Criação e Redenção - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Criação e Redenção

A Bíblia Responde > II – O Pecado; Sua Origem, Resultados e Remédio
A Bíblia Responde - Capítulo nº 02 -  O Pecado; Sua Origem, Resultados e Remédio
1. Que é revelado, concernente a Deus, no primeiro versículo das Escrituras Sagradas?

"No princípio criou Deus os céus e a Terra." Gên. 1:1.

2. Que contraste entre o verdadeiro Deus e os falsos deuses é repetidamente traçado nas Escrituras?

"Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a Terra desaparecerão da Terra e de debaixo deste céu.... Não é semelhante a estes a porção de Jacó: porque Ele é o Criador de todas as coisas, e Israel é a vara da Sua herança: Senhor dos Exércitos é o Seu nome." Jer. 10:11-16. Ver Jer. 14:22; Atos 17:22-29; Apoc. 14:6-10.

3. Por intermédio de quem criou Deus todas as coisas?

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez." S. João 1:1-3.

4. Por meio de quem foi efectuada a redenção?

"Mas Deus prova o Seu amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, sendo justificados pelo Seu sangue, seremos por Ele salvos da ira." Rom. 5:8 e 9.

5. Em que parte das Escrituras aprendemos que Cristo, o agente activo na criação, é também a cabeça da igreja?

"Porque por Ele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na Terra, visíveis e invisíveis, quer sejam os tronos, quer as dominações, quer os principados, quer as potestades: todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas por Ele subsistem. E Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja, Ele que é o Princípio, o Primogénito dentre os mortos, para que Ele em todas as coisas viesse a ter o primado." Col. 1:16-18. (Versão Trinitária.)

6. Que passo das Escrituras mostra que o Criador é também o Redentor?

"Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque Eu te remi: chamei-te pelo Meu nome, tu és Meu." Isa. 43:1.

7. Quem se declara ser a fonte de poder para o fraco?

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da Terra, nem Se cansa nem Se fatiga? Não há esquadrinhação do Seu entendimento. Dá esforço ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor." Isa. 40:28 e 29.

8. Que oração de Davi mostra considerar ele a redenção como obra criadora?

"Cria em mim, 6 Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito repto." Sal. 51:10.

9. Quem sustém em suas órbitas os corpos celestes ?

"E a quem Me assemelhastes vós, e igualastes? diz o Santo. Levantai vossos olhos ao alto, e vede quem criou esses corpos celestes; quem faz marchar em ordem o exército das estrelas, e as chama a todas pelos seus nomes; pela eficácia da Sua fortaleza, e força, e poder, nem uma só faltou." Isa. 40:25 e 26. (Versão Figueiredo.)

10. Que pode esse Santo fazer pelo crente?

"Ora, Àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a Sua glória, ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora, e para todo o sempre. Amém " S. Jud. 24 e 25.

11. Qual é a medida do poder para auxílio do crente, e que está à sua disposição?

"Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em Seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da vossa vocação, e quais as riquezas da glória da Sua herança nos santos; e qual a sobre excelente grandeza do Seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do Seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-0 dos mortos, e pondo-0 à Sua direita nos Céus." Efés. 1:17-20.

12. Quão grandioso foi o libertamento do povo de Israel da escravidão egípcia?

"Por que, pergunta agora aos tempos passados, que te precederam desde o dia em que Deus criou o homem sobre a Terra, desde uma extremidade do céu até à outra, se sucedeu jamais coisa tão grande como esta, ou, se ouviu coisa como esta?... Ou se um deus intentou ir tomar para si um povo do meio de outro povo com provas, com sinais, e com milagres, e com peleja, e com mão forte, e com braço estendido, e com grandes espantos, conforme a tudo quanto o Senhor vosso Deus vós fez no Egito aos vossos olhos?" Deut. 4:32-34.grandioso livramento do povo de Israel da escravidão e opressão egípcia é apenas um vislumbre do poder de Cristo revelado no libertamento do homem do jugo e da escravidão do pecado. Em ambos se vê a manifestação do poder criador.

13. Que texto das Escrituras assevera claramente ser o poder criador que transforma o crente?

"Porque, somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." Efés. 2:10.

14. De que grande obra é o sábado tanto memorial como sinal?

"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus: não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou: portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." Êxo. 20:8-11. "Entre Mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre: porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-Se." Êxo. 31:17.

15. Visto que a criação e a redenção são ambas efectuadas pelo mesmo poder criador, de que, além da criação original, deveria o sábado ser sinal?

"E também lhes dei os Meus sábados, para que servissem de sinal entre Mim e eles: para que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica." Ezeq. 20:12.

16. Por intermédio de que Ser é sustido o Universo material?

"E Ele [Cristo] é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele." Col. 1:17.

17. Que declaração mostra que todas as coisas, tanto materiais como espirituais, são sustentadas pelo mesmo Ser pessoal?

"Todavia para nós há um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele." I Cor. 8:6.

18. Por que é Deus digno de receber toda a glória e toda a honra?

"Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas." Apoc 4:11.doutrina relativamente moderna da criação, conhecida por evolucionismo, que repousa sobre pesquisas humanas em vez de o ser sobre a revelação, e que substitui um Criador pessoal por uma força impessoal, solapa o próprio fundamento do evangelho.redenção é simplesmente a nova criação, e o Criador é o Redentor. O Chefe da criação original é o Chefe da nova criação. A criação original foi efectuada por intermédio de Cristo, pelo poder da Palavra; a nova criação, ou redenção, é operada precisamente da mesma maneira. A teoria da evolução no tocante à criação implica inevitavelmente uma teoria evolucionista do evangelho, relegando a verdade concernente ao pecado, ao sacrifício expiatório de Cristo, à necessidade de tornarmo-nos novas criaturas pela fé no poder salvador de Cristo.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal