2. Que disseram os dez espias?

"Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós." Núm. 13:31.

3. Que efeito produziu no povo este relatório pessimista?

"Então levantou-se toda a congregação, e alçaram a sua voz; e o povo chorou naquela mesma noite. E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhe disse: Ah se morrêramos na terra do Egito! ou, ah se morrêramos neste deserto! ... E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão, e voltemos ao Egito." Núm. 14:1-4.

4. Com que palavra buscou Moisés animar Josué?

"E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te. ... O Senhor pois é Aquele que vai diante de ti; Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes." Deut. 31:7 e 8.

5. Em sua recomendação final a Josué, que disse Moisés, falando por Deus?

"E ordenou a Josué, filho de Num, e disse: Esforça-te e anima-te; porque tu meterás os filhos de Israel na terra que lhes jurei; e Eu serei contigo." Deut. 31:23.

6. Depois da morte de Moisés, como animou o Senhor a Josué?

"O Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: ... Nenhum se sustentará diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo." Josué 1:1-6.

7. Quando Senaqueribe, rei da Assíria, marchou contra Jerusalém, que disse a Israel o rei Ezequias?

"Esforçai-vos e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há Um maior connosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas connosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear nossas guerras." II Crón. 32:7 e 8.

8. Que efeito produziram no povo estas palavras?

"E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá." II Crón. 32:8.

9. Como buscou Josias promover culto a Deus?

"E estabeleceu os sacerdotes nos seus cargos, e os animou ao ministério da casa do Senhor." II Crôn. 35:2.

10. Por meio de que mensagem, pelo profeta Ageu, buscou Deus animar o povo para reedificar o templo?

"Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te Josué, filho de Josadaque, sumo sacerdote, e esforçai-vos todo o povo da Terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque Eu sou, convosco, diz o Senhor dos Exércitos." Ageu 2:4.

11. Que mensagem de animação tem Cristo para nós?

"Tende bom ânimo, Eu venci o mundo." S. João 16:33.

0 homem acabrunhado, como o cavalo desanimado, é impotente para realizar a sua tarefa.

"Aquilo de que os homens mais necessitam neste mundo de lutas e contendas, nem sempre é auxílio direto, mas animação... . Muitos homens têm desanimado e sucumbido nas grandes lutas que uma palavra de animação teria fortalecido para a vitória. Não deveríamos, pois, perder a oportunidade de proferir uma palavra de inspiração. Não sabemos quanto é necessário, nem quais sejam a grandeza e o alcance das consequências." — Week-Day Religion, de J. R. Miller, D. D., pág. 170.

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal