Estudo 21 – Prosperidade no Plano de Deus - Estudos Bíblicos Adventistas

Ser Cristão, é ser Discípulo do Cristo.
Ir para o conteúdo

Estudo 21 – Prosperidade no Plano de Deus

24 Temas Cruciais
Série " 24 Temas Cruciais "
Objetivo principal: Entender a verdadeira parceria entre o Criador e nós, criaturas, no impressionante plano mediante o qual DEUS promete disponibilizar a nós o Seu poder.

Outros objetivos: Compreender que o sistema de dízimo não é um imposto, é uma sociedade pela qual a parte que DEUS se propõe é garantir o bom andamento das nossas atividades, suprindo a atividade mais nobre na Terra: a de salvar pessoas para a vida eterna. A parte que Ele nos pede é 10% de nossa renda.

1. Qual o trabalho mais importante que JESUS nos recomendou?

S. Mateus 28:19 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”fizeram os apóstolos? S. Lucas 5:11 “E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram.”que viveram os pregadores naqueles tempos?

I Cor 9:14 “Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho.”

II Coríntios 11:8 “Despojei outras igrejas, recebendo salário, para vos poder servir.”

2. De quem é tudo que temos?

Salmo 24:1 Pode ver também Salmo 50:10 e 11) “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.”

Deuteronômio 8:18 “Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.”

Ageu 2:8 “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Que parte DEUS reservou para Si? Levíticos 27:30 “Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR.”que é o dízimo? Números 18:21 “Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação.” Os levitas é que ensinavam aos demais, sobre a Bíblia: II Cron. 17:8, 9 “e, com eles, os levitas Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobe-Adonias; e, com estes levitas, os sacerdotes Elisama e Jeorão. Ensinaram em Judá, tendo consigo o Livro da Lei do SENHOR; percorriam todas as cidades de Judá e ensinavam ao povo.”JESUS o sistema do dízimo, quando na Terra?

S. Mateus 23:23 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!”

3. Que fez Abraão, o “Pai” dos crentes?

Hebreus 7:1, 2 “Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou, para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo…”que acontece com o trabalho de muitas pessoas? Ageu 1:6 “Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel (bolsa) furado.”é o princípio da prosperidade e como ficar livre de adversidades? Malaquias 3:10, 11 “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”nos chamarão os vizinhos? Malaquias 3:12 “Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.”é reter dízimos e ofertas? Malaquias 3:8, 9 “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.”ocorre ao justo? Salmo 37:25 “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.”

Sugestão: Faça como DEUS mesmo sugeriu, e coloque-O a prova. Devolva 10% de sua renda para as atividades de ensino e pregação da Bíblia. Faça-o, por exemplo, por três meses, e teste a DEUS. Terá uma surpresa, os seus 90% serão mais que os anteriores 100%.

Comentário anexo

O dízimo foi instituído por DEUS, dando ao ser humano a oportunidade de colaborar com Ele. DEUS não necessita de nada que temos, mas Ele criou essa oportunidade. É um meio pelo qual pode nos cumular de favores, não uma relação de troca. É assim que os 90% que nos restam rendem mais que o total que dispúnhamos antes.
Sikberto Renaldo Marks, professor titular, sénior, no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí – RS)

Voltar para o conteúdo