A Divindade de Cristo - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Divindade de Cristo

A Bíblia Responde > II – O Pecado; Sua Origem, Resultados e Remédio
A Bíblia Responde - Capítulo nº 02 -  O Pecado; Sua Origem, Resultados e Remédio
1) Como mostrou o Pai ser Seu Filho uma pessoa da Divindade?

"Mas, do Filho diz: 6 Deus, o Teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, ceptro de equidade é o ceptro do Teu reino." Heb. 1:8.

2) Em que outra passagem das Escrituras é ensinada a mesma verdade?

"No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." S. João 1:1.

3) Como Se refere Cristo à eternidade de Seu ser?

"E agora glorifica-Me Tu, ó Pai, junto de Ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse." S. João 17:5. "E tu. Belém Efrata. Posto que pequena entre milhares de Judá, de ti Me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." Miq. 5:2. Ver também S. Mat. 2:6; S. João 8:58; Êxo. 3:13 e 14.

4) Como foi Cristo gerado na carne?

"E, respondendo-lhe o anjo disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra; pelo que também o Santo que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus." S. Luc. 1:35.

Como afirma a Escritura que o Filho de Deus era Deus manifesto em carne?

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." E o Verbo Se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade." S. João 1:1 e 14.

5) Qual disse Cristo é Sua relação para com o Pai?

"Eu e o Pai somos um." S. João 10:30.

6) Como Se manifestou Ele na Terra como Salvador?

"Pois, na cidade de Davi vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor." S. Luc. 2:11.

7) Por que foi necessário que Ele nascesse assim e participasse da natureza humana?

"Pelo que convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo." Heb. 2:17.

8) Como foi Ele reconhecido pelo Pai quando esteve na Terra?

"Eis que uma voz dos Céus dizia: Este é o Meu Filho amado em quem Me comprazo." S. Mat. 3:17.

9) Que mostra que Cristo mantém para com os anjos a mesma relação que a do Pai?

"Porque o Filho do homem virá na glória de Seu Pai, com os Seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras." S. Mat. 16:27. Ver S. Mai 24:31.

10) Como afirma Cristo ter no reino direito de posse igual ao do Pai?

"Mandará o Filho do homem os Seus anjos, e eles colherão do Seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade." S. Mat. 13:41.

11) A quem pertencem igualmente os escolhidos?

"E Deus não fará justiça aos Seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?" S. Luc. 18:7. "E Ele [o Filho do homem] enviará os Seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os Seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus." S. Mat. 24:31.

12) Quem está igualmente unido em dar a recompensa final?

"Ora, sem fé é impossível agradar-Lhe [Deus, o Pai]: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam." Heb. 11:6. "Porque o Filho do homem virá na glória de Seu Pai, com os Seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras." S. Mat. 16:27.textos (S. Mat. 16:27; 13:41; 24:31) em que Cristo faz alusão aos anjos como "Seus anjos" e ao reino como "Seu reino" e aos escolhidos como "Seus escolhidos," refere-Se a Si como "Filho do homem." Vemos assim que enquanto esteve na Terra como homem, reconhecia Sua divindade intrínseca e Sua igualdade com Seu Pai no Céu.

13) Que habita plenamente em Cristo?

"Porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade." Col. 2:9.

14) Que declara Deus [Jeová] de Si Mesmo?

"Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e Eu sou o último, e fora de Mim não há Deus." Isa. 44:6.

15) que passagem das Escrituras adopta Cristo a mesma expressão ?

"E eis que cedo venho e o Meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ómega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro." Apoc. 22:12 e 13.

16) Tendo um tão admirável Salvador, que somos exortados a fazer?

"Visto que temos um grande Sumo Sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou no» Céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas (riquezas; porém Um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado." Heb. 4:14 e 15.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal