A Instituição do Sábado - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Instituição do Sábado

A Bíblia Responde > VX – O Sábado
A Bíblia Responde - Capítulo nº 09 - O Sábado

1. Onde e por quem foi feito o Sábado?

Génesis 2:1,2 - Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

2. Depois de descansar no sétimo dia, que fez Deus?

Génesis 2:3 - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

3. Por meio de que três actos distintos, então, foi feito o Sábado?

Deus nele descansou, o abençoou e santificou.

Santificar: “Tornar Sagrado ou santo; separar para uso santo ou religioso” – Dicionário de Webster.

4. Teve Cristo qualquer participação na criação e na feitura do Sábado?

João 1:3 – Todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez.

Efésios 3:9 - E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;

Colossenses 1:16 - Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Hebreus 1:1,2 - Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

Havendo Cristo sido o agente activo na criação, deve haver descansado com o Pai, no sétimo dia. Esse é, pois, o Seu dia de descanso, tanto quanto o Pai.

5. Por causa de quem, diz Cristo, foi feito o sábado?

Marcos 2:27 - E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

Não creio. Penso que o terá feito, para nos dar o exemplo. Não foi feito para os judeus somente. Os judeus herdaram seu nome de Judá, um dos doze filhos de Jacó, de quem são descendentes. O sábado foi feito mais de dois mil anos antes de haver um único judeu.
Ao dizer S. Paulo: “Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher do varão” (I Cor. 11:9), compreendemos querer ele dizer que o matrimónio foi instituído por Deus para todos os homens. com o sábado. Ele foi feito para o género humano.

6. Que requer o mandamento do Sábado?

Êxodo 20:8-10 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, ne...m a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

7. Que razão é apresentada no mandamento para a santificação do dia de Sábado?

Êxodo 20:11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

O Sábado, é o memorial da criação, e o sinal do poder criador de Deus. Por meio de sua observância é o desígnio divino que o homem sempre se lembre dele como o Deus vivo e verdadeiro, Criador de todas as coisas.

8. Abençoou e santificou Deus o sétimo dia enquanto nele descansava, ou depois de haver terminado o Seu repouso nesse dia?

Génesis 2:3 - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera

Deus abençoou e santificou o sétimo dia que estava então no futuro, correspondente ao dia em que Ele acabava de descansar. Os actos de bênção e de santificação envolvem a ideia de uso futuro das coisas que são abençoadas e santificadas. O tempo transcorrido não pode ser usado. Passou para sempre. A bênção e santificação do dia, portanto, devem ter-se relacionado com o futuro para todos os dias de sábado futuros.

Lemos em Joel 1:14: “Santificai (i. é prescrevei) um jejum, apregoai um dia de proibição, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.” quer que seja usado na Bíblia, o termo santificar significa apregoar, prescrever, proclamar ou apartar (Jos. 20:7; II Reis 10:20 e 21; Sof. 1:7). Assim, quando o sábado foi santificado; e como último ato pelo qual ele foi dado ao homem, foi dele feita uma prescrição ou proclamação. Ver Êxo. 19:23.

“Se não tivéssemos outro texto além do de Gên. 2:3, não haveria dificuldade alguma para deduzir dele um preceito para a universal observância do sábado, ou sétimo dia, a ser consagrado a Deus co-mo tempo santo, por todos aqueles para quem a Terra e sua natureza foram especialmente preparadas. O primeiro homem deve-o ter conhecido. A expressão santificou não pode ter outro significado. Ela nada significaria se não houvesse alguém, de quem se requeria que santificasse o dia.”-Lange's Commentary, Vol. I, pág. 197.

9. COMO PROVOU DEUS A NO DESERTO?

Êxodo 16:4 - Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.

10. EM QUE CADA ERA DADA A PORÇÃO DO MANÁ?

Êxodo 16:22 - E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.

11. QUE RESPONDEU MOISÉS AOS PRINCÍPES?

Êxodo 16:23 - E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.

Isto se deu um mês ou mais antes de eles haverem chegado ao Sinai.

12. QUANDO DISSE DEUS ISSO?

No princípio, quando Santificou o Sábado

Génesis 2:3 - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

No deserto de Sim, antes de Israel chegar ao Sinai, Moisés disse ao seu sogro Jetro:

Êxodo 18:16 - Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.

O que mostra que esses estatutos e leis existiam antes de serem pronunciados no Sinai.

13. QUE FIZERAM ALGUNS DO POVO NO SÉTIMO DIA?

Êxodo 16:27 - E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.

14. COMO LHES REPROVOU DEUS A ÊNCIA?

Êxodo 16:28 - Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?

15. PORQUE ERA PORÇÃO DOBRADA DE MANÁ NO SEXTO DIA?

Êxodo 16:29 - Vede, porquanto o SENHOR vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.

16. COMO PROVOU ENTÃO O SENHOR AO POVO A FIM DE VER SE GUARDARIAM A LEI OU NÃO?

“para que eu o prove se anda em minha lei ou não.”

Na observãncia do Sábado.

Vemos, assim, que o mandamento do sábado fazia parte da lei de Deus antes de essa lei ser proclamada no Sinai; pois este incidente ocorreu no deserto de Sim, antes de os filhos de Israel haverem chegado ao sinai, onde foi entregue a lei. Tanto o sábado como a lei existem desde a criação.

Queridos amigos;

17. 17. O que estava a ser transgredido?

Era o Sábado

Então porque disse Deus “para que eu o prove se anda em minha lei ou não.”?

Porque o Sábado já fazia parte da Lei de Deus. Senão, Deus teria dito; “para que eu o prove se guarda os meus sábados ou não.”
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal