Estudo 12 – O Dia do Juízo no Santuário Celestial - Estudos Bíblicos Adventistas

Ser Cristão, é ser Discípulo do Cristo.
Ir para o conteúdo

Estudo 12 – O Dia do Juízo no Santuário Celestial

24 Temas Cruciais
Série " 24 Temas Cruciais "
Objetivo principal: Entender como funciona o julgamento no tribunal celeste.

Outros objetivos: Conhecer quais os livros utilizados no tribunal celeste e quais os critérios de julgamento.

Com relação ao que é praticado neste mundo, haverá justiça algum dia? Eclesiastes 12:14. “Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.”é a cena do juízo? Daniel 7:9-10 “Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros.”é o Juiz? S. João 5:22, 27; Atos 17:31 “E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento. … E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.” e “porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” JESUS é o Juiz.são as testemunhas? Apocalipse 5:11 “Vi, e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares.”são os livros do julgamento?

Da Vida – Apocalipse 20:15; 21:27 “E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” … Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.” (Nomes)

Memorial – Malaquias 3:16 “Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome.” (Atos)

Livro de registros – Apocalipse 20:12 up. – “…e os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.”

Há três livros no Céu, para o julgamento no tribunal: o livro da vida, onde constam os nomes de todos aqueles que algum dia aceitaram seguir JESUS; o memorial, onde os anjos anotam as obras dignas da obediência aos princípios legais; e o livro dos registros, onde constam as obras condenáveis. Aqueles que se arrependeram de todos os seus pecados, nada consta sobre eles no livros dos registros, mas seu nome está no livro da vidas, e suas boas obras ficarão registradas perpetuamente no livro das memórias.

1. Quando o nome de alguém é inscrito no Livro da Vida?

S. João 5:24 “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” No dia da conversão.

Quem será julgado? I S. Pedro 4:17; S. João 3:18 “Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?” e “Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” Aqueles que têm o nome no Livro da Vida. Os outros já estão condenados pelos seus próprios procedimentos.é feito o juízo? Apocalipse 20:12 “Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros (O memorial e o de registros). Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.” Abre-se o Livro da Vida. Se o nome da pessoa ali está, verifica-se, no memorial, se confessou e venceu todos os pecado. Em caso positivo, o que consta de maus atos sob sua responsabilidade no livro de registros, será apagado, pois houve arrependimento. O seu nome fica preservado para sempre no livro da vida. Caso não houve arrependimento, seus maus atos não são apagados, mas o seu nome será riscado do livro da vida.alguém não venceu e não confessou todos os pecados, o que acontece? Êxodo 32:33 “Então, disse o SENHOR a Moisés: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim.”alguém venceu todos os pecados, que ocorre no julgamento?

Apocalipse 3:5 “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”

2. Que decreto é feito na conclusão do juízo?

Apocalipse 22:11 “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.”fará JESUS logo a seguir? Apocalipse 22:12. “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.”

Sugestão: Hoje é o dia de arrependimento dos pecados, confessando-os a DEUS, em nome de JESUS, e eles serão cancelados, pelo que a sua vida eterna será garantida, pois o seu nome permanecerá ali escrito para sempre.

Perguntas complementares:

Reflita, por que o julgamento só é realizado após a morte?

E por que os nomes são escritos no livro da vida só quando a pessoa arrependeu-se de seus pecados, e decidiu sinceramente mudar sua vida?
Sikberto Renaldo Marks, professor titular, sénior, no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí – RS)

Voltar para o conteúdo