Comunhão Cristã - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Comunhão Cristã

A Bíblia Responde > XIII – Oração e Culto Público
A Bíblia Responde - Capítulo nº 13 - Oração e Culto Público

1. Que se achava ligado ao culto de Deus antes do primeiro advento?

"Ora, também o primeiro tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre." Heb. 9:1.

Paulo diz que essas ordenanças consistiam "em manjares e bebidas e várias abluções" impostas "até ao tempo da correção," e que eram "a sombra dos bens futuros." Heb. 9:10; 10:1.

2. A quem apontavam as ofertas sacrificais?

"E andai em amor, como também Cristo vos amou, e Se entregou a Si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." Efés. 5:2.

Mediante as medidas da lei sacrificai, o penitente pecador manifestava sua fé no Redentor vindouro, que devia derramar Seu sangue pelos pecados da humanidade. Essas ofertas sacrificais eram ordenanças que apontavam para a obra de Cristo, de que eram símbolo. Desde a crucifixão, as ordenanças da igreja cristã apontam para trás, destinando-se a mostrar fé na obra de Cristo, já efetuada.

3. Que deseja o Senhor que conservemos em mente?

"Pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vos tenho anunciado, ... que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras." I Cor. 15:2-4.

4. Que ordenança comemora o sepultamento e a ressurreição de Cristo?

"Sepultados com Ele no batismo, n’Ele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que O ressuscitou dos mortos." Col. 2:12.

5. Para que fim foi instituída a Santa Ceia?

"O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu, e disse: Tomai, comei: isto é o Meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de Mim." I Cor. 11:23 e 24.

6. Que é simbolizado pelo vinho?

"Semelhantemente, também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo:

Este cálice é o Novo Testamento no Meu sangue: fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de Mim." I Cor. 11:25.

7. Que comemoram tanto o pão como o vinho?

"Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha." I Cor. 11:26.

8. Que advertência é feita quanto a tomar parte nesta ordenança indignamente?

"Qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. ... O que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor." I Cor. 11:27-29.

A última expressão mostra o que significa comer e beber indignamente. Não é o que tem um profundo sentimento de sua pecaminosidade e indignidade da misericórdia e graça de Deus, mas o que não discerne que Cristo morreu por seus pecados — que não se penitencia — que come e bebe indignamente.

9. Que preparo deve ser feito para este serviço?

"Examine-se pois o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice." I Cor. 11:28.

10. Que é essencial à comunhão cristã e à purificação do pecado?

"Se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado." I S. João 1:7.

11. Que mais elevada comunhão é dado ao cristão fruir?

"E a nossa comunhão é com o Pai, e Seu Filho Jesus Cristo." 1 S. João 1:3. 

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal