Cristo em toda a Escritura Sagrada - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Cristo em toda a Escritura Sagrada

A Bíblia Responde > I - A Bíblia; como Estudá-la e Compreendê-la
A Bíblia Responde - Capítulo nº 01 - A Bíblia; como Estudá-la e Compreendê-la
1. De quem disse Cristo testificam as Escrituras?

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam." S. João 5:39.

"Examinai as Escrituras do Velho Testamento; porque elas testificam de Cristo. Encontrá-Lo nelas é o verdadeiro e legítimo fim de seu estudo. Ser capaz de interpretá-las como Ele as interpretou é o melhor resultado de todo estudo bíblico." — Deão Alford.

2. De quem escreveram Moisés e os profetas?

"Filipe achou a Natanael, e disse-lhe: Havemos achado Aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José." S. João 1:45.

Na sua versão do Velho Testamento, Helena Spurrel expressou o seguinte desejo para todos os que lessem a sua tradução: "Que muitos exclamem, como fez a tradutora ao estudar numerosos textos do original: 'Achei o Messias!'"

3. As palavras de quem, disse Cristo, deveriam os discípulos ter seguido no tocante à Sua morte e ressurreição?

"Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram l' Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na Sua glória?" S. Luc. 24:25 e 26.

4. Como lhes tornou Cristo claro que as Escrituras dEle testificam?

"E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dEle se achava em todas as Escrituras." S. Luc. 24:27.

5. Que disse Ele aos onze, pouco depois?

"São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de Mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas, e nos salmos." S. Luc. 24:44.

6. Onde encontramos nas Escrituras Sagradas a primeira promessa de um Redentor?

"Então o Senhor disse à serpente:... Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gên. 3:14 e 15.

7. Em que palavras foi esta promessa renovada a Abraão?

"E em tua semente serão benditas todas as nações da Terra; porquanto obedeceste à Minha voz." Gên. 22:18. Ver também Gên. 26:4; 28:14.

8. A quem se referia esta semente prometida?

"Ora as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é Cristo" Gál. 3:16.

9. Quem prometeu Deus enviar com Israel para guiá-lo à terra prometida?

"Eis que envio um anjo diante de ti, para que te guarde neste caminho, e te leve ao lugar que te tenho aparelhado." Êxo. 23:20.

10. Quem era a Rocha que os seguia?

"E beberam todos duma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo." I Cor. 10:4.

Em que profecia são preditos a vida, o sofrimento e a morte de Cristo?

No capítulo quinquagésimo terceiro de Isaías.

12. Onde é previsto o preço da traição de Cristo?

"E pesaram o Meu salário, trinta moedas de prata." Zac. 11:12; Ver S. Mat. 26:15.

13. Onde, nos Salmos, são profetizadas as palavras de Cristo quando agonizante?

"Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?" Sal. 22:1. Ver S. Mat. 27:46. "Nas Tuas mãos encomendo o Meu espírito." Sal. 31:5. Ver S. Luc. 23:46.

14. Como é a ressurreição de Cristo vaticinada nos Salmos?

"Recitarei o decreto: O Senhor Me disse: Tu és Meu Filho, Eu hoje Te gerei." Sal. 2:7. Ver Atos 13:33.

15. Onde é novamente profetizada, nos Salmos, a Sua ressurreição?

"Pois não deixarás a Minha alma no inferno, nem permitirás que o Teu Santo veja corrupção." Sal. 16:10. Ver Atos 2:25-31.

16. Em que palavras proféticas descreve Daniel a Cristo, recebendo Seu reino?

"Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu Um como o Filho do homem-, e dirigiu-Se ao Ancião de dias, e O fizeram chegar até Ele. E foi-Lhe dado o domínio e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas O servissem: o Seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o Seu reino o único que não será destruído." Dan. 7:13 e 14. Ver também S. Luc. 1:32 e 33; 19:11 e 12; Apoc. 11:15.

17. Como é descrita nos Salmos a segunda vinda de Cristo?

"Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas, perante a face do Senhor porque vem a julgar a Terra: com justiça julgará o mundo, e o povo com equidade." Sal. 98:8 e 9. "Virá o nosso Deus, e não Se calará; adiante dEle um fogo irá consumindo, e haverá grande tormenta ao redor dEle. Chamará os Céus, do alto, e a Terra, para julgar o Seu povo." Sal. 50:3-5.

18. Que é Cristo para o que foi renovado à imagem de Deus?

"Cristo é tudo em todos." Col. 3:11.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal