As Duas Ressurreições - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

As Duas Ressurreições

A Bíblia Responde > XI – Vida Unicamente em Cristo
A Bíblia Responde - Capítulo nº 11 - Vida Unicamente em Cristo

1. Que acontece a todos os homens em resultado da queda?

"Todos morrem em Adão." I Cor. 15:22. Ver também Rom. 5:12.

2. Ao morrer, para onde vão todos?

"Todos vão para um lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão." Ecl. 3:20.

3. Em que estado se encontra o homem enquanto está na sepultura?

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, fá-lo conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma." Ecl. 9:10.

Equivale a dizer que, depois de morto, o homem não tem o uso das faculdades da mente nem do corpo. Não pode, por conseguinte, enquanto está na sepultura, louvar a Deus, nem mesmo pensar n’Ele (Sal. 6:5) ; porque no dia em que morre perecem os seus pensamentos. Sal. 146:2-4. Ver o estudo anterior.

4. Que foi prometido a fim de que o homem possa ser livre desse estado?

"Eu os remirei da violência do inferno, e os resgatarei da morte; onde estão, ó morte, as tuas pragas? onde está, ó inferno, a tua perdição?" Ose. 13:14.

5. Por meio de quem virá esse livramento da sepultura?

"Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo." I Cor. 15:21 e 22.

6. Qual teria sido o resultado para os mortos, se Cristo não houvesse buscado libertá-los da sepultura?

"Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos." I Cor. 15:16-18.

7. Por que deu Deus o Seu unigénito Filho ao mundo?

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigénito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" S. João 3:16.

8. Que negavam os saduceus do tempo de Cristo?

"E, chegando-se alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição." S. Luc. 20:27.

9. Como, pelo Velho Testamento, provou Cristo a ressurreição?

"E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e de Isaque, e Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para Ele vivem todos." S. Luc. 20:37 e 38.

Quer isso dizer que, em vista da ressurreição — do fato de que deve haver ressurreição — todos vivem para Deus. No desígnio divino, vivem todos. É neste sentido que S. Paulo fala de Deus como sendo alguém que "vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem." Rom. 4:17.

10. Por meio de que ilustração da Natureza são ensinadas a ressurreição e final salvação dos justos?

"O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer." I Cor. 15:36. "Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto." S. João 12:24.

A semente morre para brotar com vida nova. É-nos assim ensinada a lição da ressurreição. Todos quantos amam a Deus ressurgirão para a vida, e viverão de novo pelos séculos sem fim na Terra renovada.

O Sepulcro Aberto. — Na cidade de Hanover, Alemanha, havia um túmulo conhecido como "o sepulcro aberto." Era o lugar de repouso de pessoa preeminente que morrera fazia mais de um •século. Essa sepultura foi coberta com grandes lajes de pedra, sobrepostas por um bloco de mármore. De acordo com o costume do tempo, foram gravadas na base as palavras: "Esta sepultura, comprada para a eternidade, jamais deve ser aberta." Naturalmente, todos esperavam que o sepulcro permanecesse imperturbado. Os judeus, também, confiavam em que a sepultura de Cristo estivesse bem segurada pelo selo romano e pela guarda, e no entanto um anjo, revestido de poder, removeu a pedra, e Jesus ressurgiu. Assim com aquele sepulcro de Hanover: Aconteceu que uma semente de bétula caiu num interstício, entre as pedras maciças. Logo a sementezinha soltou um tenro broto, e uma pequenina raiz encontrou caminho entre as pesadas pedras. Lenta e imperceptivelmente, mas com poder irresistível, a jovem bétula cresceu, até que suas raízes fenderam o túmulo tão bem seguro, não deixando nenhuma de suas pedras na posição em que fora colocada. Que ilustração, muda mas vívida, daquela promessa de que, sem muito tardar, todas as sepulturas se abrirão, e os que dormem se erguerão de seus leitos poentos!

11. Onde estarão os mortos quando ouvirem a voz de Cristo chamando-os à vida?

"Não Vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz, e os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida." S. João 5:28 e 29.

12. Quantas classes haverá na ressurreição?

"Há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos in- justos." Atos 24:15.

13. Em que palavras Se referiu Jesus às duas ressurreições?

"Todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz, e os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação." S. João 5:28 e 29.

14. Quando ocorrerá a ressurreição dos justos?

"Porque o mesmo Senhor descerá do Céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro." I Tess. 4:16. Ver também I Cor. 15:23.

15. Quando receberão os justos sua recompensa?

"Recompensado te será na ressurreição dos justos." S. Luc. 14:14.

16. Em que estado esperava Davi ressuscitar?

"Quanto a mim, contemplarei a Tua face na justiça; satisfar-me-ei da Tua semelhança quando acordar." Sal. 17:15.

17. Que grande contraste se verá entre o corpo que temos e o que teremos na ressurreição?

"Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção; semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória; semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor; semeia- se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual." 1 Cor. 15:42-44.

18. À semelhança do corpo de quem serão esses ressuscitados?

"Esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso." Filip. 3: 20 e 21.

19. Que farão os justos, ao ressuscitarem do sepulcro?

"Os teus mortos viverão, os teus mortos ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos." Isa. 26:19.

20. Com que palavras expressarão o seu triunfo sobre a morte e a sepultura?

"Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?" I Cor. 15:55.

21. Por quanto tempo viverão?

"Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição." S. Luc. 20:36.

22. Quanto tempo esperará a outra classe, depois dessa ressurreição, até ser ela própria ressuscitada?

"E viveram, e reinaram [os justos] com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram." Apoc. 20:4 e 5.

23. Qual será o seu destino?

"Desceu fogo do Céu, e os devorou." Apoc. 20:9.

24. Quem participará desse destino?

"Mas quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que será a segunda morte." Apoc. 21:8.

25. Qual é o último inimigo a ser destruído?

"O último inimigo que há de ser aniquilado é a morte." I Cor 15:26. Ver Apoc. 20:13 e 14.

26. Que aparência terão para todo o sempre os justos?

"Então os justos resplandecerão como o Sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." S. Mat. 13:43.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal