A Lei de Deus no Novo Testamento - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Lei de Deus no Novo Testamento

A Bíblia Responde > VIII – A Lei de Deus
A Bíblia Responde - Capítulo nº 08 - A Lei de Deus

1. Por que meio tinham os judeus conhecimento da vontade de Deus?

“Eis que tu tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; e sabes a Sua vontade, sendo instruído por lei.” Rom. 2:17 e 18.

2. Que tinham eles na lei?

“Que tens a forma da ciência e da verdade na lei.” Rom. 2:20.

A lei escrita apresenta a forma da ciência e da verdade. Graça e verdade, ou a graça e a realidade ou realização daquilo que a lei exige, vieram por Jesus Cristo. Ele era a lei, na vida e na prática.

3. Que disse Jesus de Sua atitude para com a lei?

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim abrogar, mas cumprir.” S. Mat. 5:17.

Pela expressão “a lei” faz-se aqui referência aos cinco livros de Moisés; e por “os profetas/' os escritos dos profetas. Cristo não veio ab-rogar nem destruir qualquer deles, mas cumprir ambos. O cerimonial de tipos e sombras contido nos livros escritos por Moisés cumpriu-os Ele como seu grande Antítipo. A lei moral, grande fundamento de todos os escritos de Moisés, Cristo cumpriu por uma vida de obediência perfeita a todos os seus requisitos. Os profetas, cumpriu-os Ele em Sua vinda como Messias, Profeta e Salvador, por eles predita.

4. Que ensinou Ele concernente à estabilidade da lei?

“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a Terra passem, nem um jota ou til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” S. Mat. 5:18.

5. Em que instrução reafirmou Ele a importância de observar a lei?

“Qualquer pois que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no remo dos Céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos Céus.” S. Mat. 5:19.

6. Que mandou Cristo que o mancebo rico fizesse, para entrar na vida?

“Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” S. Mat.19:17.

7. Ao ser-Lhe perguntado quais eram os mandamentos, que disse Jesus?

Jesus disse: Não mataras, não cometeras adultero, não furtaras, não dirás falso testemunho honra o teu ai e a tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo." S. Mat. 19:18 e 19.

Conquanto não houvesse citado todos os Dez Mandamentos, Jesus mencionou suficientes para mostrar que Se referia à lei moral. Ao citar o segundo grande mandamento, chamou a atenção para o grande princípio sobre que se baseia a segunda tábua da lei --amor ao próximo -que, por avareza, o mancebo rico não estava observando.

8. Será a lei anulada pela fé?

“Anulamos, pois a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Rom. 3:31.

9. Como se cumpre a lei?

“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás; Não matarás; Não furtarás; Não dirás falso testemunho; Não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” Rom. 13:8-10.

10. Que importa mais que qualquer cerimonia externa?

“A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus.” I Cor. 7:19.

11. Que espécie de inclinação não está sujeita ã lei de Deus?

“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade o pode ser.” Rom. 8:7.

12. Que prova ser a lei indivisível?

“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade." S. Tiago 2:10-12.

13. Como é definido o pecado?

“Todo aquele que comete pecado, quebra também a lei: e pecado é o quebrantamento da lei.” I S. João 3:4. (Versão Trínítária.)

14. Como podemos saber que amamos os filhos de Deus?

“Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus, e guardamos os Seus mandamentos.” I S. João 512.

15. Que é dito ser o amor de Deus?

Porque esta é a caridade amor de Deus que guardemos os Seus mandamentos; e os Seus mandamentos não são pesados." I S. João 5:3.

16. Como é descrita a Igreja dos últimos dias?

“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus; e têm o testemunho de Jesus Cristo.” “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.” Apoc. l2:17; 14:12.

“A Lei Moral é parte da lei natural do Universo. Justamente como uma lei natural violada, no mundo material, traz suas consequências inevitáveis, assim a Lei Moral transgredida traz suas inevitáveis consequências nos mundos espiritual e mental.” _ The Episcopal Church Sunday School Magazine (Revista da Escola Dominical), junho-julho de 1942, págs. 183 e 184.

“As leis básicas de moralidade, e em particular os Dez Mandamentos, permanecem até o fim do tempo como o alicerce moral e espiritual sobre o qual se acha construída a religião do Novo Testamento.”  The Snowolen-Douglass Sunday School Lessons, páz. 279.  
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal