A Cura dos Doentes - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Cura dos Doentes

A Bíblia Responde > XIV – Serviço Cristão
A Bíblia Responde - Capítulo nº 14 - Serviço Cristão

1. Que declara o Senhor de Si mesmo quanto aos doentes?

"Eu sou o Senhor que te sara." Êxo. 15:26. "É Ele que perdoa todas as tuas iniquidades, e sara todas as tuas enfermidades." Sal. 103:3.

2. Que foi prometido a Israel, uma vez que fossem obedientes?

"Guarda pois os mandamentos, ... e o Senhor de ti desviará toda enfermidade." Deut. 7:11-15.

3. Quando, por motivo de desobediência, secou a mão de Jeroboão, de que maneira foi ela restaurada?

"Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Ora à face do Senhor teu Deus, e roga por mim, que a minha mão se me restitua. Então o homem de Deus orou à face do Senhor, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes." I Reis 13:6.

4. Sendo Miriã ferida de lepra, como foi curada?

"Clamou pois Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-Te que a cures." Núm. 12:13.

5. Que grave erro cometeu Asa, quando muito doente?

"E caiu Asa doente de seus pés no ano trinta e nove do seu reinado: grande por extremo era a sua enfermidade, e contudo na sua enfermidade não buscou ao Senhor, mas antes aos médicos." II Crón. 16:12.

6. Como foi uma criança restituída à vida pelo profeta Elias?

"Então se mediu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-Te que torne a alma deste menino a entrar nele. E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele e reviveu." I Reis 17:21 e 22.

7. Como foi atendida a oração de Ezequias, que pedia o restabelecimento da enfermidade?

"Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos." Isa. 38:5.

8. Que constituía grande parte do ministério de Cristo?

"E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o Evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo." S. Mat. 4:23.

9. Assim fazendo, que profecia tinha cumprimento?

"Ele com a Sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos; para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças." S. Mat. 8:16 e 17.

A essência do evangelho é restauração, ou cura do corpo, da alma e do espírito. Ver S. João 3:16; S. Luc. 4:17-19; Atos 3:19-21; Rom. 8:21-23; I Cor. 15:51-55.

10. No caso da cura de uma mulher enferma, que tornou eficaz seu toque nas vestes de Cristo?

"E Ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz." S. Luc. 8:48.

11. Que poder deu Cristo aos doze, antes de enviá-los?

"E, convocando os Seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demónios, e para curarem enfermidades; e enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos" S. Luc. 9:1 e 2. Ver S. Mat. 10:1, 7 e 8; S. Luc. 10:1 e 9.

12. Que notável milagre foi realizado pelos apóstolos pouco depois do Pentecostes?

"E disse Pedro [ao coxo]: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isto te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando e saltando, e louvando a Deus." Atos 3:6-8.

13. Que dom, entre outros, pôs Deus na igreja?

"E a uns pês Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas." I Cor. 12:28.

14. Quando doente, que privilégio cabe a todo filho de Deus?

"Está alguém entre vós doente? chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor." S. Tia. 5:14.

15. Que certeza de bênção é dada aos que pedem segundo a vontade de Deus?

"E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados." S. Tia. 5:15.

Talvez a cura física não seja sempre para nosso bem ou para a glória de Deus. Daí devermos estar dispostos a orar como Jesus: "Todavia não se faça a Minha vontade, mas a Tua." S. Luc. 22:42. A S. Paulo foi negada a cura da enfermidade, mas o Senhor lhe assegurou: "A Minha graça te basta." II Cor. 12:9. Não é negação da fé empregar os simples remédios que Deus deu, ou os elementos comuns de que Ele faz depender a vida, como sejam — o alimento apropriado, o ar puro, o repouso, o exercício e a luz solar.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal