Estudo 18 – Quem são os Anjos? - Estudos Bíblicos Adventistas

Ser Cristão, é ser Discípulo do Cristo.
Ir para o conteúdo

Estudo 18 – Quem são os Anjos?

24 Temas Cruciais
Série " 24 Temas Cruciais "
Objetivo principal: Obter conhecimento básico sobre a existência dos anjos.

Outros objetivos: Distinguir a ação dos anjos bons, que se mantiveram leais ao seu Criador, da ação dos anjos maus, que escolheram a rebelião, junto com Lúcifer, contra DEUS e contra JESUS.

1. Qual a origem dos anjos, bem como de todas as coisas?

Salmo 148:2, 5 “Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou ele, e foram criados.

Tudo o que existe, a matéria inanimada, os seres vivos irracionais, os seres humanos, e os seres superiores aos humanos vieram de um Criador, e existem com um propósito bem definido. Os seres humanos é que estão, provisoriamente vivendo à margem desse propósito, que é viver feliz realizando atividades altamente edificantes e que proporcionam o prazer aos semelhantes e tudo o mais. Os anjos também foram criados para funções muito importantes neste vasto Universo. Eles são os assistentes diretos do governo de DEUS.

São eles espíritos de mortos? Gênesis 3:24 “E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.”

Os anjos já existiam antes que houvesse a primeira morte.

2. Constituem família?

S. Mateus 22:30 “Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu.”são os anjos? Apocalipse 5:11 “Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares.”

Isso pode significar que seu número é tão grande que seria muito difícil de ser contado por um ser humano.

Têm corpo os anjos? I Coríntios 15:44 “Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” (Comparar com S. Lucas 24:36, 39, 41)

Eles tem um corpo, que entre os seres humanos, normalmente não é visível, para que não sejamos atingidos pela glória deles, e não sejamos consumidos, nem sejamos constrangidos à obediência a DEUS contra a nossa vontade e contra o nosso livre arbítrio. Enquanto estivermos nessa situação de pecadores, a existência dos anjos entre nós deverá ser muito discreta, pois não devem afetar nossa liberdade de escolha.

3. Que duas grandes classes de anjos há?

Apocalipse 12:7, 9 “Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; … Foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.”

Há os anjos que seguem a liderança de satanás e os que seguem a liderança de JESUS. Aqueles dedicam-se a mover guerra contra todos os que não querem adorar a satanás, que quer ser deus como é o Criador, que é DEUS de verdade. Os anjos de JESUS dedicam-se a todo tipo de atividade nobre, construtiva, digna do cara´ter edificante que DEUS lhes deu. A princípio todos os anjos eram servos de JESUS, mas muitos deles resolveram seguir a rebelião que lúcifer, um anjo superior, desferiu contra o Senhor JESUS. Ele queria ocupar o lugar de JESUS.

4. Que fazem os anjos maus?

Transformam-se e se disfarçam – II Coríntios 11:14, 15 contra nós. – Efésios 6:11, 12mentem e ensinam erros – I Timóteo 4:1

5. Que fazem os anjos bons?

Salmo 34:7 – protegem, conforme for adequado91:11 – acompanham sempre (Mateus 18:10)5:6 – registram nossos atos7:10 – são testemunhas no juízo do Senhor

Que farão os anjos bons quando JESUS vier?

Mateus 24:31 “E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.”

Eles acompanharão a vinda do Salvador, e cada anjo da guarda receberá o ser humano ao lado do qual, invisível, esteve pelos seus anos de vida.

Sugestão: Os anjos maus disputam nossas preferências. Eles usam de meios os mais diversos para nos escravizar, contra nossa vontade, a satanás. A televisão, por exemplo, é um desses meios que eles mais utilizam. Nós devemos fazer uso de nossa vontade e dar oportunidade a que somente os anjos bons fiquem ao nosso lado.
Sikberto Renaldo Marks, professor titular, sénior, no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí – RS)

Voltar para o conteúdo