A Religião no Lar - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Religião no Lar

A Bíblia Responde > XVI – O Lar
A Bíblia Responde - Capítulo nº 16 - O Lar

1. Como Se acha Deus a par da vida de cada um de nós?

"Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces." Sal. 139:2-4.

2. Que é o princípio da sabedoria?

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria: bom entendimento têm todos os que Lhe obedecem." Sal. 111:10.

3. Sobre quem se há de derramar a indignação de Deus?

"Derrama a Tua indignação sobre as nações que Te não conhecem, e sobre as gerações ["famílias" noutra versão] que não invocam o Teu nome." Jer. 10:25.

4. Como são os pais instruídos a criar os filhos?

"E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." Efés. 6:4.

"A religião é vida, e o lar religioso é aquele em que reina o amor. Deve haver prática do amor, amor que penetre todas as relações domésticas, manifestando-se por mil pequeninas expressões de atenção, bondade, abnegação e gentil cortesia." —- Weck- Day-Religion, de J. R. Miller, pág. 83.

5. Com que fidelidade devem os pais ensinar aos filhos a Palavra de Deus?

"E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." Deut. 6:6 e 7.

6. Que valor tem a devida instrução dada na infância?

"Instrui ao menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Prov. 22:6.

Homem algum já disse que começou demasiado cedo o serviço de Deus. Nenhum pai já lamentou haver criado os filhos no amor, temor, honra e obediência de Deus.

7. Desde quando foram as Escrituras ensinadas a Timóteo?

"E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus." II Tim. 3:15.

O pai de Timóteo era grego, e a mãe judia. Desde pequenino haviam-lhe sido ensinadas as Escrituras. A fé de qua mãe e de sua avó na Palavra de Deus desde cedo fora nele implantada mediante fiel instrução. II Tim. 1:5. A piedade, testemunhada por ele no lar, exerceu modeladora influência em sua vida. Isto, com o conhecimento que possuía das Escrituras, habilitou-o a mais tarde assumir responsabilidades e a prestar serviço fiel na causa de Cristo. Suas instrutoras, no lar, cooperaram com Deus em prepará-lo para uma vida de utilidade. Assim deve ser em todo lar.

8. Por que confiou Deus em Abraão, legando-lhe sagrados depósitos ?

"Porque Eu tenho conhecido, que ele há-de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para obrarem com justiça e juízo." Gén. 18:19.

9. Aonde quer que fosse, que costume tinha Abraão?

"E edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor." Gén. 12:8. Ver também Gén. 13:4; 21:33.

"De muita importância é a maneira como é realizado o culto de família. Convém torná-lo tão aprazível que seja antecipado com alegria, mesmo pelas crianças menores. Muitas vezes é ele tornado tedioso, monótono ou enfadonho. . . . Fazê-lo pesado ou cansativo é traição à religião verdadeira.... Alguns minutos de preparo diário para o culto familiar, servirão para fazê-lo, como deve ser, o mais agradável e atrativo acontecimento do dia." — Week-Day- Religion, de J. R. Miller, págs. 81-83.

10. Que instruções sugerem o dar graças pelo alimento diário?

"Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." I Tess. 5:18.

Em regra, os filhos refletem a vida e os princípios manifestados pelos pais. A razão de tantas crianças serem irreverentes, irreligiosas e desobedientes hoje em dia, é serem-no seus pais. Tal pai, tal filho. Se os pais quiserem ver diverso estado de coisas, precisam eles próprios reformar-se. Precisam introduzir Deus no lar, e fazer da Palavra seu guia e conselheiro. Cumpre-lhes ensinar os filhos a temer a Deus, e fazer-lhes ver que Sua Palavra é a voz divina a eles dirigida, devendo ser implicitamente obedecida. "A oração é negligenciada em muitas famílias.... Se já houve época em que toda casa devesse ser uma casa de oração, esse tempo é o atual. Pais e mães devem erguer muitas vezes o coração a Deus em humilde súplica por eles e por seus filhos. Como sacerdote do lar, deponha o pai sobre o altar de Deus os sacrifícios matutino e vespertino, enquanto a esposa e os filhos se unem em oração e louvor. Num lar assim, Jesus terá prazer em demorar." — Christian Education, pág. 221.  
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal