Acepção de Pessoas - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Acepção de Pessoas

A Bíblia Responde > XV – Admoestações e Advertências
A Bíblia Responde - Capítulo nº 15 - Admoestações e Advertências

1. De que fez Deus todos os povos?

"E de um só fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da Terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação." Atos 17:26.

2. Para quantos é Deus bondoso?

"O Senhor é bom para todos, e as Suas misericórdias são sobre todas as Suas obras." Sal. 145:9.

3. Faz Deus acepção de pessoas?

"Para com Deus, não há acepção de pessoas." Rom. 2:11.

4. Quem é aceito por Deus?

"E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; mas que Lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, O teme e obra o que é justo." Atos 10:34 e 35.

5. Que proibições são feitas nas Escrituras contra o fazer acepção de pessoas?

"Não atentareis para pessoa alguma em juízo, ouvireis assim o pequeno como o grande: Não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus." Deut. 1:17. "Não fareis injustiça no juízo: não aceitarás o pobre, nem respeitarás o grande; com justiça julgarás o teu próximo." Lev. 19:15. "Bem-aventurado o homem que ... não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira." Sal. 40:4.

6. De que são culpados os que fazem acepção de pessoas?

"Se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores." "O que despreza ao seu companheiro peca." S. Tia. 2:9. Prov. 14:21.

7. Por meio de que ilustração é mostrado esse pecado?

"Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com vestidos preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido vestido, e atentardes para o que traz o vestido precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, porventura não fizestes distinção dentro de vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?" S. Tia. 2:1-4.

8. Que deu lugar à instituição dos diáconos na primitiva igreja?

"Ora naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério quotidiano." Atos 6:1.

9. Que erro cometeram S. Pedro e outros, anos mais tarde?

"E, chegando Pedro a Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação." Gál. 2:11-13.

10. Como são banidas em Cristo todas as distinções nacionais, profanas e injustas ?

"Tantos quantos fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cris¬o. Não pode haver judeu nem grego, não pode haver escravo nem livre, não pode haver homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus." Gál. 3:27 e 28. Ver também Col. 3:11.  
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal