A Partida da Vida - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Partida da Vida

A Bíblia Responde > XVIII – O Reino de Deus Restaurado
A Bíblia Responde - Capítulo nº 18 - O Reino de Deus Restaurado

Nestas três belas gravuras ilustrativas da partida da vida, Satanás, príncipe das trevas, é representado como estando a jogar com o homem por sua alma.

O cenário escolhido é um vasto recinto abobadado, cujo arco é embelezado por monstros, colados aos dois pilares, onde parecem arrastar-se. Ao lado esquerdo da gravura, próximo de Satanás, acha-se um leão de fauces abertas, pronto para, na primeira oportunidade, devorar sua vítima.

A superfície superior de um túmulo está transformada em tabuleiro de xadrez, a cujo lado está sentado um homem, com a fronte apoiada na mão, e a fisionomia refletindo preocupação quanto ao próximo passo a dar.

Do outro lado, em frente, está Satanás sentado, queixo apoiado na mão, cabelos e barbas eriçados, todas as feições exprimindo astuta intenção e o desígnio de observar todo movimento, aproveitar-se de todo erro, e ganhar, se possível.

Sob o arco, ao fundo, acha-se um belo anjo, desapercebido de ambos os jogadores, mas observando com vivo interesse o desenrolar da partida.

A LUTA - Lutamos "contra os príncipes das trevas deste mundo.' Efés. 6:12.

-----------------------------------------------------------------------

A Partida Perdida

Aí vemos os resultados da partida perdida. Satanás saiu vitorioso. Com olhar feroz e horrível, apodera-se de sua vítima com garra fatal como da própria morte, e aponta em triunfo aos infalíveis mas repugnantes indícios da destruição — caveira e ossos. Por entre fumo e chamas ergue-se a mão da ceifeira para ferir o homem com sua seta envenenada.

Triste e desesperado, acha-se o homem sentado, rosto coberto, chorando sua derrota. Foi-se-lhe a esperança; desconhece a paz; sente a gélida garra do vitorioso inimigo. Com vivo pesar, pondera agora a perda de sua fé, sua negligência da oração, sua falta de estudo e obediência quanto ao Livro-guia. A vida, com suas oportunidades para obter a vida futura, foi desperdiçada; e agora, quando demasiado tarde para fazer emendas, vê os passos fatais que deu, e seus grandes erros.

As figuras na parede mudaram de aspecto, parecendo prestes a precipitar-se sobre o condenado e impotente homem. O leão também ficou mais feroz, e tem sede de sangue, ao passo que, a chorar, o anjo se desvia tristemente da cena.

Todo esse quadro é de inexprimível dor e pesar.

A DERROTA: "Que aproveitará o homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma." S. Mat. 8:36.

--------------------------------------------------------------------------

Ganha a Partida da vida

Na cena final desta alegórica representação do conflito do homem com os poderes das trevas, pintamos o feliz resultado de uma fiel vida cristã.

Satanás foi derrotado, e fugiu.

O leão adormecido, a aberta palavra de Deus, a cruz e a coroa, tudo fala de vitória.    

Em vez de sentar-se desolado a prantear a derrota, o homem, com animoso aspecto e grato coração,   ergue os olhos ao céu, e regozija-Se por haver enfrentado e vencido o seu inimigo mortal.     

Em lugar dos horríveis monstros da Parede, querubins, tendo grinaldas prontas para colocar na fronte do vencedor, ao passo que o anjo, jubiloso, aponta ao vencedor seu inexcedível galardão.

Esta é a partida da vida que, conscientes, ou não, todos estão a jogar. O resultado, em ambos os casos, depende da maneira que cada um enfrenta e fere o combate da vida, dia após dia. Todos podem ser vitoriosos, se assim o quiserem.

"Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida." Prov. 4:23

A VITÓRIA: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." II Tim. 4:7
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal