Mansidão e Humildade - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Mansidão e Humildade

A Bíblia Responde > XII – Crescimento e Experiência Cristãs
A Bíblia Responde - Capítulo nº 12 - Crescimento e Experiência Cristãs

1. Que promessa é feita aos mansos?

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra " S. Mat. 5:5.

Manso: "Brando de génio, sossegado, plácido, sereno." — Dicionário Prático Ilustrado, de Jaime de Séguier.

2. Que disse Cristo de Seu próprio caráter?

"Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." S. Mat. 11:29.

3. Que é dito do caráter de Moisés?

"E era o varão Moisés muito manso, mais do que todos os homens que havia sobre a Terra." Núm. 12:3.

4. A quem prometeu Deus guiar retamente?

"Guiará os mansos retamente; e aos mansos ensinará o Seu caminho." Sal. 25:9.

5. De que é fruto a mansidão?

"Mas o fruto do Espírito ê: caridade [amor], gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, lé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei." Gál. 5:22 e 23.

6. Que diz Cristo aos que se exaltam?

"Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." S. Luc. 14:11.

0 espírito de exaltação própria é de Satanás. Ver Isa. 14:12-14; Ezeq. 28:17. Cristo Se humilhou, Se rebaixou, e Se tornou obediente mesmo até à morte sobre a cruz. Ver Filip. 2:5-8.

7. Por que meio ilustrou Jesus a verdadeira humildade?

"E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, e disse: ... Portanto, aquele que se tomar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos Céus." S. Mat. 18:2-4.

A humildade é "libertação do orgulho e da arrogância; simplicidade de espirito; estimativa modesta do próprio valor." Implica o senso da própria indignidade pela imperfeição e pecaminosidade, e consiste em reduzir as nossas reivindicações, em estar disposto a renunciar aos nossos direitos, e ocupar posição inferior àquela a que temos direito. Não é necessário que menosprezemos a nós mesmos nem ao nosso trabalho. A humildade de Cristo era perfeita, não obstante Ele possuía o verdadeiro senso da importância de Sua vida e missão.

"A humildade é semelhante à árvore que, quanto mais aprofunda no solo as raízes, mais alterosa é, mais se expande, fica mais firme, vive mais, e cada passo de sua fixação é como uma nervura de ferro." — Bispo Taylor.

8. Como nos levará a humildade a considerar os demais?

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; ca¬da um considere os outros superiores a si mesmo." Filip. 2:3

9. Com quem habita Deus?

"Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos." Isa. 57:15.

10. Ao ser-nos perguntado a razão da esperança que há em nós, em que espírito devemos responder?

"Antes santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós." I S. Ped. 3:15.

11. Quem deve trabalhar por alguém que incorreu em falta, e com que espírito?

"Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espirito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado." Gál. 6:1.

12. Com que se devem adornar as mulheres cristãs?

"O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus." I S. Ped. 3:3 e 4. 

A instrução ministrada aqui, em princípio aplica-se com igual força aos homens que professam piedade. É a desnecessária ostentação de vestuário e de adorno externo que aqui é condenada. Deus quer os ornamentos internos ostentados no coração e na vida, e não os externos, unicamente para serem vistos pelos homens. O desnecessário adorno externo, portanto, pode geralmente ser tomado como indicação de que o adorno interno, tão precioso aos olhos de Deus está faltando. Não é condenada aqui a correção do vestuário.

13. Por que somos exortados a humilhar-nos?

"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte." I S. Ped. 5:6.

"Quanto mais alto estiver o homem em graça, mais baixo estará em sua própria estima." — Spurgeon.

14. Com que prometeu o Senhor adornar os humildes?

"Porque o Senhor Se agrada do Seu povo; Ele adornará os mansos com a salvação." Sal. 149:4.

15. Que são os humildes exortados a buscar?

"Buscai o Senhor, vós todos os mansos da Terra, que pondes por obra o Seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor." Sof. 2:3.

A circunstância de que os mansos são exortados a buscar a mansidão, é prova de que os próprios mansos devem apreciar e cultivar a mansidão, e que a santificação, ou o desenvolvimento de um caráter perfeito, é obra progressiva.

16. Que herança está prometida aos mansos?

"Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá, mas os mansos herdarão a Terra, e se deleitarão na abundância de paz." Sal. 37:10 e 11. 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal