Estudo 24 – O Sono da Morte - Estudos Bíblicos Adventistas

Ser Cristão, é ser Discípulo do Cristo.
Ir para o conteúdo

Estudo 24 – O Sono da Morte

24 Temas Cruciais
Série " 24 Temas Cruciais "
Objetivo principal: Conhecer a verdade, pela Bíblia, a respeito da morte e do estado dos mortos, e sobre seu futuro.

Outros objetivos: Entender que a imortalidade da alma que vagueia sem corpo por aí é uma flagrante mentira.

1. Que é morte no dizer de JESUS?

S. João 11:11-14 “Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu.” (ver: I Tess. 4:13; I Cor. 15:18 e 20; João 11:11 e 14)

A Bíblia nos ensina que existem duas mortes, a primeira não é definitiva, é como um sono muito profundo, ou melhor, uma morte temporária. A segunda morte é a definitiva, que a Bíblia chama por salário do pecado. É da segunda morte que JESUS veio para nos livrar, não da primeira.

2. Fez DEUS o homem para morrer ou para viver eternamente?

Gênesis 2:16 “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente.” Ele nos criou para vivermos eternamente, tal como Ele, desde que nos mantivéssemos fiéis ao amor, de onde vem a vida. Pelo amor fomos criados, pelo amor nascemos, mas contra o amor perdemos a vida, e até nos matamos uns aos outros.perdeu Adão ao pecar?

Romanos 5:12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”

O homem, pecando, isto é, rebelando-se contra o amor de DEUS, perdeu a capacidade de viver eternamente.

3. Como pode o homem mortal tornar-se imortal outra vez?

S. João 3:16; I João 5:11 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” e “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.”

4. Quando é que o ser humano passa a ter direito à vida eterna outra vez?

S. João 5:24 “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”

O direito nos é dado ao nos convertermos para JESUS, nosso Salvador, mas a vida propriamente dita, só a receberemos quando JESUS voltar á esta Terra.

5. Quando dará JESUS esta vida eterna aos que crerem?

I Coríntios 15:21-23 “Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. ”

Quando CRISTO voltar em glória, o que vai ser em breve.

6. Enquanto JESUS não vem, onde estão os mortos?

Daniel 12:2 “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.”

Eles se tornaram como o pó, de onde vieram, ou do que são constituídos, até que sejam chamados, uns para a vida eterna, outros para sofrerem a segunda morte, no inferno, até que seja totalmente consumidos.

Enquanto dormem, sabem os mortos qualquer coisa? Eclesiastes 9:5; Salmo 6:5; 115:17 “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento.” e “Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?” e “Os mortos não louvam o SENHOR, nem os que descem à região do silêncio.”sai do homem quando morrer? Eclesiastes 12:7 “O pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” O espírito sai e volta a DEUS, pois dele o ser vivo o tinha recebido.esse espírito raciocínio ou consciência própria? Salmo 146:4 – Não tem, veja: “Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.”espírito é esse que sai ao morrer? Gênesis 2:7 “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

Alma (vivente) somos nós enquanto possuímos o fôlego de vida, a respiração, que DEUS soprou em nós. A morte é a perda desse fôlego, que volta a DEUS, que pode restabelece-lo. Alma é a soma de nosso corpo com o fôlego. Portanto, não existem entidades sem corpo que vagam por aí, após nossa morte. O fôlego, como vimos, não possui capacidades intelectuais em si.

7. Quem originou essa idéia de que existe uma alma imortal?

Gen. 3:3 – “Então a serpente disse à mulher: ‘É certo que não morrerás’.” Essa é uma mentira inventada por satanás, transmitida a Eva, usando a serpente como meio, ou médium. Essa mentira é a doutrina básica do espiritismo, que grande parte do cristianismo adotou, mas, mesmo assim, conforme a Bíblia, continua sendo uma mentira, e por certo, a mais perigosa para sofrermos a morte eterna.

Sugestão: O homem era imortal. Tornou-se mortal. Pode tornar-se imortal outra vez, se decidir crer – converter-se. Faça isso, e garanta a sua vida para o futuro, para a eternidade, não custa mais nada.
Sikberto Renaldo Marks, professor titular, sénior, no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí – RS)

Voltar para o conteúdo