A Segunda Vinda de Cristo - Estudos Bíblicos Adventistas

Estudos Bíblicos Adventistas
Ir para o conteúdo

A Segunda Vinda de Cristo

A Bíblia Responde > VII – Acontecimentos Vindouros e Sinais dos Tempos
A Bíblia Responde - Capítulo nº 07 - Acontecimentos Vindouros e Sinais dos Tempos

1. Que promessa fez Cristo concernente à Sua vinda?

"Não se turbe o vosso coração: credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E se Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também." S. João 14:1-3.

2. Em seguimento aos sinais de Sua vinda, que disse Cristo ocorreria?

"E então verão vir o Filho do Homem numa nuvem, com poder e grande glória." S. Luc. 21:27.

3. Estará o mundo preparado para encontrá-Lo?

"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da Terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória." S Mat. 24:30. "Eis que vem com as nuvens, e todo o olho O verá, até os mesmos que O traspassaram; e todas as tribos da Terra se lamentarão sobre Ele." Apoc. 1:7.

4. Por que muitos não estarão preparados para esse evento?

"Porém, se aquele mau servo disser consigo: O meu Senhor tarde virá; e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os temulentos, virá o senhor daquele servo, num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes." S. Mat. 24:48-51.

5. Que estará fazendo o mundo quando Cristo vier?

"E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos — assim será também a vinda do Filho do homem." S. Mat. 24:37-39. "Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Pilho do homem Se manifestar." S. Luc. 17:28-30.

6. Que faz os homens ficarem cegos ao evangelho de Cristo?

"Nos (juais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." II Cor. 4:4.

O sentido aqui, não é que em si mesmos sejam coisa má o comer, beber, casar, comprar, vender, plantar, edificar, mas que a mente dos homens estaria tão cheia destas coisas que dariam pouca ou nenhuma importância à vida futura, e não se preparariam para encontrar Jesus quando viesse.

"Em minha maneira de ver, esta preciosa doutrina — pois assim devo eu chamar-lhe — da volta do Senhor à Terra, é ensinada no Novo Testamento com tanta clareza como qualquer outra doutrina que contém; no entanto, eu estava na igreja havia já quinze ou dezesseis anos antes de ouvir o primeiro sermão sobre o assunto. Quase não existe igreja que não realize muitos batismos, mas em todas as epístolas de S. Paulo, creio eu, é o batismo citado apenas treze vezes, ao passo que da volta de Cristo fala ele cinquenta vezes; no entanto a igreja muito pouco tem dito a esse respeito. Posso agora ver uma razão para isso; o diabo não quer que vejamos essa verdade, pois nada mais despertaria tanto a igreja. No momento em que o homem apreende a verdade de que Cristo voltará para buscar Seus seguidores, este mundo perde para ele sua importância. O coração está livre, e a pessoa aguarda o bem-aventurado aparecimento de seu Senhor, que, por ocasião de Sua vinda, o levará consigo para Seu bendito reino." — A Segunda Vinda de Cristo, por D. L. Moody, págs. 6 e 7.

'"Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no Céu, há de vir assim como para o Céu O vistes ir,' é a promessa que ao partir fez Jesus aos discípulos, comunicada por intermédio de dois varões vestidos de branco, enquanto uma nuvem O ocultava aos seus olhos. Quando mais de cinquenta anos depois, na glória, Ele quebra o silêncio e fala mais uma vez da revelação que fez a Seu servo S. João, o evangelho que enviou depois de Sua ascensão começa com: 'Eis que vem com as nuvens,' e termina com: Certamente cedo venho.' Considerando a ênfase solene e a grande preeminência dada a essa doutrina através de todos os ensinos de nosso Senhor e de Seus apóstolos, como foi que nos primeiros cinco anos de minha vida pastoral não encontrou lugar nenhum na minha pregação? Sem dúvida, a razão está na falta de instrução anterior. De todos os sermões que ouvi desde a minha infância, não me lembro de um sequer sobre esse assunto." — How Christ Came to Church, por A. J. Gordon, D. D., págs. 44 e 45.

7. Por ocasião da ascensão de Cristo, que certeza foi dada de Sua volta?

"E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto Ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no Céu, há de vir assim como para o Céu O vistes ir." Atos 1:10 e 11.

8. Desde quando é ensinada a doutrina da vinda de Cristo?

"E, destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de Seus santos; para fazer juízo contra todos." S. Judas 14 e 15.

Tentando censurar os modernos crentes na doutrina adventista, um senhor da Hungria não há muito tempo mencionou a um colportor desta denominação que ouvira estar ainda vivo o primeiro pregador adventista. "Sim," replicou o colportor, "o primeiro pregador adventista ainda vive, embora a fé adventista tenha milhares de anos. A Bíblia diz que Enoque também, o sétimo depois de Adão, pregou a vinda de Cristo em glória e poder, e Enoque ainda vive. Foi trasladado para o Céu sem ver a morte, e jamais morrerá."

9. Qual era a confiança de Jó quanto à segunda vinda de Cristo?

"Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim Se levan¬tará sobre a Terra. ... Vê-Lo-ei por mim mesmo, e os meus, olhos, e não outros, O verão; e por isso os meus rins se consomem dentro de mim." Jó 19:25-27.

10. Que diz Davi da segunda vinda de Cristo?

"Virá o nosso Deus, e não Se calará; adiante d’Ele um fogo irá consumindo, e haverá grande tormenta ao redor d’Ele." Sal. 50:3. "Porque vem, porque vem a julgar a Terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a Sua verdade." Sal. 96:13.

11. Como expressa S. Paulo esta esperança?

"Mas a nossa cidade está nos Céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." Filip. 3:20. Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo." Tito 2:13.

12. Qual é nesse sentido, o testemunho de S. Pedro?

"Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor

Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas: mas nós mesmos vimos a Sua majestade." II S. Ped. 1:16.

13. Quando serão os santos semelhantes a Jesus?

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos*.Me ser. Mas sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos." I S. João 3:2.

14. Que passagens das Escrituras mostram que a vinda de Cristo será uma ocasião de recompensa?

"Porque o Filho do homem virá na glória de Seu Pai, com os Seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras." S. Mat. 16:27. "E, eis que cedo venho, e o Meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra." Apoc. 22:12.

15. A quem é prometida a salvação quando Cristo vier?

"Assim, também Cristo, oferecendo-Se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para salvação." Heb. 9:28.

16. Que influência exerce em nossa vida essa esperança?

"Mas sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos. E qualquer que n’Ele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, com também Ele é puro." I S. João 3:2 e 3.

17. A quem diz S. Paulo ser prometida uma coroa de justiça?

"Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a Sua vinda." II Tim. 4:6-8.

18. Quando Jesus vier. que dirão os que o esperam?

"E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e Ele nos salvará: este é o Senhor, a quem aguardávamos: na Sua salvação gozaremos e nos alegraremos." Isa. 25:9.

19. Foi revelado o tempo exato da vinda de Cristo?

"Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do Céu, nem 0  Filho, mas unicamente Meu Pai." S. Mat. 24:36.

20. Em vista disso, que nos manda Cristo fazer?

"Vigiai, pois, porque, não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor." S. Mat. 24:42.

"Nas Escrituras, a nota constante, a frequente exortação, é para nos prepararmos para a vinda do Senhor." — Deão Alford. "A atitude conveniente do cristão é aguardar constantemente a volta de seu Senhor." — D. L. Moody.

21. Que advertência fez Cristo para não sermos apanhados de improviso por esse grande evento?

"E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a Terra. Vigiai pois em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem." S. Luc. 21:34-36.

22. Que graça cristã somos exortados a exercer em nossa expectação desse evento?

"Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva têmpora e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima." S. Tia. 5:7 e 8.
Voltar para o conteúdo