Estudo 07 – A Nova Terra - Estudos Bíblicos Adventistas

Ser Cristão, é ser Discípulo do Cristo.
Ir para o conteúdo

Estudo 07 – A Nova Terra

24 Temas Cruciais
Série " 24 Temas Cruciais "
Objetivo principal: Conhecer algo sobre a Nova Terra.

Outros objetivos: Saber que a Nova Terra não será um lugar monótono, onde nada se terá para fazer. Entender que vai valer a pena alcançar a vida eterna, pois as maravilhas dali fogem ao alcance da nossa compreensão.

Como será a vida na Nova Terra?

Isaías 35:1, 2 – Terra será fértil “O deserto e a terra se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso. Florescerá abundantemente, jubilará de alegria e exultará; deu-se-lhes a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Sarom; eles verão a glória do SENHOR, o esplendor do nosso Deus.”ías 35:5, 6 – Não haverá cegos e aleijados “Então, se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo.ías 35:7 – Sem desertos “A areia esbraseada se transformará em lagos, e a terra sedenta, em mananciais de águas; onde outrora viviam os chacais, crescerá a erva com canas e juncos.”ías 35:10 – Alegria eterna, felicidade “Os resgatados do SENHOR voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.”ías 11:6, 7 – Animais serão mansos “O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi.”ías 11:8, 9 – Nada haverá que faça mal “A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.”ías 65:21, 22 – Lá iremos construir, plantar, comer, etc. “Eles edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque a longevidade do meu povo será como a da árvore, e os meus eleitos desfrutarão de todo as obras das suas próprias mãos.”

Como se chama a capital da Nova Terra?

Apocalipse 21:1, 2 – (Nova Jerusalém) “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a Nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.”
Como será a cidade? Apocalipse 21:12-14, 16-21 “Tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto às portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. Três portas se achavam a leste, três, ao norte, três, ao sul, e três, a oeste. A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. … A cidade é quadrangular, de comprimento e largura iguais. E mediu a cidade com a vara até doze mil estádios. O seu comprimento, largura e altura são iguais. Mediu também a sua muralha, cento e quarenta e quatro côvados, medida de homem, isto é, de anjo. A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido. Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; o quinto, de sardônio; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; e o duodécimo, de ametista. As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente.”

Que não haverá lá? Apocalipse 21:4 “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.”

Para quem é a Nova Terra?

I Coríntios 2:9 (Para os que amam a ‘DEUS’) “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

Sugestão: amemos a DEUS, fazendo a Sua vontade que é boa! A recompensa é melhor ainda.

Perguntas complementares:

Você já imaginou trabalhar sem a necessidade de agenda, de pagamentos, de cumprimento de prazos?

Já imaginou o trabalho apenas pelo prazer de realizar algo de bom e construtivo, sendo a motivação maior, fazer o bem pelo nossos próximo, e para a glória de DEUS, Ele que nos dá tudo, e que nos ajuda em tudo?

Comentário anexo: Na Nova Terra trabalharemos não pela vida, mas pela felicidade de agirmos em conjunto, seres inteligentes com seres inteligentes, utilizando dessa inteligência como ela deve ser utilizada, ou seja, só para o que é construtivo, correto e bom.
Sikberto Renaldo Marks, professor titular, sénior, no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí – RS)

Voltar para o conteúdo