Conversão, ou Novo Nascimento - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Conversão, ou Novo Nascimento

A Bíblia Responde > III – O Caminho a Cristo
A Bíblia Responde - Capítulo nº 03 -  O Caminho a Cristo
1. Como salientou Jesus a necessidade de conversão?

"Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos Céus." S. Mat. 18:3.

2. Em que outra declaração ensina a mesma verdade?

"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." S. João 3:3.

3. Como explicou Ele melhor o novo nascimento?

"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." S. João 3:5.

4. Com que comparação ilustrou Ele o assunto?

"O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." S. João 3:8.

5. Que mudança ocorre na conversão, ou novo nascimento?

"Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)." Efés. 2:5.

6. Qual é uma das provas dessa mudança da morte para a vida?

"Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte." I S. João 3:14.

7. De que é salvo o pecador convertido?

"Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados." S. Tia. 5:20. Ver Atos 26:14-18.

8. Pela conversão, a quem são os pecadores conduzidos?

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito recto. ... Então ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e os pecadores a Ti se converterão." Sal. 51:10-13.

9. Em que palavras dirigidas a S. Pedro, indica Jesus a espécie de serviço que a pessoa convertida deve prestar a seus irmãos?

"Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu quando te converteres, confirma teus irmãos." S. Luc. 22:31 e 32.

10. Que outra experiência está associada à conversão?

"Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau gosto com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e Eu os cure." S. Mat. 13:15.

11. Que misericordiosa promessa faz Deus a Seu povo?

"Eu sararei a sua perversão, Eu voluntariamente os amarei; porque a Minha ira se apartou dele." Osé. 14:4.

12. Por que meio é efetuada essa cura?

"Mas Ele [Cristo] foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados." Isa. 53:5.

13. Que se dá quando alguém se converte a Cristo?

"Se alguém está em Cristo, é uma nova criação; passou o que era velho, eis que se fez novo." II Cor. 5:17 (Versão Brasileira). Ver Atos 9:1-22; 22:1-21; 26:1-23.

14. Qual é o valor das meras formas externas?

"Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura." Gál. 6:15.

15. Por intermédio de que foi efetuada a criação original?

"Pela Palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da Sua boca." Sal. 33:6.

16. Por meio de que instrumento se opera a conversão?

"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre." I S. Ped. 1:23.?

17. Que mudança se efectua ao contemplarmos a Jesus?

"Mas todos nós, com cara descoberta, reflectindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." II Cor. 3:18.

Havia no mercado de uma cidade da Itália uma formosa estátua, que representava uma menina grega escrava, limpa e bem vestida. Certa pequenina andrajosa e despenteada chegou, brincando, em frente da estátua, e deteve-se a contemplá-la com admiração. Estava encantada. Contemplou-a durante muito tempo e amorosamente. Movida por um súbito impulso, foi para casa, lavou-se e penteou-se. De outra vez volveu a deter-se diante da estátua, e concebeu uma nova ideia. No dia seguinte apareceu com os vestidos limpos e remendados. De cada vez que contemplava a estátua, encontrava em sua beleza alguma coisa digna de admiração e de ser imitada, até que se transformou completamente. Mediante a contemplação, nós nos transformamos.

18. Quais são as evidências de haver alguém nascido de Deus?

"Se sabeis que Ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele." "Amados, amemo-nos uns aos outros; porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus." I S. João 2:29; 4:7.

19. Que é realidade quanto ao que crê em Jesus?

"Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus." I S. João 5:1.

20. Que não faz o que é nascido de Deus?

"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca." I S. João 5:18.

21. Que poder o guarda de pecar?

"Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a Sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus." 1 S. João 3:9. Ver I S. João 5:4; Gên. 39:9.

22. Qual será a experiência dos que nasceram do Espírito?

"Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito." Rom. 8:1.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal