O Destino do Transgressor - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Destino do Transgressor

A Bíblia Responde > XI – Vida Unicamente em Cristo
A Bíblia Responde - Capítulo nº 11 - Vida Unicamente em Cristo

1. Que pergunta faz S. Pedro com referência aos ímpios?

"Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?" I S. Ped. 4:17.

2. Que diz a Bíblia ser o salário do pecado?

"Porque o salário do pecado é a morte." Rom. 6:23. "A alma que pecar essa morrerá." Ezeq. 18:4.

Morrer: Cessar de viver; extinguir-se; acabar; cair no esquecimento; finar-se. — Dicionário Prático Ilustrado.

3. Que espécie de morte será essa?

"Os quais por castigo padecerão eterna perdição [destruição], ante a face do Senhor e a glória do Seu poder." II Tess. 1:9.

Destruir: Aniquilar, fazer desaparecer, exterminar. — Dicionário Prático Ilustrado.

4. Que atingirá a destruição dos ímpios?

"Temei antes Aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo." S. Mat. 10:28.

5. Que diz Cristo irá acontecer aos que não se arrependerem?

"Se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis." S. Luc. 13:3.

Perecer". Acabar, findar, deixar de existir, morrer (sobretudo prematura e violentamente). — Dicionário Prático Ilustrado.

6. Como diz o apóstolo São Pedro que eles perecerão?

"Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção." II S. Ped. 2:12.

7. A que são comparados os ímpios no tocante à punição que recebem?

"Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumo se desfarão." Sal. 37:20.

Desfazer; Destruir o que está feito, dissolver, anular, dissipar. — Dicionário Prático Ilustrado.

8. Como descreve João Batista a destruição dos ímpios?

"Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu. ... Em Sua mão tem a pá, e limpará a Sua eira, e recolherá no celeiro o Seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará." S. Mat. 3:11 e 12.

9. Para quem diz Cristo foi preparado o fogo que afinal destruirá os ímpios?

"Então dirá também aos que estiverem à Sua esquerda: Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." S. Mat. 25:41.
Este fogo é chamado "eterno" devido ao caráter da obra que realiza: da mesma maneira que dele é dito que "nunca se apagará," porque não pode ser extinto, e não por não poder apagar-se uma vez terminada a sua obra.

10. Qual será o resultado desse castigo?

"Como a tempestade, assim passa o ímpio, mas o justo tem perpétuo fundamento." Prov. 10:25.

11. Será poupada qualquer parte dos ímpios?

"Porque eis que aquele dia vem ardendo como fogo; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade, serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo." Mal. 4:1.

12. Qual será então o seu estado?

Porque, como vós bebestes no monte da Minha santidade, assim beberão de contínuo todas as nações: beberão, e engolirão, e serão como se nunca tivessem sido." Oba. 16.

13. Onde será então o lugar dos ímpios?

"Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá." Sal. 37:10.

Seria impossível conservar os ímpios em tormento eterno sem haver um lugar onde pudessem existir.

14. Onde serão recompensados, tanto os justos como os ímpios?

"Eis que o justo é punido na Terra; quanto mais o ímpio e o pecador!" Prov. 11:31.

15. Recebem os ímpios sua punição logo ao morrer, ou esperam até ao dia do juízo?

"Assim sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia de juízo, para serem castigados." II S. Ped. 2:9.

16. Para que são reservados os céus e a Terra que agora existem?

"Mas os céus e a Terra que agora existem, pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição [destruição] dos homens ímpios." II S. Ped. 3:7.

Tanto os céus e a Terra que agora existem, como os pecadores, esperam o fogo do último dia.

17. Qual será o resultado do fogo do último dia?

"Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão "A Terra, e as obras que nela há, se queimarão." II S. Ped. 3:12 e 10.

18. Por meio de que, diz Cristo-, será o Seu reino purificado de pecado e dos pecadores?

"Mandará o Filho do homem os Seus anjos, e eles colherão do Seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo." S. Mat. 13:41 e 42.

Satanás e os ímpios têm então este mundo por seu "lugar." A seu tempo Cristo o possuirá. Ele o limpará de pecado e pecadores, restaurando-o, a fim de que o possa dar em possessão eterna aos santos do Altíssimo. Ver Dan. 7:18, 22 e 27.

19. Quando serão os ímpios ressuscitados para receber sua punição final?

"Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram." Apoc. 20:5.

20. De onde virá a fogo para os destruir?

"E subiram sobre a largura da Terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do Céu, e os devorou." Apoc. 20:9.

Isto é chamado "estranho ato" e "estranha obra" de Deus — o ato da destruição. Isa. 28:21. Mas por esse meio Deus de uma vez para sempre limpará o Universo do pecado e de seus tristes resultados. A própria morte terá então um fim — será lançada no lago de fogo. Apoc. 20:14.

21. A que reduzirá os ímpios esse fogo?

"E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que farei, diz o Senhor dos Exércitos." Mal. 4:3.

Os ímpios deverão ser inteiramente destruídos — consumidos em fumaça^-reduzidos a cinzas. Havendo-se eles inseparavelmente aliado ao pecado, terão perdido o direito à vida e à existência imortal, e escolhido o caminho da morte e da destruição. Por sua escolha ter-se-ão provado indignos. Por isso são comparados à pragana, à moinha, aos espinhos etc. Sua destruição não significará uma perda. Eles próprios terão perdido sua oportunidade de alcançar vida eterna; mas, pela maneira em que usaram seu tempo de graça, provaram-se serem indignos dela. Sua destruição será, em realidade, um ato de amor e misericórdia da parte de Deus; porque perpetuar-lhes a vida só seria perpetuar o pecado, a tristeza, o sofrimento e a miséria. Embora terrível como há de ser esse juízo, em consequência dele nada de valor se perderá — nada do que se perder será digno de salvar-se. Estará finda a experiência do pecado, e cumprir-se-á o plano divino original de povoar a Terra com uma raça de seres santos e felizes. II S. Ped. 3:13.

22. Como é chamada a final destruição dos ímpios?

"Esta é a segunda morte." Apoc. 20:14.

23. Que aparecerá depois do dia da queima?

"Mas nós, segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e nova Terra, em que habita a justiça." II S. Ped. 3:13.

24. Onde estarão então os justos?

"Então os justos resplandecerão como o Sol, no reino de seu Pai." S. Mat. 13:43.

25. Que promessa do Salvador se cumprirá então?

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra." S. Mat. 5:5. Ver também Sal. 37:11 e 29; Isa. 65:17 a 25; Dan. 7:18.

26. Que universal cântico de louvor será entoado então?

"E ouvi a toda a criatura que está no Céu, e na Terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre." Apoc. 5:13.

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal