Confissão e Perdão - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Confissão e Perdão

A Bíblia Responde > III – O Caminho a Cristo
A Bíblia Responde - Capítulo nº 03 -  O Caminho a Cristo
1. Qual é a instrução divina concernente à confissão do pecado?

"Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher fizer algum de todos os pecados humanos, transgredindo contra o Senhor, tal alma culpada é. E confessarão, o pecado que fizeram." Núm. 5:6 e 7.

2. Quão fútil é procurar esconder o pecado?

"E se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor: porém sentireis o vosso pecado, quando vos achar." Núm. 32:23. "Diante de Ti puseste as nossas iniquidades: os nossos pecados ocultos à luz do Teu rosto." Sal. 90:8. "Antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos dAquele com quem temos de tratar." Heb. 4:13.

3. Que promessa é feita aos que confessam seus pecados?

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça." I S. João 1:9.

4. Quais são os diferentes resultados de encobrir e confessar os pecados?

"O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." Prov. 28:13.

5. Quão exactos deveríamos ser na confissão de nossos pecados?

"Será pois que, culpado sendo numa destas coisas, confessará aquilo em que pecou." Lev. 5:5.

"A confissão verdadeira tem sempre carácter específico e faz distinção de pecados. Esses pecados podem ser de natureza que devam ser apresentados a Deus unicamente; podem ser faltas que devam ser confessadas a pessoas por elas ofendidas; ou podem ser de carácter público, devendo então ser confessadas com a mesma publicidade. Toda confissão, porém, deve ser definida e sem rodeios, reconhecendo justamente os pecados dos quais sois culpados." — Vereda de Cristo (edição de bolso), pág. 36.

6. Em que medida reconheceu Israel certa vez o seu mau proceder?

"E todo o povo disse a Samuel: Roga pelos teus servos ao Senhor teu Deus, para que não venhamos a morrer: porque a todos os nossos pecados temos acrescentado este mal, de pedirmos para nós um rei." I Samuel 12:19.

7. Quando Davi confessou seu pecado, que disse ele haver Deus feito ?

"Confessei-Te o meu pecado, e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e Tu perdoaste a maldade do meu pecado." Sal. 32:5.

8. Em que punha Davi a esperança de perdão?

"Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias." Sal. 51:1.

9. Que está Deus pronto a fazer por todos os que buscam perdão ?

"Pois Tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que Te invocam." Sal. 86:5.

10. Qual é a medida da grandeza da misericórdia de Deus?

"Pois quanto o céu está elevado acima da Terra, assim é grande a Sua misericórdia para com os que O temem." Sal. 103:11.

11. Em que medida perdoa o Senhor quando alguém se arrepende?

"Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor que Se compadecerá dele; torne para nosso Deus, porque grandioso é em perdoar." Isa. 55:7.

12. Qual é a razão dada para a prontidão de Deus em perdoar o pecado?

"Quem, ó Deus, é semelhante a Ti, que perdoas a iniquidade, e que Te esqueces da rebelião do restante da Tua herança? O Senhor não retém a Sua ira para sempre, porque tem prazer na benignidade." Miq. 7:18. Ver Sal. 78:38.

13. Por que manifesta Deus tal misericórdia e longanimidade para com os homens?

"O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." II S. Ped. 3:9.

14. Que oração fez Moisés em favor de Israel?

Perdoa pois a iniquidade deste povo, segundo i grandeza da Tua benignidade: e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui." Núm. 14:19.

15. Qual foi a imediata resposta do Senhor?

"E disse o Senhor: Conforme à tua palavra lhe perdoei." Núm. 14:20.

16. Quando o filho pródigo, da parábola, se arrependeu e voltou ao lar, que fez o pai?

"E, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou." S. Luc. 15:20.

17. Como manifestou o pai sua alegria pela volta do filho?

"Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas no pés; e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado." S. Luc. 15:22-24.

18. Que há Céu, quando se arrepende um pecador?

"Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende." S. Luc. 15:10.

19. Que disse Ezequias haver Deus feito com os pecados dele?

"Eis que para minha paz, eu estive em grande amargura; Tu porém tão amorosamente abraçaste a minha alma, que não caiu na cova da corrupção; porque lançaste para trás das Tuas costas todos os meus pecados." Isa. 38:17.

20. Em que medida deseja Deus separar-nos do pecado?

"E lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar." Miq. 7:19. "Quanto está longe o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões." Sal. 103:12.

21. Como atendeu o povo à pregação de João?

"Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judeia, e toda a província adjacente ao Jordão; e eram por ele baptizados no rio Jordão, confessando os seus pecados." S. Mat. 3:5 e 6.

22. Como manifestaram alguns crentes de Éfeso a sinceridade da confissão de seus pecados?

"E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos. Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos, e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinquenta mil peças de prata. Atos 19:18 e 19.

23. Por meio de quem são concedidos arrependimento e perdão?

"O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-O no madeiro. Deus com a Sua destra O elevou a príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão dos pecados." Atos 5:30 e 31.

24. Qual é o único pecado imperdoável?

"Portanto Eu vos digo: Todo o pecado e blasfémia se perdoará aos homens; mas a blasfémia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro." S. Mat. 12:31 e 32.

Sendo o Espírito Santo o agente que convence do pecado, e traz e oferece perdão por meio da Palavra, negar a obra do Espírito equivale a recusar o perdão. Noutras palavras, o único pecado imperdoável é o que recusa o perdão.

25. Sobre que, ensinou Cristo, devemos basear nossas petições de perdão?

"E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores." S. Mat. 6:12.

26. Que espírito deve acariciar aqueles a quem Deus perdoa?

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." S. Mat. 6:14 e 15.

27. Que exortação se baseia no fato de nos haver Deus perdoado?

"Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." Efés. 4:32.

28. Em que condição se encontram os que têm os pecados perdoados?

"Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano." Sal. 32:1 e 2.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal