A Lei de Deus - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Lei de Deus

A Bíblia Responde > VIII – A Lei de Deus
A Bíblia Responde - Capítulo nº 08 - A Lei de Deus

1. Ao tirar Deus o Seu povo do Egipto, como tornou ele a publicar a Lei?

Deuteronómio 4:12,13 - Então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma. Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.


Neemias 9:13,14 - E sobre o monte Sinai desceste, e dos céus falaste com eles, e deste-lhes juízos retos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons. o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo.

2. Onde estão registados os dez mandamentos?

Êxodo 20:1-17 - Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

Não terás outros deuses diante de mim.

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.

Não matarás.

Não adulterarás.

Não furtarás.

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

3. Quanto abrangem esses Dez Mandamentos?

Eclesiastes 10:13 - De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.

4. Que inspirada menção honrosa é feita à lei de Deus?

Salmos 19:7,8 - A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos simples. Os preceitos do SENHOR são rectos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.

5. Que benção diz ser o salmista acompamhada a observância dos mandamentos de Deus?

Salmos 19:11 - Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.

6. Que expôs Cristo como sendo uma condição para entrar na vida?

Mateus 19:17 - E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

7. Pode o homem por si, sem o ajutório de Cristo, guardar a Lei?

Romanos 7:14-19 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.

João 15:5 – Eu, sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

8. Que providência foi tomada para que pudéssemos guardar a lei de Deus?

Romanos 8:3,4 - Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

9. Qual é a natureza da Lei de Deus?

Romanos 7:14 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.

Em seus comentários sobre o sexto e sétimo mandamentos, registados em S. Mateus 5:21-28, Cristo demonstrou a natureza espiritual da Lei, mostrando que ela tem que ver não somente com os actos exteriores, mas alcança também os pensamentos e intenções do coração. Ver também Hebreus 4:12. O Décimo mandamento proíbe a cobiça, ou todo o desejo ilícito. Romanos 7:7. A obediência a essa lei, pois, requer não somente a submissão exterior mas o genuíno serviço do coração. Isto pode ser feito somente por uma alma regenerada.

10. Que mais é dito da lei?

Romanos 7:12 - E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.

11. Que é revelado na lei de Deus?

Romanos 2:18 – E, sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei;

12. Estando Cristo na Terra, qual foi a Sua atitude para com a vontade de Deus, ou seja, a Sua lei?

Salmos 40:7,8 - Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.

Hebreus 10:5,7 - “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.” Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade.

13. Quem, disse Ele, entraria no reino do Céu?

Mateus 7:21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

14. Que disse Ele dos que violassem um dos mandamentos de Deus, ou assim ensinasse aos homens?

Mateus 5:19 - Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; (Primeira parte).

15. Quem disse Ele seria chamado grande no reino dos Céus?

Mateus 5:19 - aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. (Última parte).

16. Como qualificou Cristo a justiça dos Escribas e dos Fariseus?

Mateus 5:20 - Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

17. Pelo que reprovou Cristo aos Fariseus?

Mateus 15:3 - Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Porque transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?

18. Como haviam eles feito isso?

Mateus 15:4-6 - Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.

19. Em consequência disto, que valor atribuiu Cristo à sua adoração?

Mateus 15:9 - Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

20. Que se declara ser o pecado?

“ Todo aquele que comete pecado, quebra também a lei; e o pecado é o quebrantamento da lei” I S. João 3:4 (Versão Original segundo o original hebraico e grego, da Trinitarian Bible Society, Londres.)

21. Por meio de que vem o conhecimento do pecado?

Romanos 3:20 – “Porque pela lei, vem o conhecimento do pecado.”

22. Quantos mandamentos, é preciso violar a fim de tornar-se alguém transgressor da lei?

Tiago 2:10-11 - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.

Isto mostra que os mandamentos de Deus são um todo, e juntos constituem uma única lei. Como uma corrente de dez elos, todos estão inseparavelmente ligados entre si. Se um elo se parte, parte-se toda a corrente.

23. Como podemos ser libertados da condenação de nossos pecados, ou de nossas transgressões da lei de Deus?

I ão 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

24. Porque somos advertidos a temer a Deus e a guardar os Seus mandamentos?

Eclesiastes 12:13,14 - De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

25. Qual será a norma do juízo?

Tiago 2:12 - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.

26. Que é dito dos que amam a lei de Deus?

Salmos 119:165 - Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.

27. Que teria garantido ao Israel antigo, a observância dos mandamentos de Deus?

Isaías 48:18 - Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!

28. Qual é outra bênção que advém da observância dos mandamentos?

Salmos 111:10 - O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento, têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.

29. Em que se deleitam as pessoas que o salmista qualifica de bem-aventuradas?

Salmos 1:1,2 - Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Romanos 7:22 - Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;

30. Porque é a inclinação da carne inimizade contra Deus?

Romanos 8:7 - Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.

31. Como consideram os mandamentos de Deus as pessoas de coração e entendimento renovados?

I João 5:3 - Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.

32. Qual é o principio essencial da lei de Deus?

Romanos 13:10 - O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

33. Em que dois grandes mandamentos, é a lei de Deus sintetizada?

Mateus 22:37-40 - Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

“ Se alguém me diz: “ Eis que em substituição aos dez mandamentos recebemos dois, ,que são muito mais fáceis, responder-lhe-ei que essa versão da lei não é de forma alguma mais fácil. Uma tal observação, implica falta de meditação e experiência. Esses dois preceitos, abrangem os dez, no seu mais amplo sentido, não podendo ser considerados exclusão de um jota ou til dos mesmos. Quaisquer dificuldades existentes nos mandamentos, são igualmente encontradas nos dois, que lhes são a súmula e substância. Se amais a Deus de todo o vosso coração, torna-se-vos preciso observar a primeira parte; se se amais o próximo como a vós mesmos, precisais observar a segunda.” The Perpetuity of Law of God, por C. H. Spurgeon, pág. 5.

34. Que é dito de quem professa conhecer a Deus, mas não observa os mandamentos?

I João 2:4 - Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.

35. 36. Que promessa é feita aos voluntários e obedientes?

Isaías 1:19 - Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.

Como considera Deus, aos que andam em sua lei?

Salmos 119:1 - Bem-aventurados os rectos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal