Estudo 05 – A Profecia da Volta d’O Nosso Senhor Jesus Cristo - Estudos Bíblicos Adventistas

Ser Cristão, é ser Discípulo do Cristo.
Ir para o conteúdo

Estudo 05 – A Profecia da Volta d’O Nosso Senhor Jesus Cristo

24 Temas Cruciais
Série " 24 Temas Cruciais "
Objetivo principal: Conhecer as principais características do contexto da volta de Jesus.

Outros objetivos: Saber identificar sinais relacionados à volta de Jesus; e qual o sinal que determina o fim.

1. Que perguntaram os apóstolos?

S. Mateus 24:3 “No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.”

(Eles fizeram três perguntas: Quando iria acontecer a destruição de Jerusalém, pois JESUS havia dito que dela não sobraria pedra sobre pedra; qual seria o sinal da segunda vinda de JESUS e; que sinal haveria do fim do mundo)

2. Em resposta, a que Se referiu JESUS?

S. Mateus 24:15 e 16; Lucas 21:20-24 “Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda), então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes” e “Quando, porém, virdes Jerusalém sitiada de exércitos, sabei que está próxima a sua devastação. Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que se encontrarem dentro da cidade, retirem-se; e os que estiverem nos campos, não entrem nela. Porque estes dias são de vingança, para se cumprir tudo o que está escrito. Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira contra este povo. Cairão a fio de espada e serão levados cativos para todas as nações; e, até que os tempos dos gentios se completem, Jerusalém será pisada por eles.” (Jesus referiu-se a destruição de Jerusalém, ela ocorreu em 70 DC)

3. Qual acontecimento foi mencionado em seguida?

S. Mateus 24:21 “porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais.” (Essa foi a grande perseguição aos cristãos, de 70 a 1773)

4. Que ocorreria após 1773?

S. Mateus 24:29 “Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.”

Escurecimento do sol – foi em 19/05/1780; Escurecimento da lua – no mesmo dia do escurecimento do sol Queda das estrelas – isso ocorreu em 13/11/1833; os poderes do Céu são o sol, a lua e as estrelas.

5. Como é chamado o período que se segue?

II Timóteo 3:1 “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis.” (é o período do fim)

6. Que haverá nos últimos dias, como será a sociedade, e o comportamento das pessoas em geral?

II Timóteo 3:2-5; S. Tiago 5:3 “pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também desses.” e “o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias.” (Essas descrições são exatamente para os nossos dias.)

II S. Pedro 3:3, 4; e S. Mateus 24:5-8 “tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” e “Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores.” (É a descrição fiel de como se comportariam as pessoas no fim dos tempos.)

7. Qual o último grande sinal que precede o fim?

S. Mateus 24:14 “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.”

(Todas as pessoas saberão que Jesus vai voltar e tomarão sua decisão, então o fim vem.
Sikberto Renaldo Marks, professor titular, sénior, no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí – RS)

Voltar para o conteúdo