Culto Público - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Culto Público

A Bíblia Responde > XIII – Oração e Culto Público
A Bíblia Responde - Capítulo nº 13 - Oração e Culto Público

1. De que única maneira pode Deus ser verdadeiramente adorado?

"Deus é Espírito, e importa que os que 0 adoram O adorem em espírito e em verdade." S, João 4:24.

2. Como somos instruídos a adorar a Deus?

"Dai ao Senhor a glória devida ao Seu nome, adorai o Senhor na beleza da Sua santidade." Sal. 29:2.

3. Que atitude é indicativa de reverência na adoração?

"Ó, vinde adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou." Sal. 95:6.

4. Faz o canto parte da adoração a Deus?

"Entrai pelas portas dEle com louvor, e em Seus átrios com hinos." "Apresentai-vos a Ele com canto." Sal. 100:4 e 2.

5. Aprova a Bíblia o uso de instrumentos musicais na adoração de Deus?

"Louvai-O com som de trombeta: Louvai-O com o saltério e a harpa. Louvai-O com o adufe e a flauta; louvai O com instrumento de cordas e com órgão. Louvai-O com os címbalos sonoros, Iouvai-O com címbalos altissonantes." Sal, 150:3-5. Ver também Sal. 92:1-3.

6. Que promessa é feita aos que esperam no Senhor?

"Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." Isa. 40:31.

7. Só as grandes assembleias poderão contar com a presença de Cristo?

"Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles." S. Mat. 18:20.

8. Que pensava Davi no tocante aos cultos públicos?

"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor." "A minha alma está anelante, e desfalece pelos átrios do Senhor; e o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo." "Porque vale mais um dia nos Teus átrios do que em outra parte mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade." Sal. 122:1; 84:2 e 10.

9. Que advertência faz Paulo quanto à reunião dos crentes para culto público?

"Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." Heb. 10:25.

10. Regista Deus as reuniões de Seu povo?

"Então aqueles que temem ao Senhor falam cada um com o seu companheiro; e o Senhor atenta e ouve; e há um memorial escrito diante dele, para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do Seu nome. E eles serão Meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei serão para Mim particular tesouro; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve." Mal. 3:16 e 17.

11. Há bênção na frequência habitual à igreja?

"Bem-aventurados os que habitam em Tua casa; louvar-Te-ão continuamente." "Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e aprender no Seu templo." Sal. 84:4; 27:4.

12. Que admoestação é feita quanto ao comportamento na casa de Deus?

"Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal." Ecl. 5:1. Ver I Tim. 3:15.

13. Que dia foi por Deus especialmente designado para culto público?

"O sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação." Lev. 23:3.

14. Como ordenou Deus que guardássemos esse dia?

"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar ... não farás nenhuma obra." Êxo. 20:8-10. Ver Isa. 58:13 e 14.

15. Constituem as ofertas uma parte apropriada do culto a Deus? 

"Dai ao Senhor a glória devida ao Seu nome; trazei oferendas, e entrai nos Seus átrios." "Fazei votos, e pagai ao Senhor, vosso Deus; tragam presentes, os que estão em redor d’Ele, Àquele que é tremendo." Sal. 96:8; 76:11.

16. Haverá culto público na nova criação?

"Porque como os céus novos, e a Terra nova, que hei de fazer, estarão diante da Minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma Lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda carne a adorar perante Mim, diz o Senhor." Isa. 66:22 e 23.

Regras para Frequência à Igreja

1. Ide cedo à igreja. Sede não somente pontuais, mas estai em vosso lugar antes da hora anunciada para começo do culto.

2. Ide com espírito de reverência. Em caminho, lembrai-vos aonde ides. Evitai a leviandade de maneiras e a conversação sobre assuntos mundanos.

3. Antes de entrardes na igreja e ao entrardes, fazei uma oração silenciosa de invocação à influência do Espírito Santo.

4. Ao vos assentardes, inclinai com reverência a cabeça em oração por vós mesmos e por todos os que entram no santuário.

5. Determinai-vos a não alimentar pensamento algum, a não fixar os olhares sobre qualquer coisa, e a não proferir palavra alguma que vos façam desviar a mente do santo propósito que vos levou a esse lugar.

6. Ao acercar-se do púlpito o pastor, elevai a Deus uma oração silenciosa em seu favor.,

7. Participai ativamente de todo o culto, como ouvinte e como adorador.

8. Ao terminar o culto, após um momento de oração silenciosa, saudai com efusão e boa vontade todos quantos encontrardes, lembrando-vos de que a sociabilidade cristã faz parte do culto cristão. — Bispo Vicent.

Excelente sugestão é a contida em letreiros existentes à entrada de muitas igrejas, a saber: "Vós que entrais nesta igreja, lembrai- vos de que esta é a casa de Deus. Sede reverentes, silenciosos e meditativos. Não a abandoneis, tampouco, sem uma oração a Deus, por vós mesmos, pelo pastor e pelos que aqui adoram a Deus."
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal