A Consumação do Ministério de Deus - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Consumação do Ministério de Deus

A Bíblia Responde > VI – A Segura Palavra dos Profetas
A Bíblia Responde - Capítulo nº 06 - A Segura Palavra dos Profetas

1. Em seguida à descrição da sexta trombeta, que viu S. João?

"E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o Sol." Apoc. 10:1.

2. Que tinha ele na mão?

"E tinha na sua mão um livrinho aberto." Apoc. 10:2.

O livro de Daniel, que devia ser "selado," ou fechado, até ao tempo do fim, é sem dúvida aqui mencionado. Ver Dan. 12:4 e 9.

3. Que solene anúncio fez esse anjo?

"E o anjo que vi... Levantou a sua mão ao céu, e jurou por Aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há... Que não haveria mais demora." Apoc. 10:5 e 6.

Não tempo literal nem tempo de prova, mas tempo profético. O período dos 2.300 dias, que termina em 1844, deve ser o aqui referido. Ver pág. 190. Nenhum período profético da Bíblia vai além desse.

4. Nos dias da voz do sétimo anjo, que disse o anjo deveria ser cumprido?

"Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, Seus servos." Apoc. 10:7.

O segredo ou mistério de Deus é o evangelho. Efés. 3:1-6; Gál. 1:11 e 12. O evangelho, então, deverá ser consumado quando soar a sétima trombeta.

5. Que foi dito a S. João que fizesse com o livrinho?

"Vai, e toma o livrinho aberto na mão do anjo... Toma-o e come-o." Apoc. 10:8 e 9.

6. Qual deveria ser o resultado de comer o livrinho?

"E ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como o mel." Apoc. 10:9, últ. Parte.

7. Que diz o apóstolo de sua experiência neste assunto?

"E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo." Apoc. 10:10.

De modo frisante é aqui predita a experiência dos que proclamaram a mensagem do advento e da hora do juízo de 1843-44. Jubilosos na esperança de que Cristo viesse então, como os primeiros discípulos em relação ao Seu primeiro advento (S. Luc. 24:21; Atos 1:6 e 7), foram amargamente desapontados, e acharam que havia ainda uma obra a ser por eles feita, como aconteceu com os primitivos discípulos depois da crucifixão, ressurreição e ascensão de Cristo.

8. Que palavras do anjo a S. João mostram que tanto o tempo literal com o de prova deveria continuar por algum tempo ainda, e que Deus tinha ainda outra mensagem para o mundo?

"E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis." Apoc. 10:11.

A mensagem de Apocalipse 10:11 é a mesma de Apoc. 14:6 e 7; e a mensagem posterior de Apoc. 14:8-12 vem em resposta à ordem: "Importa que profetizes outra vez," de Apoc. 10:11. Todas elas, porém, são mensagens dos últimos dias, e indicam que o fim de todas as coisas está próximo.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal