Estudo 06 – Os Mil Anos - Estudos Bíblicos Adventistas

Ser Cristão, é ser Discípulo do Cristo.
Ir para o conteúdo

Estudo 06 – Os Mil Anos

24 Temas Cruciais
Série " 24 Temas Cruciais "
Objetivo principal: Entender o que vai acontecer antes, durante e após o milênio, aqui na Terra, e no Céu.

Outros objetivos: Obter conhecimento sobre as duas ressurreições; sobre a prisão de satanás, e sobre o fim do mal e dos maus, e o que vai haver após a destruição dos maus.

A Bíblia refere-se a duas ressurreições: quais são elas?

João 5:28, 29 e Atos 24:15 “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os quetiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.” e “tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos.”
(As duas ressurreições são: a dos justos e a dos ímpios.)

Quando ocorrerá a ressurreição dos justos?

I Tessalonicenses 4:16 e Apocalipse 20:6 “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” e “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.”

(Ao JESUS voltar, os justos ressuscitarão, os demais, os ímpios, só após mil anos.)

Quando ocorrerá a ressuscitarão os ímpios?

Apocalipse 20:5, primeira parte “Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos.”

(Eles vão ressuscitar mil anos mais tarde à ressurreição dos justos.)

Quais os acontecimentos do início do milênio?

Volta de JESUS, conforme versículos acima.dos ímpios – II Tessalonicenses 2:8 “então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.”

Ressurreição dos justos – I Tessalonicenses 4:16, 17 “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.”

Arrebatamento dos justos, conforme o verso acima.

Prisão de Satanás – Apocalipse 20:1-3 “Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo.” (Ele ficará só, com seus anjos, nessa terra, por mil anos, não vai haver nenhum ser humano vivo para ele tentar e levar à prática da maldade, isso equivale a prisão.)

Quais as condições durante o milênio?

Justos vivem, julgam e reinam com CRISTO

(Apocalipse 20:4; Apocalipse 20:6) “Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.” e “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.”

Ímpios estarão mortos – Jeremias 25:33 “Os que o SENHOR entregar à morte naquele dia se estenderão de uma a outra extremidade da terra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; serão como esterco sobre a face da terra.”
Terra estará vazia – Jeremias 4:23 a 27 “Olhei para a terra, e ei-la sem forma e vazia; para os céus, e não tinham luz. Olhei para os montes, e eis que tremiam, e todos os outeiros estremeciam. Olhei, e eis que não havia homem nenhum, e todas as aves dos céus haviam fugido. Olhei ainda, e eis que a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derribadas diante do SENHOR, diante do furor da sua ira. Pois assim diz o SENHOR: Toda a terra será assolada; porém não a consumirei de todo.”
Satanás estará preso, incapaz de corromper, pois não vai haver ser vivo na Terra – Apocalipse 20:2 “Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos”

Quais os acontecimentos do fim do milênio?

A Nova Jerusalém desce com JESUS e os anjos

Apocalipse 21:2; Zacarias 14:4 “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.” e “Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul.”

Os ímpios ressuscitam – Apocalipse 20:5 “Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos.”

Satanás é solto – Apocalipse 20:7 “Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão.”

Os ímpios tentam tomar a cidade e são consumidos – Apocalipse 20:8 e 9; Malaquias 4:1-3 “e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue (nações contra o povo de DEUS), a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu.” e “Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria. Pisareis os perversos, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Satanás é destruído – Apocalipse 20:10; Ezequiel 28:19 “O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.” e “Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás.”

Que surgirá então?

II S. Pedro 3:10-13 “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.”

Tem DEUS prazer na morte do ímpio?

Ezequiel 33:11 “Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?”

Sugestão: decida estar dentro da cidade, com aqueles que viverão por toda a eternidade.

Pergunta complementar: Por que os justos podem ser salvos, mas os maus e ímpios devem ser destruídos?

Comentário anexo:

Para o bem estar dos justos, para a garantia da felicidade do Universo, para que somente o amor seja a norma de vida, é preciso eliminar os maus e desobedientes. Estes jamais aprenderiam a livre obediência à lei do amor. Eles se familiarizaram tanto com o ódio que se tornaram dependentes dele. Tudo o que fazem, precisa haver ódio. Vivem com ele e para ele. Sua existência é nociva a eles mesmos, e a tudo o mais que possam afetar.

Pelo estudo, vimos que por ocasião da segunda vinda de CRISTO, o que será breve, os vivos serão transformados em seres santos, assim como eram santos Adão e Eva, antes do pecado. A sua vida de santificação será então completada, pois porque se arrependeram, seus pecados foram todos perdoados. Os mortos que morreram na esperança da salvação, que se arrependeram e pediram perdão pelos seus pecados enquanto ainda estavam vivos, eles ressuscitarão já transformados, na mesma oportunidade em que os vivos forem transformados. Então JESUS os levará para onde é o trono de DEUS. A ali morarão durante mil anos. Ali estarão, num lugar extremamente lindo, durante mil anos. Eles ali poderão examinar os livros dos registros e entender as razões porque os outros não estão ali. Tudo será rigorosamente conferido, nome a nome. Todos os ímpios, então mortos aqui na terra, de onde nunca sairão, serão julgados.

No final do milênio, JESUS, com a cidade e todos os justos salvos, voltará a esta Terra. Então os ímpios ressuscitarão por um pequeno período de tempo. Isso equivale à libertação de satanás de sua prisão que terá durado mil anos. Então eles se reunirão e cercarão a cidade, na intenção de tomá-la. Ele serão muitos. Enquanto estiverem nesse afã, descerá fogo dos Céus e os destruirá, e purificará toda a terra. Não restará vestígio do que fora uma vez um local de muitos pecados, violência e ódio. É o fim de satanás, de seus anjos e de todos aqueles que se tornaram seus escravos. É o fim da dor, do sofrimento e da morte. Daí em diante, nunca mais haverá lágrimas, e não se terá mais motivo para lembrar as coisas passadas. E o mal, isso está garantido, nunca mais se levantará pela segunda vez, conforme Naum 1:9.

Com a destruição definitiva da origem do mal, que se localiza em satanás, o Universo retomará o curso que vinha mantendo antes da ocorrência da manifestação do ciúmes de satanás. Esse lapso de alguns milhares de anos, então, terão sido apenas uma página negra na história de Universo e na história da humanidade. A partir do final do milênio, o tempo não mais contará para os salvos, pois ele não mais será algo importante, já que o seu futuro não terá fim.
Sikberto Renaldo Marks, professor titular, sénior, no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí – RS)

Voltar para o conteúdo