Estudo 02 – Vida Saudável - Estudos Bíblicos Adventistas

Ser Cristão, é ser Discípulo do Cristo.
Ir para o conteúdo

Estudo 02 – Vida Saudável

24 Temas Cruciais
Série " 24 Temas Cruciais "
Objetivo principal: Identificar as orientações da Bíblia sobre a saúde de nosso corpo e nossa mente.

Outros objetivos: saber o que é saudável para alimento e o que devemos evitar para não prejudicar nossa saúde; saber que a conversas aderir e quais evitar; entender o valor de nosso corpo diante de DEUS.

1. Qual o desejo de DEUS?

III João 2 “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.”

(O Seu desejo é que tenhamos saúde)

2. Para termos saúde, que aconselha DEUS para nossa alimentação?

Gênesis 1:29 “E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e
todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.”

Isaías 55:2 “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz?

Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.”

(Comer cereais, frutas, verduras, tudo o que faz bem)

3. Das carnes, quais as que podemos comer?

Levíticos 11:2, 3, 5-7 “Dizei aos filhos de Israel: São estes os animais que comereis de todos os quadrúpedes que há sobre a terra: todo o que tem unhas fendidas, e o casco se divide em dois, e rumina, entre os animais, esse comereis. … o arganaz, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; este vos será imundo; a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esta vos será imunda. Também o porco, porque tem unhas fendidas e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo.”

(Animais que tem casco partido, e remoem, são os critérios de pureza para a carne.)

Levíticos 11:9, 10, 12 “De todos os animais que há nas águas comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nos mares e nos rios; esses comereis. Porém todo o que não tem barbatanas nem escamas, nos mares e nos rios, todos os que enxameiam as águas e todo ser vivente que há nas águas, estes serão para vós outros abominação. … Todo o que nas águas não tem barbatanas ou escamas será para vós outros abominação.

(Peixes que tenham escamas e barbatanas)

Levíticos 11:13-20 Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, o quebrantosso e a águia marinha; o milhano e o falcão, segundo a sua espécie, todo corvo, segundo a sua espécie, o avestruz, a coruja, a gaivota, o gavião, segundo a sua espécie, o mocho, o corvo marinho, a íbis, a gralha, o pelicano, o abutre, a cegonha, a garça, segundo a sua espécie, a poupa e o morcego. Todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés será para vós outros abominação.”

(Aves limpas, segundo o critério bíblico)

4. Que não usar?

Gênesis 9:4 “Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.”

(Sangue não deve servir como alimento)

5. Que bebidas não devemos beber?

Provérbios 23:29-31 “Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.” (Refere-se a qualquer bebida com álcool)

I Coríntios 6:10. “nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.”

Hebreus 2:15. “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas!”

(Bebida com álcool sempre provoca prejuízos ao ser humano)

6. A que não entregar nosso corpo?

I Coríntios 6:18-20 “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”
(Para o nosso bem e felicidade, não compensa, jamais, entregar o corpo à imoralidade, impureza, etc.)

7. Em que devemos pensar?

Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

(É adequado pensar em tudo o que está de acordo com princípios saudáveis, que é bom em todos os sentidos)

8. Que não devemos falar?

Efésios 5:3 “Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos.”

I Coríntios 15:33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”

II Timóteo 2:16. “Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.”
(por que não evitar conversas inúteis, irreverentes, de maldade…, no que de positivo elas contribuem?)

9. Que mais devemos evitar?

I S. Pedro 2:1 “Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,”

10. Que devemos cultivar?

II Pedro 1:6 “Com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade.”
Glória para quem deve ser tudo o que fizermos?

I Coríntios 10:31 “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (Isto significa que, honrar a DEUS, é um critério seguro para obtermos dignidade de vida)

11. É o cuidado do corpo questão de salvação ou de perdição?

I Coríntios 3:16, 17 “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo. Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”

(Nosso corpo é sagrado perante DEUS, tem valor especial, portanto, devemos cuidá-lo, pois é o único que temos para viver)

12. Qual a promessa de DEUS?

Êxodo 23:25 “Servireis ao SENHOR, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e tirará do vosso meio as enfermidades.”

(Servir ao Senhor significa agir da maneira como Ele aprova, e Ele sempre quer tudo o que é bom para nós, e só o que é bom.)

Comentário anexo: Conselhos simples sobre saúde.

Como beber água: Adultos, 2 litros ao dia, beber durante o dia até 30 minutos antes das refeições e duas horas depois. Pela manhã, ao levantar e pelo menos 60 minutos antes do desjejum, tomar um a dois copos de água pura morna e engolir um dente pequeno de alho. Pode tomar suco de limão, meio copo. Mas não tome mais de dois copos ao todo.

O conjunto dos bons alimentos é: cereais, frutas, nozes e verduras. Porém, não misture frutas com verduras numa mesma refeição, e não coma nozes à noite, é alimento pesado para a digestão.

Na refeição, comer um tipo de fruta, de preferência doce, mais cereais e pão e um pouco de nozes ou amendoins. Tome um copo de leite ou de yugurte. Frutas devemos usar em abundância.

Ao meio dia, nunca coma frutas, mas saladas cruas sem vinagre, temperadas com limão e sal, mais dois ou três pratos de comida quente e um pouco de nozes ou amendoins.

À noite, pelo menos três horas antes de dormir, pela janta coma fruta outra vez, cereais e/ou pão torrado e bolacha de sal e sopa. Varie esses alimentos de uma refeição para outra.

Não coma demais no jantar. Até pode dispensar o jantar, mas não dispense o desjejum pela manhã, isso é prejudicial. Nunca coma antes de dormir nem durante a noite.

Exercite-se pelo menos três vezes por semana, por exemplo, caminhando 40 a 60 minutos de cada vez. O repouso calmo e completo é imprescindível para uma vida saudável. A correta respiração de ar puro oxigena todo o organismo, principalmente o cérebro. Ouça música adequada.

Dicas para uma boa saúde

Deixe de usar açúcar, principalmente o refinado;

Não coma entre as refeições, tome água ou sucos;

Deixe o fumo, o álcool de qualquer espécie e quantidade, experimente e verá grande melhora em sua saúde;

Utilize farinha e cereais integrais, são mais ricos em nutrientes;

Mastigue devagar para salivar bem, e não necessitar de líquidos para “empurrar” o alimento; a saliva é suficiente;

Elimine as frituras que tornam a digestão difícil;

Elimine os estimulantes, como chá preto e café;

Não coma em demasia, isso insensibiliza os nervos e enfraquece a vitalidade, além de sobrecarregar o estômago;

Reduza a carne, até poder substituí-la por nozes;

Não utilize muitas variedades de alimentos numa mesma refeição, mas varie de uma para outra;

O melhor pão para a digestão é o torrado, o pior é o que está quentinho, embora gostoso.

Sugestão: Experimente estas dicas por dez dias, então faça uma avaliação dos resultados.

Pergunta complementar:

Qual a razão da humanidade ter se afastado a grande distância da alimentação saudável indicada pelo Criador?
Sikberto Renaldo Marks, professor titular, sénior, no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí – RS)

Voltar para o conteúdo