Estudo 14 – A Lei no Tribunal do Céu - Estudos Bíblicos Adventistas

Ser Cristão, é ser Discípulo do Cristo.
Ir para o conteúdo

Estudo 14 – A Lei no Tribunal do Céu

24 Temas Cruciais
Série " 24 Temas Cruciais "
Objetivo principal: Entender a importância da obediência aos Dez Mandamentos.

Outros objetivos: Entender quais os Dez Mandamentos que devem ser guardados, se os da Bíblia, ou os que os homens alteraram.

1. Como deve ser a ética do comportamento das pessoas racionais e inteligentes?

S. Tiago 2:12 “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.”

2. Que lei é essa, pela qual seremos julgados?

S. Tiago 2:10 e 11 “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei.” Refere-se a Lei dos Dez Mandamentos, que se encontra no Céu (Apocalipse 11:19).

3. Qual é a lei em cujo conteúdo se encontra: Não matarás, não adulterarás?

Êxodo 20:3-17 (Dez Mandamentos – idem em Deuteronômio 5:6-21) – Ver na lição IX a íntegra dos Dez Mandamentos. Por esses textos, já estudados, confirma-se que a Lei do tribunal celeste são os Dez Mandamentos, a Lei de DEUS.lei será escrita nos corações?

Hebreus 8:10 “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: nas suas mentes imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”

II Coríntios 3:3, “estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.” A mesma que foi escrita nas tábuas de pedra, no Novo Concerto deve ser escrita nos corações e nas mentes – pode ver, para confirmar, Deuteronômio 11:18; 30:10; 32:46; Salmo 37:31; 119:10, 34, 69; Provérbios 3:3; 4:4, 23; 7:3; Isaías 51:7; Jeremias 31:33; 32:40; Ezequiel 11:19, Marcos 4:15, procure e confirme em sua Bíblia, todos esses versículos referem-se a Lei de DEUS nas mentes e no coração.

Explicar a razão, a bênção e a amplitude de cada mandamento. É simples, pela obediência, nos vinculamos livremente ao nosso Criador, e nos associamos a Ele pelo amor, pois os Dez Mandamentos, como ainda estudaremos, são a essência de como é o amor e como ele funciona. DEUS é amor, e obedecendo a Lei do amor, nos ligamos a esse DEUS. Assim, Ele fará tudo por nós em forma de bênçãos.a causa de todo mal? Romanos 1:21, 25, 28-32; “porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. … pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! … E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.”disse JESUS dessa Lei? S. Mateus 19:17 e 5:17 e 18 “Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” e “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.”será justificado, isto é, declarado sem pecado? Romanos 2:13 e 7:12) “Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. ” e “Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.”nos capacita a guardar os mandamentos? Filipenses 4:13 “Tudo posso naquele que me fortalece.” e S. João 1:12; 15:5, 10. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.” … Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. … Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.”

Sugestão importante e vital: De agora em diante, forme uma aliança com o teu Criador, e resolutamente, guarde os Seus mandamentos. Por eles, estarás te vinculando com Seu amor, e a fórmula do amor está em Seus mandamentos.

Pergunta complementar: Como, na prática, se explica a vinculação de amor com O Criador, guardando os Seus Dez Mandamentos? (Dica: leia João 14 e 15 e I João 2:3 a8; 3:4 a 6 e 21 a 24; 4:7 a 21 e 5:1 a 3. Se tiver dificuldades para encontrar esses versos em sua Bíblia, peça auxílio a quem sabe, ou mande um email para marks@designioglobal.com.br
Sikberto Renaldo Marks, professor titular, sénior, no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí – RS)

Voltar para o conteúdo