Estudo 04 – A Pedra Espacial - Estudos Bíblicos Adventistas

Ser Cristão, é ser Discípulo do Cristo.
Ir para o conteúdo

Estudo 04 – A Pedra Espacial

24 Temas Cruciais
Série " 24 Temas Cruciais "
Objetivo principal: Ter a compreensão exata, conforme a Bíblia, da segunda vinda de Jesus a esta Terra.

Outros objetivos: Entender como a Bíblia relaciona pedra como figura de JESUS; saber como Ele vai voltar; o que vai acontecer com os justos e o que vai acontecer com os que não se arrependeram.

Quem é a pedra, nas palavras de S. Pedro?

I S. Pedro 2:3,4 “Se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa.

(A pedra é JESUS CRISTO)

Veja mais em Atos 4:10,11 “Tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós. Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.”

Efésios 2:20 “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular.

Descerá JESUS a esta Terra?

I Tessalonicenses 4:16 “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”

Atos 1:11 “e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.”

(Sim, Ele prometeu, e os sinais proféticos anunciam que estamos no tempo d’Ele voltar.)

Que disse JESUS sobre Sua volta?

João 14:1-3 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”

Quão certa é a volta de JESUS?

Hebreus 9:27,28 “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.”

(Tão certo como a morte é a segunda vinda de CRISTO.)

Como virá Nosso Senhor JESUS CRISTO?

Em corpo – Atos 1:9-11 e Luc 24:39, 41 “Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.” e “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. … E, por não acreditarem eles ainda, por causa da alegria, e estando admirados, Jesus lhes disse: Tendes aqui alguma coisa que comer?”

Será visto por todos – Apocalipse 1:7 e Mateus 24:30 “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!” e “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.”

Acompanhado – Mateus 25:31 “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória”

Com poder e glória – Lucas 21:27 “Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória.”

Que ocorrerá com os justos ao descer JESUS?

I Tessalonicenses 4:16, 17 e I Coríntios 15:52 “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.” e “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.”

(Os justos mortos ressuscitarão, os vivos serão transformados, e ambos serão levados para o Céu.)

Que ocorrerá com os ímpios?

II Tessalonicenses 1:7-9; 2:8 “e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder” e “então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.”

(Eles são mortos, a eles está destinada a morte eterna.)

A volta de JESUS é chamada o fim do mundo porque os ímpios morrem e os justos são levados ao Céu.)

O grande paradoxo de atitude entre os que rejeitaram a vidas e os que a aceitaram:

Ímpios desesperados – Apocalipses 6:15-17 “Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?”

Justos felizes – Isaías 25:9 “Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o
SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.”

Sugestão: Deu para perceber que só vai haver duas classes quando JESUS voltar. Vamos decidir estar entre os justos e obedientes, aos quais é prometida a vida eterna quando Jesus voltar. Entenda no próximo estudo quando Jesus volta.

Perguntas complementares:

Quem é a pedra que descerá dos céus?

Que maneira Jesus vai descer do céus?

Qu exemplo foi usado pela Bíblia para ilustrar o modo como Jesus vai voltar?

Qual a diferença entre a primeira vinda de Jesus e a segunda vinda?

Que deverá acontecer com os injustos?que acontecerá com os que se arrependeram?

Comentário anexo:

A pedra que Nabucodonosor em seu sonho viu cair do céu, como que atirada sem mãos, portanto, vindo das alturas infinitas, e que atingiu os pés da estátua e destruiu toda a estátua, era símbolo da segunda vinda de JESUS a esta Terra. Ele viria no tempo dos reinos divididos, segundo a profecia do sonho, revelado por DEUS ao profeta Daniel. Mas, devemos agregar ainda outras informações com relação a tal pedra. Daniel 2:43 e 44 refere-se às condições do tempo da volta de JESUS. Lá diz que as nações estariam tentando unir-se, e que no tempo desses reis, ou seja, no tempo em que houvesse grande esforço de unificação dos reinos divididos, JESUS voltaria, como uma pedra sobrevindo ao planeta. JESUS surgiria, para muitos, como de fato vem uma pedra, verdadeira surpresa, ou como se fosse um ladrão. Ele, por muitos, não será aguardado, mas tratado com indiferença ou com rejeição. Para estes Ele virá como se fosse um meteorito inesperado vindo do espaço, ou como diz a Bíblia, como vem o ladrão (vide S. Mateus 24:42 a 44).

Hoje, nos nossos dias, tanto a Europa como as nações do mundo estão realizando enormes esforços pó uniões internacionais entre nações. A Europa está tentando unir os seus países num só país. Por três plebiscitos realizados no ano 2000, em consulta popular, o povo pronunciou-se contra a unificação da Europa, frustrando os dirigentes. Por enquanto está suspensa essa unificação. Na realidade, ela jamais ocorrerá, pois a profecia prevê que no tempo da tentativa dessas uniões JESUS voltaria. Assim como a Europa tenta unir-se, as nações do mundo fazem algo parecido, aproximando-se em blocos econômicos. Essa onda de união está no contexto de Apocalipse 16:13 e 14, onde se refere à tríplice aliança dos poderes que tentariam dominar o mundo. Esses poderes são, conforme aquela passagem, o protestantismo apostatado dos Estados Unidos, o catolicismo e o espiritismo. Esses poderes unem-se para a grande guerra do dia do Senhor, ou seja, para a última batalha entre os poderes de satanás e os poderes de JESUS. Eles, esses três poderes de satanás, estariam operando sinais e prodígios, dirigindo-se aos países do mundo inteiro a fim de reuni-los para essa guerra, chamada Armagedon. Apocalipse 17:12 a 14 complementa o que se apresenta em Apocalipse 16:13 e 14. Diz que o mundo se une em torno de um único pensamento: oferecer à besta, isto é, à igreja católica, o seu poder e a sua autoridade, para fazer guerra contra o cordeiro (JESUS) e aqueles que são de fato fiéis a Ele. Diz ainda que JESUS e os seus verdadeiros fiéis vencerão, pois essa vitória já está garantida na cruz do calvário. O que está escrito no texto, em linguagem bíblica, é o seguinte: “Os dez chifres (os poderes mundiais das nações unidas em forma de blocos econômicos) que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino (blocos econômicos não são reinos), mas recebem autoridade como reis (isto é, a coordenação desses blocos tem poder como se fossem, cada um, um país), com a besta (ou seja, o vaticano também recebe tal poder, para dominar, como já teve no passado, durante a Idade Média), durante uma hora (isto é, por bem pouco tempo, talvez quinze dias). Tem estes um só pensamento, e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem (ou seja, todos os países do mundo concordarão em dar poder e autoridade para o Vaticano). Pelejarão eles contra o Cordeiro (JESUS), e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados eleitos e fiéis e que se acham com Ele (estes são aqueles que guardam os Dez Mandamentos da Bíblia, conforme Apocalipse 12: 17 e 14:12).

Nos dias em que esses poderes estiverem se preparando para dominar o planeta e impor outra vez a santificação do domingo é que JESUS vai voltar. Esses são os nossos dias. A Sua segunda vinda está, hoje, muito próxima.
Sikberto Renaldo Marks, professor titular, sénior, no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí – RS)

Voltar para o conteúdo