Como tornar o Lar Feliz - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Como tornar o Lar Feliz

A Bíblia Responde > XVI – O Lar
A Bíblia Responde - Capítulo nº 16 - O Lar

1. Onde e por quem foram lançados os fundamentos do lar?

"E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente; e pôs ali o homem que tinha formado." Gén. 2:8.

2. Que, além do homem, era necessária para formar esse lar?

"E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele." Gén. 2:18.

3. Depois de criar Adão e Eva, que lhes disse Cristo?

"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: frutificai e multiplicai- vos, e enchei a Terra." Gên. 1:28.

4. A que são comparados a esposa e filhos do homem que teme ao Senhor?

"Feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa." Sal. 128:2 e 3.

5. Que são os filhos, segundo o dizer das Escrituras?

"Eis que os filhos são herança do Senhor." Sal. 127:3. "Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais." Prov. 17:6.

6. Como deve a esposa considerar o marido?

"Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor. Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja." Efés. 5:22 e 23.

7. E como deve o marido considerar a esposa?

"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a Si mesmo Se entregou por ela. ... Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. ... Assim também vós cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido." Gén. 5:25-33.

8. Contra que são os maridos advertidos?

"Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas." Col. 3:19.

9. Por que deve a esposa ser sujeita ao marido?

"Semelhantemente vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavras." I S. Ped. 3:1.

10. Por que deve o marido ser atencioso com sua esposa?

"Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações." I S. Ped. 3:7.

11. Por que devem os filhos obedecer aos pais?

"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo." Efés. 6:1.

12. Como devem os pais criar os filhos?

"E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." Efés. 6:4.

13. Por que não devem os pais provocar a ira dos filhos?

"Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo." Col. 3:21.

14. Como pode a mãe prender ao lar o coração de seus queridos?

"Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua." Prov. 31:26.

"Temos de entrar no coração de nossos filhos, se os queremos suster, ajudar, abençoar e os levar connosco para o Céu." — Frances Murphy.

15. Como será considerada uma tal mãe?

"Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva." Prov. 31:28.

"Mostrai-me um amorável marido, uma digna esposa e bons filhos, e nenhuma parelha de cavalos por mais velozes na estrada, me poderia levar, no decurso de um ano, a um lugar em que me fosse dado ver mais aprazível cena. 0 lar é a mais grandiosa de todas as instituições." —• Spurgeon.

16. Com que fidelidade devem os pais ensinar aos filhos os preceitos e mandamentos de Deus?

"E as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." Deut. 6:7.

Deve-se tornar o lar uma escola de instrução, de preferência a fazê-lo um lugar de monótona lida. Os serões à noite devem ser considerados como períodos preciosos, sendo consagrados à instrução dos filhos no caminho da justiça. Mas quantas crianças são lamentavelmente negligenciadas! Não são educadas no lar, para que compreendam a verdade de Deus, nem exercitadas no amor da justiça e do juízo. Cumpre instruí-las pacientemente de modo a compreenderem as leis que as regem, e conhecerem o móvel de suas ações. Devem ser levadas à harmonia com as leis do Céu, a nutrir a verdade tal como é ela em Jesus. Serão assim habilitadas a unir- se à sociedade dos anjos, e a estar na presença do adorável Redentor." — Sabbath School Worker, de agosto de 1896.

"Uma igreja dentro de uma igreja, uma república dentro de uma república, um mundo dentro de um mundo, exprime-se por três letras — lar! Se as coisas aí vão bem, bem irão em toda parte; se andam tortas aí, em toda parte andarão tortas. 0 limiar da morada é o fundamento da Igreja e do Estado.... Noutras palavras, a vida doméstica é a abóbada e o alicerce de todo o resto da vida.... No princípio, no fim, e em todo tempo, tende Cristo em vosso lar." — Talmage.

17. Qual o- grande segredo de um lar feliz?

"Melhor é a comida de hortaliças, onde há amor, do que o boi gordo, e com ele o ódio." Prov. 15:17.  
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal