As Leis Moral e Cerimonial - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

As Leis Moral e Cerimonial

A Bíblia Responde > VIII – A Lei de Deus
A Bíblia Responde - Capítulo nº 08 - A Lei de Deus

1. Que título de distinção é dado á lei de Deus?

“Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis Mas, se fazeis acepção de pessoas cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.” S. Tia. 2:8 e 9.

2. Por que meio vem o conhecimento do pecado?

“... Eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás :Rom. 7:7.

A lei que diz: “Não cobiçarás/' é a dos Dez Mandamentos.

3. Por que deverão ser os homens finalmente julgados?

“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os Seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem. Porque Deus há-de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom quer seja mau." Ecles. 12:13 e 14. “Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” S. Tia. 2:12.

A lei que é aqui chamada “lei da liberdade” é a que diz: '“Não matarás” e “Não adulterarás” porque foram esses os mandamentos citados no versículo precedente. Essa mesma lei é, no versículo 8, intitulada “lei real,” isto é, a lei do rei. Essa é aquela pela qual os homens deverão ser julgados.

4. Que sistema foi estabelecido, em virtude da transgressão da lei de Deus por parte do homem?

O sistema sacrificial, com seus ritos e cerimónias, apontando para Cristo.

5. Por que oferecia holocausto: o patriarca Jó?

“E iam seus filhos, e faziam banquetes em casa de cada um no seu dia; e enviavam, e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedeu pois que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.” Jó 1:4 e 5.

6. Desde que época remota já era conhecida esse sistema sacrificial?

“Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo que alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons.” Heb. 1124. Ver Gên. 4:3-5; 8:20; Jó 1:4 e 5.

7. Por quem foi proclamada a lei dos Dez Mandamentos?

“Então o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes semelhança nenhuma. Então vos anunciou Ele o Seu concerto, que vos prescreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra." Deut. 4:12 e 13.

8. Como foi a lei cerimonial transmitida a Israel?

“E chamou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e disse-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta etc." Lev. 1:1 e 2. “Esta é a lei do holocausto, da oferta de manjares, e da expiação do pecado, e da expiação da culpa, e da oferta das consagrações, e do sacrifício pacífico, que o Senhor ordenou a Moisés no monte Sinai, no dia em que ordenou aos filhos de Israel que oferecessem as suas ofertas ao Senhor no deserto de Sinai.” Lev. 7:37 e 38.

9. Eram os Dez Mandamentos, por si mesmos, uma lei distinta e completa?

“Estas palavras falou o Senhor a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridade, com grande voz, e nada acrescentou: e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.” Deut. 5:22. “Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a Mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito.” Êxo. 24:12.

10. Era a lei cerimonial completa em si mesma?

“... a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças.” Efés. 2:l5.

11. Em que escreveu Deus os Dez Mandamentos?

“Então vos anunciou Ele o Seu concerto, que vos escreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.” Deut. 4:13.

12. Em que foram escritas as lei ou mandamentos referentes aos sacrifícios e holocaustos?

“E puseram de parte os holocaustos para os darem aos filhos do povo, segundo as divisões das casas paternas, para o oferecerem ao Senhor, como está escrito no livro de Moisés.” II Crôn. 25:12.

13. Onde foram postos os Dez Mandamentos?

“E tomou o testemunho, e pô-lo na arca,   e pôs o propiciatório sobre a arca, em cima.” Êxo. 40:20.

14. Onde ordenou Moisés aos levitas que pusessem o livro da lei que ele escrevera?

“Deu ordem Moisés aos levitas que levaram a arca do concerto do Senhor, dizendo: Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca do concerto do Senhor vosso Deus.” Deut. 31:25 e 26.

15. Qual é a natureza da lei moral?

“A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma.” Sal. 19-:7. “Porque bem sabemos que a lei é espiritual.” Rom. 7:14.

16. Poderiam as ofertas ordenadas pela lei cerimonial satisfazer ou tornar perfeita a consciência do crente?

“Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço.” Heb. 9:9.

17. Até que tempo impunha a lei cerimonial que se realizasse o serviço no santuário terrestre?

“Consistindo somente em manjares e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correcção.” Heb. 9:l0.

18. Quando foi esse tempo da correcção?

“Mas vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por Seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efectuado uma eterna redenção.” Heb. 9:11 e 12.

19. Que efeito produziu na lei cerimonial a morte de Cristo?

“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” Col. 2:l4. “Na Sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças.” Efés. 2 :15.

20. Por que foi ab-rogada a lei cerimonial?

“Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.” Heb. 7:18 e 19.

21. Que miraculoso acontecimento ocorreu por ocasião da morte de Cristo, significando que acabara para sempre o sistema sacrificial?

“E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.” S. Mat.27:50 e Sl.22.

22. Em que palavras profetizara isto o profeta Daniel?

“E Ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares.” Dan.9 : 27.

23. Por quanto; tempo perdurará a lei moral?

“Acerca dos Teus mandamentos soube, desde a antiguidade, que Tu os fundaste para sempre.” Sal. 119:152. Ver também Sal. 111:7 e 8.

24. O CONTRASTE ENTRE AS DUAS LEIS

A LEI MORAL

É chamada “lei real.” S. Tia.2°8

Foi proferida por Deus. Deut.4:12 e 13.

Foi escrita por Deus em tábuas de pedra. Êxo. 24:12.

Foi escrita “pelo dedo de Deus.”Êxo. 31:18.

Foi posta na arca. Êxo. 40:20;I Reis 8:9; Heb. 9:4.

É “perfeita” Sal. 19:7.

Deverá “permanecer firme para todo o sempre.” Sal. 111:7 e 8.

Não foi destruída por Cristo. S.Mat. 5:17 .

Devia ser engrandecida por Cristo. Isa. 42:21.

Comunica conhecimento do pecado. Rom. 3:20; 7:7.

A LEI CERIMONIAL

É chamada “a lei   que consiste em ordenanças.” Efés.2:15.

Foi ditada por Moisés. Lev. 1:1-3.

Era uma “cédula de ordenanças.” Col. 2:14.

Foi escrita por Moisés num livro. II Crôn. 35:12.

Foi posta ao lado da arca. Deut.31:24-26.

“Nenhuma coisa aperfeiçoou.”Heb. 7:19.

Foi cravada na cruz. Col. 2:14.

Foi ab-rogada por Cristo. Efés.2:15.

Foi tirada por Cristo. Col. 2:14.

Foi instituída em consequência do pecado. Lev. 3-7.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal