A Mãe - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Mãe

A Bíblia Responde > XVI – O Lar
A Bíblia Responde - Capítulo nº 16 - O Lar

1. Por que chamou Adão a sua mulher, Eva?

"E chamou Adão o nome de sua mulher, Eva; porquanto ela era a mãe de todos os viventes." Gén. 3:20.

Diz-se que as três mais doces palavras em qualquer língua são: mãe, lar e Céu.

2. Que disse Deus a Abraão acerca de sua esposa, Sara?

"Porque Eu a hei de abençoar, e te hei de dar a ti dela um filho; e a abençoarei; e será mãe das nações; reis de povos sairão dela." Gén. 17:16.

3. Que mandamento impõe a honra da mãe?

"Honra a teu pai e a tua mãe." Êxo. 20:12.

4. Desde quando consagrou Ana a Deus, seu filho Samuel?

' "E votou um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! se benignamente atenderes para a aflição da Tua serva, e de mim Te lembrares, e da Tua serva Te não esqueceres, mas à Tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida." I Sam. 1:11.

5. A quem confiou Deus o cuidado e a primeira educação de Seu Filho unigénito?

"E, entrando na casa, acharam o Menino com Maria Sua mãe, e, prostrando-se, O adoraram." S. Mat. 2:11.

6. Sob a influência do terno cuidado e fiel instrução de Maria, que é dito da vida infantil de Jesus?

"E o Menino crescia, e Se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre Ele. ... E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens." S. Luc. 2:40-52.

"A mão que embala o berço, é a mão que rege o mundo."

"A mãe é sempre mãe, o que de mais santo há sobre a Terra."

A mãe cristã, acima de todas as demais, pode implantar fundo e nutrir fielmente a semente da verdade no jovem e tenro coração. Mesmo mais que o pai, molda a mãe a vida, o caráter e o destino do homem. Toda idade e aspecto da vida recebe seu toque e influência. A infância, a meninice, a juventude, a varonilidade e velhice, nela igualmente ,se concentram. Ela é simultaneamente a estrela da alva e a vespertina estrela da existência — o angélico espírito do lar.

7. Que terna e filial consideração mostrou Cristo para com Sua mãe na hora da Sua morte?

"Ora Jesus, vendo ali Sua mãe, e que o discípulo a quem Ele amava [João] estava presente, disse a Sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa." S. João 19:26 e 27.

8. Desde quando sabia Timóteo as Escrituras?

"E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras." II Tim. 3:15.

9. Que é dito a respeito de sua mãe e avó?

"Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice'' II Tim. 1:5.

Posição alguma na vida é superior à da mãe, nenhuma influência é mais poderosa para o bem nem para o mal. "Tudo quanto sou ou espero ser, devo-o a minha mãe," disse Abraão Lincoln. "Tudo quanto haja realizado em minha vida, a minha mãe o devo," declarou Moody. "Um beijo de minha mãe," disse Benjamim West, "fez de mim um pintor." "Foi minha mãe que me fez," declara o notável inventor Tomás A. Edison. E André Carnegie, o milionário, que entregava o ordenado a sua mãe quando rapazinho, acrescenta: "Sinto-me fundamente tocado pela recordação de alguém a quem devo tudo quanto uma sábia mãe já proporcionou a um filho que a adorava." Com razão se tem dito que o lar é a primeira escola, a melhor, a mais santa e mais poderosa de todas as academias, e que a mãe é o primeiro, mais influente, e portanto mais importante de todos os professores.  
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal