Andando na Luz - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Andando na Luz

A Bíblia Responde > XII – Crescimento e Experiência Cristãs
A Bíblia Responde - Capítulo nº 12 - Crescimento e Experiência Cristãs

1. Por que é importante que andemos na luz, quando ela nos atinge?

"Andai enquanto tendes luz, para que as trevas vos não apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai." S. João 12:35.

É importante atendermos imediatamente a um claro dever e não delongar a obediência sob a desculpa da espera de mais luz. Fazer como fez Balaão — inquirir novamente a Deus no tocante ao que Ele clara e expressamente falou — é perigoso. Tampouco deveremos, como o fizeram os incrédulos judeus, pedir um sinal do Céu para convencer-nos de que devemos obedecer à Palavra escrita. Falou Deus? É a Sua Palavra? Então obedecei. Não insulteis o Céu com a pergunta sobre se é acertado obedecer. Se a pessoa obtém resposta a essas orações, é provável que seja uma permissão para seguir a maneira de escolha pessoal, continuando na desobediência, cujo fim é a morte. Ver I Reis 22:1-36; Ezeq. 14:1-5.

2. Sob que condição nos é prometida a purificação dito pecado?

"Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado." I S. João 1:7.

3. Até quando pode o justo esperar que mais luz brilhe em seu caminho?

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Prov. 4:18.

4. Para quem é semeada a luz?

"A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração." Sal. 97:11.

Conquanto mais empenho deseja alguém conhecer a vontade de Deus, enquanto vive segundo toda a luz que possui, tanto mais luz e verdade divinas brilharão em seu caminho. A circunstância de a pessoa ter a prova de sua aceitação da parte de Deus, não constitui prova de que tem toda a luz que haja para ela. Se a luz é semeada para os justos, são exatamente estes que podem esperar que lhes sobrevenha mais luz, e ver novas obrigações lhe serem apresentadas do estudo da Palavra de Deus.

5. A quem foi dito por um anjo de Deus que o seu procedimento agraciava ao Senhor?

"Este, quase à hora nona do (Jia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus." Atos 10:3 e 4.

6. Em vista de o procedimento de Cornélia haver agradado a Deus, era isso prova de que ele nada mais tinha para aprender ou fazer?

"Agora, pois envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Este está com certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer." Atos 10:5 e 6.

A razão de o Senhor haver favorecido Cornélio com uma visita de um de Seus anjos, não estava em que Cornélio conhecesse perfeitamente o caminho da salvação, mas em ver o Senhor nele desejo sincero de obter mais luz, e espírito voluntário para cumprir todo requisito conhecido. Esse espírito era agradável a Deus, e Ele, portanto, abriu o caminho para que Cornélio aprendesse de Pedro toda a verdade, a fim de poder ser salvo. Deus nunca muda. Ele faz o mesmo agora com as pessoas devotas e sinceras. Todos podem agora receber mais luz se, como Cornélio, a buscarem, e estiverem dispostos a nela andar. Se ela é desprezada, tornam-.se culpados perante Deus, e serão deixados aos maus tratos do inimigo.

7. Que acontecerá com a luz que alguém possui, se deixar de andar nela?

"A candeia do corpo é o olho. Sendo pois o teu olho simples, também o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso. Vê pois que a luz que em ti há não sejam trevas." S. Luc. 11:34 e 35.

8. Por que disse Cristo que permanecia o pecado daqueles que O rejeitavam?

"Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece." S. João 9: 41. Ver também S. João 15:22.

Com o aumento da luz vem também maior responsabilidade. O dever está sempre em proporção com a luz e os privilégios que alguém possui. A verdade presente sempre traz consigo o dever presente. Ver o estudo sobre a Verdade Presente, pág. 105.

9. Por que são condenados os que não vêm para a luz?

"E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más." S. João 3:19.

10. Se alguém está realmente buscando a verdade que fará?

"Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus." S. João 3:21.

11. Que serão por fim levados a crer os que rejeitam a luz e a verdade?

"E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade." II Tess. 2:11 e 12.

0 oposto da luz são as trevas; o oposto da verdade é a mentira. Para quem rejeita a luz e a verdade, só restam as trevas e o erro. Deus é algumas vezes representado nas Escrituras como a enviar aquilo que Ele permite que aconteça. Ver Sal. 81:12; I Reis 22: 20-23; Rom. 1:21-28.

12. Quem é a luz do mundo?

"Eu sou a luz do mundo; quem Me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." S. João 8:12.

13. Como devemos andar em Cristo?

"Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai n’Ele." Col. 2:6.

14. Que nos deu Deus para guiar os pés no reto caminho da verdade e do dever?

"Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para o meu caminho." Sal. 119:105. Ver Prov. 6:23.

15. Que dá a exposição da Palavra de Deus?

"A exposição das Tuas Palavras dá luz; dá entendimento aos símplices." Sal. 119:130.

16. Para quem, diz Cristo, advirá uma bênção pelas profecias do livro do Apocalipse? 

"Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas." Apoc. 1:3.

Estamos nos derradeiros dias da geração que deverá ouvir a mensagem final de advertência contida nesse livro. Ver Apoc. 14:6-10; 18:1-5. Os que aceitam esta mensagem são descritos como sendo observadores dos mandamentos de Deus e tendo a fé de Jesus. Ver Apoc. 12:17; 14:12; 22:14; e os estudos às págs. 207-219. Especialmente este livro deve ser estudado.

17. Podem, os que uma vez foram guiados por Deus, ser rejeitados por Ele por motivo de descrença?

"Quero lembrar-vos, como quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram." S. Judas 5.

18. Sob que condição, somente, podemos nós tornar-nos participantes de Cristo?

"Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim." Heb. 3:14. Ver S. Mat. 10:22; 24:12 e 13; Heb. 10:35-39.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal