O Derramamento do Espírito Santo - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

O Derramamento do Espírito Santo

A Bíblia Responde > V – O Espírito Santo
A Bíblia Responde - Capítulo nº 05 - O Espírito Santo
1. Que disse Cristo pouco antes de Sua ascensão, deveriam os discípulos esperar?

“E eis que sobre vós envio a promessa de Meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” S. Luc. 24:49.

2. Com que disse Ele seriam batizados?

“Sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” Atos 1:5.

João Batista havia predito esse batismo. Dissera: “Eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; Ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.” S. Mat. 3:11.

3. Para que obra os havia de preparar esse batismo?

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-Me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da Terra.” Atos 1:8.

4. Quais foram alguns dos resultados da pregação do evangelho sob o derramamento do Espírito?

“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram. … Que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo… De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.” Atos 2:37- 41. “E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. … E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.” Atos 5:12-14. “E crescia a Palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.” Atos 6:7.

5. Como foi a pregação do evangelho afetada pela perseguição?

“E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judeia e Samaria, excepto os apóstolos. … Mas os que andavam dispersos iam por Ioda a parte, anunciando a Palavra.” Atos 8:1-4.

“A perseguição só tem produzido a ampliação e o estabelecimento da fé que visava destruir…. Não há lição que os homens hajam sido tão tardios em aprender como essa de que, opor-se aos homens e persegui-los, é exatamente o meio de os confirmar em suas opiniões, e disseminar suas doutrinas.” — Dr. Alberto Barnes, sobre Atos 4:4.

6. Que palavras de S. Pedro parecem indicar outro derramamento do Espírito?

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.” Atos 3:19.

7. Que acontecimento diz ele ocorreria logo depois desses tempos de refrigério?

“E envie Ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o Céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pelo ministério de Seus santos profetas, desde o princípio.” Atos 3:20 e 21.

Segundo isso, parece claro que podemos esperar outro derramamento do Espírito para uma final proclamação do evangelho a todo o mundo, justamente antes da segunda vinda de Cristo e da restauração de todas as coisas.

8. Que profecia se cumpriu no derramamento pentecostal do Espírito, nos dias dos apóstolos?

“Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: … Estes homens não estão embriagados, como vós pensais. … Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do Meu Espírito derramarei sobre toda a carne, e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e também do Meu Espírito derramarei sobre os Meus servos e Minhas servas naqueles dias, e profetizarão.” Atos 2:14-18. Ver Joel 2:28 e 29.

9. Que expressões na profecia de Joel parecem indicar um duplo cumprimento desse derramamento do Espírito?

“E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque Ele vos deu a chuva têmpora como convém; e vos fez descer a chuva, a têmpora, e a serôdia no primeiro mês.” Joel 2:23. Ver também Oseias 6:3. [Trad. Trinitária.]

Na Palestina, as chuvas têmporas preparam o solo para a semeadura, e as serôdias amadurecem o grão para a colheita. Assim, o primeiro derramamento do Espírito preparou o mundo para a extensa semeadura da semente evangélica, o derramamento final virá para amadurecer o áureo grão para a ceifa da Terra, que Cristo diz ser “o fim do mundo.” S. Mat. 13:37-39; Apoc. 14:14 e 15.

10. Por que nos é recomendado que oremos nesse tempo?

“Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia-. O Senhor, que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiros de água, e erva no campo a cada um.” Zac. 10:1.

Antes de os apóstolos receberem o batismo do Espírito na chuva temporã, no dia de Pentecostes, todos “perseveravam unanimemente em oração e súplicas.” Atos 1:14. Durante esse tempo eles confessaram suas faltas, removeram dentre .si os desentendimentos, deixaram suas ambições egoístas e as contendas por lugar e poder, de maneira que, ao chegar o tempo do derramamento, “estavam todos unanimemente juntos [Trad. Trinitária’],” prontos para sua recepção. Para estar preparado para o final derramamento do Espírito, todo pecado e ambição egoísta precisa ser tirado do meio, e uma obra semelhante de graça ser operada no coração do povo de Deus.

11. Como é descrita pelo revelador a obra final do evangelho, quando for derramado o Espírito?

“E depois dessas coisas vi descer do Céu outro anjo que tinha grande poder, e a Terra foi iluminada com a sua glória.” Apoc. 18:1.

12. Que diz esse anjo?

“E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilónia, e se tornou morada de demónios, e coito de toda ave imunda e aborrecível.” Apoc. 18:2.

O mundo religioso estará então nas mesmas condições em que se achava a nação judaica depois de haver rejeitado a Cristo em Seu primeiro advento. Ver II Tim. 3:1-5.

13. No dia de Pentecostes, que disse S. Pedro a seus ouvintes?

“E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.” Atos 2:40. 

14. Que chamado e apelo semelhante a este, serão feitos por ocasião do derramamento do Espírito?

“E ouvi outra voz do Céu, que dizia: Sai dela, povo Meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao Céu, e Deus Se lembrou das iniquidades dela.” Apoc. 18:4 e 5.

Uma grande obra será realizada dentro de pouco tempo por ocasião do final derramamento do Espírito. Muitas vozes por toda a Terra hão de fazer soar esse brado de advertência. Sinais e maravilhas serão realizados pelos crentes, e, como no Pentecostes, milhares se converterão num dia.

Aqueles que deixam de dar ouvidos a esse chamado final do evangelho, como os incrédulos judeus, serão condenados à destruição. As últimas sete pragas os apanharão, como a guerra, a fome, a morte e a destruição sobrevieram aos judeus que, não crendo em Cristo, deixaram de Lhe ouvir o chamado para fugir, e permaneceram em Jerusalém para sua condenação. Os que atenderem ao chamado, e se separarem do pecado e dos pecadores, serão salvos.
Voltar para o conteúdo