A Obediência da Fé - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Obediência da Fé

A Bíblia Responde > III – O Caminho a Cristo
A Bíblia Responde - Capítulo nº 03 -  O Caminho a Cristo
1. Que ordenou o Senhor a Abraão?

"Ora o Senhor disse a Abraão: Sai da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei." Gên. 12:1.

2. Como atendeu Abraão a essa ordem?

"Assim partiu, Abraão, como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele, e era Abraão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Ha-rã." Gên. 12:4.

3. De que foi fruto a obediência de Abraão?

"Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança, e saiu sem saber para onde ia." Heb. 11:8.

4. Que ordem deu o Senhor mais tarde a Abraão?

"E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, lsaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas que Eu te direi." Gên. 22:2.

5. Sobre que fundamento foram as anteriores promessas então renovadas a Abraão?

"E disse: Por Mim mesmo, jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta acção, e não Me negaste o teu filho, o teu único, que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus, e a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos; e em tua semente serão benditas todas as .nações da Terra; porquanto obedeceste à Minha voz." Gên. 22: 16-18.

6. Que habilitou Abraão a resistir à prova?

"Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigénito." Heb. 11:17.

7. De que eram prova as obras de Abraão?

"O nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?" S. Tiago 2:21.

8. Que foi revelado estar perfeito por meio de suas obras?

"Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada." S. Tia. 2:22.

9. Em que declaração da Escritura estava a obediência de Abraão realmente compreendida?

"E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus." S. Tia. 2:23.

10. Que espécie de fé é válida para com Deus?

"Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma; mas a fé que opera por caridade [amor]." Gál. 5:6.

A fé que justifica é a fé activa. Aqueles que dizem, e não fazem, não são homens de fé. A obediência que é agradável a Deus é o fruto daquela fé que se apega à Palavra de Deus, e submete-se à operação do Seu poder, com a plena certeza de que o que Ele promete também é capaz de cumprir. É esta a fé que é imputada como justiça. Ver Rom. 4:21 e 22.

11. Para que fim é manifesto o mistério do evangelho?

"Mas o que se manifestou agora [o mistério], e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé." Rom. 16:26.

12. Para que fim é recebida a graça de Cristo?

"Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo Seu nome." Rom. 1:5.

13. Que exemplo de obediência nos deu Cristo?

"E achado na forma de homem, humilhou-Se a Si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz." Filip. 2:8.

14. A custa de que aprendeu Ele a lição da obediência?

"Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu." Heb. 5:8.

15. Para quem Se tornou Cristo o autor da salvação?

"E sendo Ele consumado [aperfeiçoado, à margem], veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que Lhe obedecem." Heb. 5:9.

16. Até que ponto deverá chegar essa obediência?

"Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo." II Cor. 10:5.

17. Que efeito teve sobre os ouvintes a pregação dos apóstolos?

"E crescia a Palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé." Atos 6:7.

18. Que efeito teve sobre os gentios a pregação do apóstolo S. Paulo?

"Porque não ousaria dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para obediência dos gentios, por palavra e por obras." Rom. 15:18.
19. Como considera Deus a obediência?

"Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça a Palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros." I Sam. 15:22.

20. Com que pecados são classificados a rebelião e a porfia?

"Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a Palavra do Senhor, Ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei." I Sam. 15:23.

21. Que voz, no espírito de Saul, teve mais peso do que o mandamento de Deus?

"Então Saul disse a Samuel: Pequei porquanto tenho traspassado o dito do Senhor e as tuas palavras: porque temi o povo, e dei ouvidos à sua voz." I Sam. 15:24.

22. Que acusação apresentou Jesus contra os fariseus?

"E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição." S. Mar. 7:9.

A tradição humana é simplesmente a voz do homem conservada na igreja. Seguir as tradições dos homens em vez de obedecer ao mandamento de Deus é repetir o pecado de Saul.

23. Qual será a sorte dos que não obedecem ao evangelho de Cristo?

"E a vós, que sois atribulados, descanso connosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o Céu com os anjos do Seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo." II Tess. 1:7 e 8.

24. Que condição é atingida pela obediência à verdade?

"Havendo purificado as vossas almas pelo Espírito na obediência da verdade, até à caridade fraternal não fingida, amai-vos intensamente uns aos outros de coração puro." I S. Ped. 1:22. (Trad. Trinitária.)

25. Que promessa é feita ao obediente?

"Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra." Isa. 1:19.

26. Que exemplo somos instados a imitar?

"Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas." Heb. 6:12.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal