O Autor da Liberdade - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Autor da Liberdade

A Bíblia Responde > X – Liberdade Cristã
A Bíblia Responde - Capítulo nº 10 - Liberdade Cristã

1. Como é descrita a servidão de Israel no Egito?

"Os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão." Êxo. 2:23. Comparar com Tiago 5:1-4.

2. Quem ouviu os gemidos deles?

"E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-Se Deus do Seu concerto com Abraão, com Isaque, e com Jacó." Êxo. 2:24.

3. Que disse Deus a Moisés?

"E agora eis que o clamor dos filhos de Israel chegou a Mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e Eu te enviarei a Faraó, para que tires o Meus povo (os filhos de Israel) do Egito." Êxo. 3:9 e 10.

4. Ao dar Sua lei a Israel, que descrição fez Deus de Si próprio?

"Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão." Êxo. 20:2.

5. Que providência tomou Deus contra a escravidão e opressão de Israel?

"Quando teu irmão hebreu ou irmã hebreia se vender a ti, seis anos te servirá, mas no sétimo ano o despedirás forro de ti. E quando o despedires de ti forro, não o despedirás vazio. Liberalmente o fornecerás do teu rebanho, e da tua eira, e do teu lagar: daquilo com que o Senhor teu Deus te tiver abençoado lhe darás. E lembrar-te-ás de que foste servo na terra do Egito, e de que o Senhor teu Deus te resgatou; pelo que te ordeno hoje esta coisa." Deut. 15:12-15. "O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito." Êxo. 22:21. Ver II Cor: 1:3 e 4.

6. Qual foi uma das razões apresentadas para que Israel guardasse o sábado ?

"Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou guardasses o dia de sábado." Deut. 5:15.

Isto sugere o pensamento de que em sua servidão e opressão no Egito, eles tinham dificuldade no tocante à observância do sábado, como efetivamente ocorreu. Da acusação feita por Faraó contra Moisés e Arão, como está registada em Êxo. 5:5 — "os fazeis abandonar [descansar de (em hebraico: shabbath)] suas cargas" — é claro que o sábado lhes foi negado, que foi exigido deles que trabalhassem no sábado, e que Moisés e Arão lhes ensinavam a observarem-no. Onde são reconhecidos os direitos individuais e a liberdade religiosa, a observância do sábado não é negada nem imposta pela lei civil.

7. Que proclamação deveria ser feita cada cinquenta anos em toda a terra de Israel?

"E santificareis o ano quinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores: ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e tornareis, cada um a sua família." Lev. 25:10.

8. Visto Israel não ter feito isto, ter-se tornado opressor, e ter desrespeitado e feito mau uso do sábado, que fez Deus?

"Portanto a6sim diz o Senhor: Vós não Me ouvistes a Mim, para apregoardes a liberdade, cada um ao seu irmão, e cada um ao seu próximo; pois eis que Eu vos apregoo a liberdade, diz o Senhor, para a espada, para a pestilência, e para a fome; e dar-vos-ei por estatuto a todos os reinos da Terra." Jer. 34:17. Ver também Jer. 17:24-27; II Crón. 36:19-21.

9. Que falha achou Deus na maneira em que Israel celebrava seus jejuns e cultos?

"Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho. Eis que para contendas e debates jejuais, e para dardes punhadas impiamente." Isa. 58:3 e 4.

10. Que apresenta Deus como sendo um jejum que Lhe é agradável ?

"Porventura não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes livres os quebrantados, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desterrados? e vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?" Isa. 58:6 e 7.

Tudo isto mostra que Deus ama a liberdade, e odeia a servidão e a opressão.

11. Qual era a missão de Cristo a este mundo?

"O Espírito do Senhor é sobre Mim, pois que Me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-Me a curar os quebrantados do coração, a apregoar Uberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos." S. Luc. 4:18 e 19.

Os evangelhos mostram que grande parte do tempo de Cristo, mesmo no sábado, era devotada ao alívio dos oprimidos e desgraçados.

12. Em que estado estão os que cometem pecado?

"Todo aquele que comete pecado é servo do pecado." S. João 8:34.

13. Por que deveria ser dado a Cristo o nome de Jesus?

"E chamarás o Seu nome Jesus: porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados." S. Mat. 1:21.

14. Que existe à raiz de todo pecado?

"Havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado." S. Tiago 1:15.

"Eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: não cobiçarás." Rom. 7:7.

Cobiça, concupiscência, desejo ilegal são apenas nomes diferentes para o egoísmo. 0 egoísmo está à raiz de todos os pecados; e é simplesmente o amor do eu em detrimento dos iguais direitos de outras pessoas.

15. Que passagem das Escrituras apresenta claramente a igualdade dos direitos?

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Lev. 19:18.

16. Em conformidade com este mandamento, que norma de proceder estabeleceu Cristo?

"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei- lho também vós." S. Mat. 7:12.

0 egoísmo, pois precisa ser desarraigado do coração dos homens antes de reconhecerem a igualdade de direitos de seus semelhantes.

17. Quem, somente, pode limpar do egoísmo o coração dos homens ?

"Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do Céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." Atos 4:12. Ver também I S. João 1:9.

18. Quem somente, pois, pode conceder aos homens verdadeira liberdade?

"Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." S. João 8:36.

19. Qual foi a atitude de Cristo para com os incrédulos?

"Se alguém ouvir as Minhas palavras, e não crer, Eu não o julgo; porque Eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo." S. João 12:47.

20. Que espírito, disse Cristo, deveria orientar Seus discípulos?

"Mas Jesus, chamando-os a Si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes das gentes delas se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; e qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos." S. Mar. 10:42-45.

21. Que está presente onde o Espírito da Senhor está?

"Ora o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." II Cor. 3:17.

22. Que única espécie de culto é aceita por Deus?

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade." S. João 4:23 e 24.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal